Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarca na Áustria para o duelo da 11ª etapa. Este é apenas o segundo evento de uma rodada tripla e novamente o país será palco de um novo evento Sprint.
A Pirelli não fugirá do que melhor funciona na pista de Spielberg, desta forma, a gama macia de pneus será usada em mais um evento. Os compostos são: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha). O mais interessante é que os pneus macios do GP da Espanha, agora são os compostos duros desta etapa.
A prova do ano passado foi baseada em uma estratégia de duas paradas, trabalhando exclusivamente com os pneus médios e duros, por conta da degradação dos compostos. Os pneus de chuva também podem entrar em ação neste fim de semana, a previsão é que as sessões do sábado e do domingo possam contar com a presença da chuva.
Porém, mesmo que a F1 não encare a chuva diretamente, ela pode limpar o asfalto em outro momento, tirando todo o emborrachamento construído pela categoria principal, bem como pela F2, F3 e a Porsche.
Este é um evento Sprint, o que significa é que a configuração de fornecimento dos pneus muda: cada um dos pilotos terá apenas 12 jogos de pneus disponíveis. São entre aos competidores 2 jogos de pneus duros, 4 jogos de pneus médios e 6 de pneus macios. Além de 5 pneus intermediários e 2 de chuva extrema.
Os pilotos e equipes tem apenas um treino livre para preparar os carros. Na sexta-feira já será realizada a primeira classificação do fim de semana, essa definição do grid vale para a prova Sprint, definindo o primeiro período de parque fechado.
No sábado pela manhã será disputada a primeira prova. A tarde os pilotos vão voltar ao traçado para disputar a segunda classificação e estabelecer o grid de largada da corrida do domingo.
Durante as três fases da sessão classificatória da Sprint, divididas em Q1, Q2 e Q3 (com duração de 12, 10 e 8 minutos, respectivamente), as equipes terão que usar pneus novos. No Q1 e Q2 eles precisam trabalhar com os pneus médios e no Q3 apenas os pneus macios serão utilizados. Se a sessão for declarada molhada, eles vão utilizar os pneus de chuva.
A pista conta com um número pequeno de curvas, são apenas 10 que formam o traçado, em seus 4.318 km de extensão. O Red Bull Ring é uma das pistas com mudança de elevação, são 63,5 metros entre o ponto mais baixo e o mais alto do circuito.
A superfície da pista é bem antiga, o que faz o asfalto ser abrasivo. Este é um traçado bem técnico, que cobra muito dos pilotos. Fazer um bom gerenciamento dos pneus ao longo das provas é extremamente necessário e faz muita diferença. Algo que Lando Norris tem trabalhado muito bem nas últimas provas.
Fazer as curvas lentas e ter estabilidade nas freadas é importante nesta pista, para que o competidor possa apresentar uma boa performance. Este também é um circuito que é fácil superaquecer os pneus e com esse detalhe, os pilotos vão forçando os adversários na corrida, esperando um erro para assumir a posição.
A estratégia de duas paradas é a mais popular neste traçado e os pneus macios são basicamente usados apenas nas classificações e prova Sprint. Veremos como será neste fim de semana, já que é mais um ano das equipes participando de um evento com Sprint, sem possibilidade de coletar muitos dados.