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Preview do GP de Abu Dhabi – Conclusão da temporada 2023

Depois da realização de 21 provas, a Fórmula 1 chega em Abu Dhabi para concluir a temporada 2023 e decidir o vice-campeão

Neste fim de semana a Fórmula 1 segue para Abu Dhabi, o circuito de Yas Marina receberá mais uma vez a última prova do calendário.

O campeonato já está decidido, Max Verstappen foi declarado o campeão da temporada 2023 da Fórmula 1, faturando o seu terceiro título mundial na categoria. Sergio Pérez se consolidou como o vice-campeão da temporada 2023, mesmo após diversos erros, mas o piloto mexicano foi ajudado pelo abandono e desclassificação de Lewis Hamilton, além do resultado ruim no Brasil. A Red Bull por sua vez, também venceu o campeonato de Construtores e pode celebrar o seu sexto título.

No entanto, seguimos para essa prova com um duelo acirrado entre Mercedes e Ferrari, com as equipes separadas por apenas 4 pontos. Após os deslizes do time alemão, que está enfrentando alguns problemas de desempenho com o carro, a equipe italiana aproveitou algumas oportunidades para somar pontos e se aproximar no campeonato. O duelo pelo vice promete, principalmente que terminar na segunda posição da tabela, representa mais dinheiro na premiação do final do ano.

A McLaren e a Aston Martin estão separadas por 11 pontos, pois a AMR foi capaz de descontar 10 pontos na realização do GP de Las Vegas, se valendo do deslize cometido pela equipe Papaya. O duelo será intenso, Lance Stroll apresentou um desempenho melhor e foi o piloto que mais capitalizou pontos ao final da terceira prova nos Estados Unidos. Lando Norris e Oscar Piastri vão precisar trabalhar em conjunto, para manter a equipe na quarta posição da tabela.

Em Abu Dhabi

Oliver Bearman retorna ao carro da Haas para participar do TL1 – Foto: reprodução Haas

Assim como no ano passado o TL1 será usado pelas equipes para fornecer os seus carros para teste, correndo contra o tempo para cumprir o regulamento da temporada 2023. Nove das dez equipes do grid vão colocar jovens pilotos ou competidores de outra categoria para experimentar os seus carros.

Jake Dennis, campeão mundial da Fórmula E foi escolhido pela Red Bull para guiar o RB19 e terá ao seu lado Isack Hadjar da Fórmula 2 experimentando o outro carro do time austríaco. Robert Shwartzman fará sua segunda exibição neste ano com a Ferrari, assim como Frederik Vesti estará no carro da Mercedes.

Jack Doohan foi convidado pela Alpine, enquanto Pato O’Ward guiará o carro da McLaren no TL1, depois de alguns testes com a equipe. Felipe Drugovich e Théo Pourchaire, pilotos reservas da Aston Martin e Alfa Romeo, respectivamente, assumem os bólidos desses times.

Oliver Bearman realizará o seu segundo teste com a Haas, enquanto Zak O’Sullivan estará com a Williams no TL1.

A Pista

O GP de Abu Dhabi fez a sua estreia no calendário da F1 em 2009, sendo uma prova que é realizada no entardecer. Cerca de 4.700 holofotes são usados para iluminar a pista e viabilizar a corrida.

A prova de 2021 foi a primeira corrida que aconteceu após a pista passar por uma reforma e o layout do traçado sofrer alterações, o responsável pelas mudanças foi Jarno Zaffelli. O circuito foi reduzido de 5.554 KM para 5.281 KM.

As mudanças foram pensadas para fornecer mais pontos de ultrapassagem e uma corrida mais dinâmica. As antigas curvas 5, 6 e 7 foram unificadas na curva 5, o trecho se tornou uma reta. Enquanto o trecho que era formado pelas curvas 12, 13, 14 e 15 se tornou a nova curva 9. Enquanto as chicanes que eram a 17, 18, 19 e 20, se tornaram mais velozes e agora são identificadas por curvas 12, 13, 14 e 15, elas sofreram modificações em seus ângulos o que permite os competidores disputarem as posições de forma mais próxima.

Circuito de Yas Marina usado para a disputa do GP de Abu Dhabi – Foto: reprodução F1

A prova do ano passado teve mais ultrapassagens do que em qualquer outro GP daquela temporada, foram 80 trocas de posição. Dezesseis dessas ultrapassagens aconteceram de forma ‘normal’, enquanto 64 delas contou com o uso do DRS.

O pit-lane é o único da temporada que tem um túnel no final, os pilotos passam por baixo da pista para chegar ao trado. É geralmente um local complicado, principalmente por conta dos pneus.

O TL1 e o TL3 são sessões que acontecem geralmente com as temperaturas quentes, desta forma o TL2 é o momento que os times têm uma oportunidade maior de sentir a pista nas condições que vão enfrentar durante a classificação e corrida.

O pit-lane do Circuito Yas Marina é único na F1 que os competidores passam por um túnel. Os pilotos passam por baixo da pista na saída do pit-lane, voltando ao lado esquerdo da curva 2.

O circuito de Yas Marina é um traçado desafiar e que exige uma precisão e cobra a habilidade dos pilotos. O traçado conta com retas importantes, combinados com curvas de baixa velocidade e sessões técnicas, oferecendo um bom teste de desempenho dos carros, além da destreza dos pilotos.

É bem comum nesta prova os times usarem os seus equipamentos no limite e os motores ficam praticamente imprestáveis, afinal é a última prova do calendário.

Com o encerramento da prova, os competidores seguem para a reta e acabam celebrando o final da temporada realizando zerinhos. Esse é quase um ritual do final da temporada, algo que não acontece nas outras provas.

Sebastian Vettel dando zerinho em sua última prova disputada pela Fórmula 1 – Foto: reprodução Aston Martin

O pódio do GP de Abu Dhabi de 2023 terá uma cara nova! Uma nova área para celebrar o pódio foi montado no Circuito de Yas Marina, ficando semelhante ao que é oferecido no circuito de Monza e acaba “aproximando” os competidores da torcida.

Pneus

Os pneus são o maior ponto de atenção, o circuito não é tão abrasivo, portanto, a Pirelli fornece os pneus mais macios da sua gama: C4 (faixa branca – duro), C5 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio) configuração já conhecida pelos times em outras provas realizadas em Abu Dhabi.

Pneus escolhidos para o GP de Abu Dhabi – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

O traçado é composto por 16 curvas, uma sessão bem rápida. A aerodinâmica é bem importante neste traçado, para garantir o desempenho forte e um bom gerenciamento dos pneus.

Geralmente os times acabam trabalhando com a estratégia de apenas uma parada, como foi o caso da prova do ano passado onde Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez encerraram a corrida no pódio realizando as suas trocas de pneus entre a volta 15 e a 21 – os competidores largaram com os pneus médios e instalaram os compostos duros para finalizar a corrida. Outra parte do grid, como Carlos Sainz que terminou a corrida na quarta posição optou por realizar duas paradas, trabalhando com a estratégia de duas paradas.

O Safety Car não pode ser descartado e ele também tem o poder de mudar os rumos da prova. O nível de desgaste e gerenciamento dos compostos na fase inicial da prova, também colabora para influenciar o restante. É difícil afirmar qual será a estratégia escolhida, pois as corridas dos últimos anos proporcionaram diferentes reações das equipes.

Como já é um costume, a prova começa durante o pôr do sol, a corrida segue para a noite. As temperaturas acabam caindo, sendo mais elevadas apenas durante o entardecer.

Após o GP de Abu Dhabi os times vão permanecer um pouco mais em Yas Marina para realizar os testes de pneus de 2023, concluindo as avaliações solicitadas pela Pirelli, enquanto alguns jovens pilotos vão participar de uma sessão para ter um contato melhor com um carro de F1.

Programação / Horários do GP de Abu Dhabi – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Fórmula 2

A Fórmula 1 não estará sozinha, pois a Fórmula 2 segue para disputar a última rodada do campeonato. Essa é a temporada que praticamente nenhum dos competidores deseja vencer, afinal o grid da categoria principal está praticamente completo, restando apenas a Williams anunciar se permanecerá com Logan Sargeant para 2023.

A conquista do título está mais favorável para Théo Pourchaire, o piloto francês conta com 191 pontos, contra 166 de Frederik Vesti e 152 de Ayumu Iwasa. No entanto, esse parece ser o campeonato daqueles que não querem vencer, por conta dos deslizes que aconteceram ao longo das etapas, além de alguns pilotos conhecerem o seu destino para o próximo ano. A corrida principal de Monza foi vencida por Oliver Bearman, enquanto Iwasa e Pourchaire dividiram o pódio com o piloto da Prema.

Programação / Horários da Fórmula 2 Abu Dhabi – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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