AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Preview do e-Prix de Xangai – Saiba os horários da 10ª e 11ª etapa

Rowland tenta ampliar a diferença para os pilotos da Porsche nesta reta final do campeonato

Neste fim de semana a Fórmula E corre em Xangai. A etapa chinesa também é composta por duas corridas. A 11ª temporada está em sua reta final, a categoria ainda visitará Jakarta, Berlim e Londres – todas com duas provas.

O Circuito Internacional de Xangai estreou no calendário da categoria, sendo palco também das provas da Fórmula 1 desde 2004. A versão do traçado usado pela Fórmula E é adaptado, mas é bem interessante para a categoria.

Projetado pelo renomado arquiteto de circuitos Hermann Tilke, o Circuito Internacional de Xangai é uma das pistas mais marcantes do automobilismo moderno. Seu traçado singular, quando visto de cima, remete ao caractere chinês “上” (shang), que significa “acima” ou “no alto”, reforçando a identidade local da pista.

Pensado para receber competições de elite do automobilismo, o circuito combina longas retas de alta velocidade com curvas fechadas que exigem precisão dos pilotos. Para a prova de 2025, a Fórmula E usará mais uma vez uma versão reduzida do traçado original de Grande Prêmio, com 3,051 km de extensão, disputada em sentido horário, oferecendo diversos pontos propícios para ultrapassagens.

Circuito de Xangai – Foto: reprodução Fórmula E

O nome da temporada é definitivamente Oliver Rowland. Ao correr no Japão, era esperado que o competidor conseguisse uma vitória com a Nissan, fazendo uma boa corrida no traçado. O britânico então celebrou um pódio na Corrida 1 e venceu a Corrida 2, para somar 161 pontos.

Por enquanto, a Porsche tenta fazer algo para barrar Rowland, Pascal Wehrlein conta com 84 pontos, contra 73 de Antonio Felix da Costa. Taylor Barnard da McLaren tem imprimido um bom ritmo e ficou com 69 pontos depois da etapa no Japão. Logo atrás está Jake Dennis com 56 pontos.

Rowland emplacou três poles consecutivas desde Mônaco, somando quatro vitórias no ano, e mais três segundos lugares, desde o e-Prix de São Paulo – única etapa da temporada que o piloto não obteve pontos.

A etapa do Japão também marcou o primeiro pódio de Dan Ticktum, conquistado com a Cupra Kiro.

Por conta das rodadas duplas programadas para fechar o campeonato, em todos os próximos eventos a categoria realizará o Pit-Boost, que consiste em uma pit-stop para recarregamento rápido dos carros. Ao longo deste campeonato foi determinado que ele será usado sempre em uma das duas corridas

Desde Jeddah, a categoria tem utilizado esse recurso, que também consegue movimentar as provas e contribuiu para a vitória de Stoffel Vandoorne no evento anterior.

No Pit-Boost, todas as equipes precisam cumprir a parada obrigatória com os seus dois carros, para ter um aumento de 10 % de energia (3,85 kWh) por meio de um aumento de 600 kW durante 30 segundos de permanência para que o procedimento aconteça.

As equipes não conseguem fazer paradas juntas, pois contam com apenas um sistema de recarregamento, dessa forma a corrida se torna ainda mais estratégica.

As sessões da Fórmula E são exibidas pelo Grande Prêmio e BandSports

Programação da Fórmula E, horários das rodadas 10 e 11 do e-Prix de Xangai – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo