Após o encerramento da classificação do GP do Azerbaijão, Pierre Gasly foi desclassificado. O carro do francês passou por uma inspeção e identificaram que o fluxo de combustível continha uma irregularidade.
A Alpine está vivendo um fim de semana desafiador no Azerbaijão, com o carro de Esteban Ocon apresentando vários problemas ao longo das sessões.
Gasly participou do Q2, mas ficou com o 13° lugar, à frente de Nico Hülkberg e Lance Stroll. Porém, após o encerramento da classificação, Gasly e a Alpine foram convocados pelos comissários logo depois da sessão pela suspeita da violação do regulamento técnico, do artigo 5.2.3, que trata sobre o “fluxo de massa de combustível”.
Após a verificação foi identificado que a Alpine realmente estava violando o regulamento técnico e a desclassificação foi a única opção, seguindo o padrão habitual nesses casos.
“O Diretor o Técnico relatou que o Carro 10 [Gasly] excedeu o fluxo de massa de combustível permitido de 100 kg/h na volta cronometrada final do Q2”, informaram os comissários através do documento que atestou a desclassificação.
“Os representantes da equipe explicaram que eles tiveram uma falha técnica inesperada de curta duração que elevou o fluxo de massa de combustível mais do que o esperado de forma transitória. A causa foi acordada pela equipe técnica da FIA.”
“Que o fluxo de massa de combustível era maior que o limite naquele momento não foi contestado pelo competidor. O competidor demonstrou aos Stewards que a falha técnica resultou em um tempo de volta mais lento e que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida naquele momento. Assim, eles argumentam, isso deve ser levado em consideração. Eles também notaram que a grande raridade de violações deste artigo demonstra que isso não faz parte de sua estratégia, e que a escala do transiente simplesmente excedeu a margem que eles mantêm para evitar uma violação.”
Em 2024, essa não é a primeira desclassificação de um piloto na classificação: Alex Albon foi desclassificado em Zandvoort devido a irregularidades no assoalho da Williams, e a dupla da Haas, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, enfrentaram a mesma punição em Mônaco por problemas com o DRS.
Todos os pilotos que estavam atrás de Gasly vão ganhar uma posição no grid. Zhou Guanyu que começaria a prova da última posição do grid, pelas trocas excedentes do motor, foi beneficiado e começará a prova ocupando o 19º lugar.
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