No memento de cerimônia do pódio, os pilotos não receberam o troféu anunciado anteriormente pela Pirelli. Gerou uma confusão e a premiação parece que ocorreu no improviso. No entanto, a atitude de não entregar o troféu prometido, foi para evitar problemas jurídicos.
A patrocinadora do evento, tinha divulgado no início da última semana, que vencedor da prova e os participantes do pódio ganhariam um troféu assinado pelo artista italiano Matteo Macchiavelli. Batizado de “Herooo”, eles definiram a peça como sendo “uma interpretação da conexão entre o carro de corrida e seus pneus, ao mesmo tempo, em que é uma obra de arte que une beleza e elegância com emoção, sensação de velocidade e qualidade dos materiais que compõe um carro de Fórmula 1”.
A peça não foi entregue para Charles Leclerc, Carlos Sainz e Max Verstappen, na realidade, o monegasco recebeu outra peça, enquanto para simbolizar a conquista do construtor um pneuzinho da Pirelli foi entregue, assim como para Sainz e Verstappen. Os pilotos ficaram sem entender nada.
Podium champagne showers are BACK! #USGP 🇺🇸 #F1 pic.twitter.com/xf6JO2LHBB
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) October 20, 2024
Geralmente o pneuzinho da Pirelli é entregue apenas ao final da classificação, para o piloto que fatura a pole, o competidor até assina a peça. Mais tarde ocorreu a explicação do motivo para o troféu “Heroo” não ser visto no pódio, publicado pelo site americano Motorsport.com. O design em questão, lembrava muito os colecionáveis e esculturas da marca Bearbrick, que também são uma referência de arte. Por conta das potenciais semelhanças com o artigo de outra marca, optaram por não presentear os pilotos com a peça para evitar uma medida jurídica que configure plágio.
O troféu tinha o formato do tal ursinho, mas era para remeter uma silhueta humana, com os braços erguidos em sinal de triunfo, o troféu foi revestido com fibra de carbono e montado em uma base de borracha. A versão do vencedor da etapa, tinha o capacete pintado de amarelo-ouro, polvilhado com pó de outro, enquanto o segundo e o terceiro lugar foram finalizados com prata e titânio, respectivamente.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.