AutomobilismoColunistaIndyPost

Palou vence em Portland e retoma a liderança do campeonato

Após largada caótica o espanhol Álex Palou usa estratégia para superar Pato O’Ward em Portland.

A prova disputada neste último domingo (12)  marcou a estreia de Callum Ilott na categoria e o retorno do brasileiro Helio Castroneves a Portland após 20 anos, porém já na primeira curva da primeira volta os dois pilotos acabaram se envolvendo em um acidente, que contou com outros 4 carros.

Um dos pilotos que foi prejudicado por esse acidente foi o canadense James Hinchcliffe, que sofreu um forte contato lateral de Romain Grosjean, como mostra o vídeo a baixo:

Alguns pilotos como o pole position Álex Palou e seu companheiro de equipe Scott Dixon acabaram tendo que cortar a primeira curva. Com a bandeira amarela os pilotos foram penalizados pelo corte de pista e tiveram de largar atrás do 16° acionada no momento, Josef Newgarden que foi o último dos pilotos que não cortou a curva 1.

A confusão da primeira volta resultou na liderança de Patrico O’Ward que havia largado na 7° colocação após uma sessão classificatória difícil.

Patricio O’Ward em Portland (Chris Owens/IndyCar)
Patricio O’Ward em Portland (Chris Owens/IndyCar)

A corrida se ramificou em estratégias diferentes, sendo o principal ponto uma amarela causada pouco depois do mexicano fazer sua penúltima parada, fazendo com que o piloto Graham Rahal assumisse a ponta da corrida, onde ficou até a última parada, sendo ultrapassado apenas na última parada.

Rahal acabou sofrendo o que é chamado de overcut, sendo superado pelos adversários que ficaram mais tempo na pista, deste ponto Palou assumiu a ponta e apesar de algumas banderias amarelas, manteve-se em primeiro até a quadriculada.

Helio Castroneves que teve seu carro guinchado na primeira volta ainda voltou a pista e completou 91 voltas de 110, superando outros quatro pilotos que tiveram problemas durante a prova, apesar dos problemas, ele e o piloto da Dale Coyne Romain foram os únicos pilotos a virarem voltas na casa de 59 segundos na prova, sendo os carros mais rápidos do domingo.

Helio Castroneves concluiu a prova em 23° (Chris Owens/IndyCar)

Palou sai de Portland com uma vantagem de 25 pontos para Pato O’Ward e 34 pontos para Josef Newgarden que ocupa a terceira posição no campeonato de pilotos.

A IndyCar entra em ritmo de despedida, indo para sua penúltima etapa no famoso circuito de Laguna Seca na California para o GP de Monterey, a corrida acontecerá no dia 19 de setembro e terá transmissão ao vivo da TV Cultura.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Artigos relacionados