A classificação do GP da Emilia-Romagna foi agitada neste sábado (17), o duelo pela pole se manteve até o final, mas Oscar Piastri reivindicou o direito de iniciar a corrida da posição de honra ao estabelecer a marca de 1m14s670.
Embora Max Verstappen fosse o mais rápido na primeira sequência de voltas rápidas do Q3, Piastri encontrou fôlego para superar o neerlandês. Nos últimos instantes, George Russell tirou Lando Norris da terceira posição, com a marca de 1m14s807 aferida com pneus médios.
Norris dividirá a segunda fila com o piloto da Mercedes, o competidor tem tornado a vida da McLaren e principalmente da Red Bull mais difícil, por conta dos pódios que conquistou neste ano.
Fernando Alonso foi outro piloto que optou pelos pneus médios no Q3, o espanhol conseguiu a quinta posição para a Aston Martin. O maior feito do time britânico foi eliminar a dupla da Ferrari no final do Q2.
Carlos Sainz comandou a liderança do Q2 e avançou para o final da classificação, foi o sexto colocado com a Williams, acompanhado de perto por Alexander Albon. Lance Stroll ficou com a oitava posição, o canadense também contribuiu para a eliminação de Lewis Hamilton e Carlos Sainz.
Completando o top-10, ficaram Isack Hadjar da Racing Bulls e Pierre Gasly da Alpine.
O início da classificação foi marcado pelos acidentes de Yuki Tsunoda e Franco Colapinto.
O GP da Emilia-Romagna tem largada programada para às 10h, pelo horário de Brasília.
Saiba como foi a classificação do GP da Emilia-Romagna
Todos os treinos livres do fim de semana foram comandados pela McLaren, apenas no TL3 que Lando Norris superou o seu companheiro de equipe.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 39 °C, com 22 °C no ambiente, semelhante às condições enfrentadas no último treino livre.
Q1
Ao longo da sessão classificatória os pilotos vão usar o pneu C6 – composto macio introduzido pela primeira vez no calendário. Nico Hülkenberg abriu a tabela de tempos com a marca de 1m17s022 em seu primeiro giro com esses compostos.
Rapidamente Fernando Alonso obteve o tempo de 1m16s238, contra 1m16s258 de Lewis Hamilton. Alexander Albon conseguiu tomar a ponta do espanhol com o tempo de 1m16s164, enquanto outros pilotos estavam se lançando ao traçado em busca de registrar a primeira volta rápida.
Com 12m13s o cronometro foi paralisado, pois Yuki Tsunoda estampou a barreira de contenção na Variante Villeneuve, o piloto pegou a zebra interna da curva e com isso foi catapultado, pois o equipamento estava muito baixo. O carro até virou de ponta-cabeça, mas quando aterrizou com o assoalho no chão. O RB21 ficou muito destruído com a energia da pancada.
Grateful to see Yuki Tsunoda walk away from this enormous shunt in Q1#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/hsviPlI66P
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Dez pilotos registraram voltas rápidas até a bandeira vermelha, eles eram: Albon, Alonso, Hamilton, Sainz, Leclerc, Bortoleto, Stroll, Bearman, Hülkenberg e Ocon.
Alguns minutos depois, a pista foi liberada outra vez. Alguns competidores seguiram com os pneus macios usados, para não desperdiçar o composto, mirando as próximas partes da classificação.
Sem um dos carros da Red Bull em pista, Max Verstappen representou o time com o tempo de 1m15s175, se tornando a marca a ser batida no Q1. Quando todos os pilotos fecharam ao menos uma volta rápida, estavam na zona de eliminação: Hülkenberg, Bortoleto, Bearman, Ocon e Tsunoda. Enquanto os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Alonso, Russell, Gasly, Norris, Antonelli, Sainz, Leclerc e Albon. A volta de Norris não foi tão boa, pois a sua volta não foi completamente limpa.
Restando cerca de 3 minutos para o final, os competidores retornaram para a pista – a exceção era Verstappen.
Piastri desistiu da volta rápida e retornou aos boxes, assim como Russell. Com o cronômetro já zerado, Franco Colapinto estampou a barreira no final da Tamburello.
Another heavy hit into the barriers 💥
Franco Colapinto goes off at Turn 4 as Q1 comes to a close. He’s radioed to say he’s okay. #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/JuSOjbKTOx
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Nico Hülkenberg teve a sua volta deletada por extravasar os limites de pista. A volta completada por Bearman não valeu para a cronometragem.
❌ELIMINADOS NO Q1❌
16) Liam Lawson – 1m16s379
17) Nico Hülkenberg – 1m16s518
18) Esteban Ocon – 1m16s613
19) Oliver Bearman – 1m16s918
20) Yuki Tsunoda – 🎥💥#F1 #ImolaGP— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) May 17, 2025
Q2
Além da batida de Colapinto demandar a reorganização da pista, os comissários levaram um certo tempo para analisar o final do Q1 – por conta da volta de Oliver Bearman e se ele deveria estar ou não entre os pilotos para disputar o Q2.
Optaram então por manter Bortoleto no Q2, enquanto o piloto da Haas foi eliminado, precisando se contentar com a 19ª posição.
Quando a pista foi finalmente liberada, muitas equipes não demoraram para permitir que os pilotos fossem buscar as suas voltas rápidas. Bortoleto buscou a sua volta rápida com pneus macios usados, anotando 1m16s683. Rapidamente Verstappen estabeleceu a marca de 1m15s400.
Com as primeiras voltas cronometradas, os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Russell, Leclerc, Hamilton, Hadjar, Alonso, Sainz e Antonelli. Os pilotos na zona de eliminação eram: Stroll, Gasly, Albon, Bortoleto e Colapinto – o último porque bateu no final do Q1.
Repetindo o mesmo passo do Q1, quando restavam três minutos para o final da segunda parte da classificação, os pilotos retornaram ao traçado. Hadjar saltou de sétimo para quarto, com a marca de 1m16s510. Os tempos de Leclerc e Hamilton não melhoraram.
Carlos Sainz assumiu a liderança com a marca de 1m15s198, enquanto Albon ficou com a oitava posição.
What a lap, Carlos! 💪
He goes P1 as the clock ticks down 😮#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/6SNNm6DtdG
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Alonso e Stroll conseguiram avançar para o Q3, enquanto ocorreu a eliminação dos dois carros da Ferrari. Os pilotos da Aston Martin completaram os seus giros usando pneus médios, diferente do restante do grid que estava de compostos macios.
❌ELIMINADOS NO Q2❌
11) Charles Leclerc – 1m15s604📸
12) Lewis Hamilton – 1m15s765📸
13) Andrea Kimi Antonelli – 1m15s722
14) Gabriel Bortoleto – 1m16s260
15) Franco Colapinto – Sem tempo, bateu no Q1#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/fenQV00TtI— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) May 17, 2025
Q3
Para o Q3, todos optaram por usar pneus macios, embora só a dupla da McLaren, Russell, Alonso e Verstappen usaram compostos novos logo de cara. O neerlandês surpreendeu ao cravar 1m14s772, superando Piastri por 0s049. Norris por sua vez, encaixou o carro na terceira posição, com a marca de 1m14s962.
Russell era o quarto colocado, acompanhado por Hadjar. A dupla da Aston Martin, ficou com o sexto e o sétimo lugar, com Stroll e Alonso, respectivamente. Na sequência estavam Sainz, Albon e Gasly, antes da segunda rodada de voltas rápidas.
Piastri foi o primeiro a fechar a volta rápida, com a marca de 1m14s670. Por conta do segundo setor ruim, Verstapen precisou se contentar com a segunda posição, com o tempo de 1m14s704. Russell ainda encontrou espaço para superar Norris, com a marca de 1m14s807.
A mixed-up grid for Sunday’s race 👀#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/SlTG30UOi6
— Formula 1 (@F1) May 17, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.