Oscar Piastri conquistou a sua quarta vitória na Fórmula 1 neste domingo (13). O australiano soube aproveitar a pole conquistada no sábado, para fazer uma corrida dominante. Nem mesmo o Safety Car, que aproximou o grid, foi capaz de barrar o desempenho do competidor.
Ao logo de toda a prova, Piastri apresentou uma performance muito segura, para cruzar a linha de chegada com mais de 15 segundos de vantagem para George Russell. O competidor foi construindo a distância, sem precisar forçar o equipamento no limite.
O resultado deste fim de semana, ainda garante a liderança para Norris, com 77 pontos, contra 74 de Piastri e 69 de Max Verstappen.
A prova do segundo colocado foi um tanto mais complicada, Russell fez uma boa largada, mas terminar a corrida foi uma maratona por conta dos problemas tanto nos freios, como na direção e os sistemas eletrônicos do carro. O britânico pode ter cruzado a linha de chegada na segunda posição, por conta da defesa realizada para evitar a ultrapassagem de Lando Norris, mas o competidor ainda será investigado pelo uso incorreto do DRS.
Norris ficou com a terceira posição, após uma corrida que foi uma verdadeira montanha-russa. Logo na largada, o britânico já passou por uma investigação, por ter começado a corrida fora do colchete que delimita as posições. Ao longo da corrida Norris precisou travar alguns duelos depois de uma classificação ruim, tentando maximizar a maior quantidade de pontos, visando o campeonato. A batalha mais intensa aconteceu com Charles Leclerc, pois os competidores estavam em estratégias diferentes, mas Norris conseguiu superar o adversário com a aproximação do final da corrida.
Ainda na seara dos duelos, Norris tentou a ultrapassagem em Russell, mas não conseguiu encontrar o espaço adequado para concluir a manobra. Aqui vale dizer, que o competidor perdeu um certo tempo em alguns duelos, mesmo contando com um bom carro.
O monegasco então precisou se contentar com a quarta posição, seguido por Lewis Hamilton em quinto, formano uma dobradinha para o time italiano. A Ferrari conseguiu ajudar o heptacampeão em uma sequência de ultrapassagens, por apostar nos pneus médios para os dois primeiros stints e finalizar a corrida com os compostos duros.
Max Verstappen ficou com a sexta posição, em uma corrida um tanto apagada. Pierre Gasly celebrou a sétima posição com a Alpine, já que não foi possível sustentar a posição da largada. Yuki Tsunoda conseguiu salvar mais dois pontos para a Red Bull, com a conquista da nona posição, seguido por Oliver Bearman em décimo.
A Fórmula 1 segue para a Arábia Saudita, onde será o próximo confronto do campeonto, já no próximo fim de semana.
Saiba como foi o GP do Bahrein
Após a classificação que coroou Oscar Piastri como o pole do GP do Bahrein, aconteceram algumas alterações no grid de largada, como a punição aplicada para George Russell e Andrea Kimi Antonelli – pelo erro de liberação da Mercedes no pit-lane.
A prova foi iniciada no entardecer do Bahrein, com a temperatura 37 °C na pista e 27 °C no ambiente.
Começaram com os pneus médios, Leclerc, Hamilton, Alonso, Lawson e Bortoleto, o restante do grid iniciou a prova com os pneus macios – compostos que foram muito trabalhados ao longo da pré-temporada.
Largada autorizada, Piastri saltou bem na liderança, enquanto o piloto da Ferrari caiu para a quarta posição, sendo superado por George Russell e Charles Leclerc. A diferença de pneus, falou mais alto, pois o monegasco tinha começado a prova com os pneus médios, contra adversários com pneus macios.
Antes do final da primeira volta, Andrea Kimi Antonelli foi para fora da pista e caiu para a sétima posição. No final do grid aconteciam alguns duelos, como Hadjar e Lawson, Bortoleto e Hülkenberg.
Bearman fritou os pneus na entrada da primeira curva, mas já era o décimo quinto colocado, após começar da última posição do pelotão.
Os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Norris, Leclerc, Gasly, Sainz, Antonelli, Verstappen, Hamilton e Tsunoda.
A prova seguiu, com Norris tentando se aproximar de Russell, o piloto da McLaren se beneficiava do uso do DRS. Mais atrás, o mesmo acontecia com Pierre Gasly que buscava uma ultrapassagem em Leclerc.
No quinto giro, Antonelli buscou Sainz e o italiano conseguiu assumir a sexta posição. Na sequência foi a vez do espanhol também perder a posição para Max Verstappen.
Com sete voltas, Nico Hülkenberg e Isack Hadjar foram aos boxes para a substituição dos pneus macios.
Lando Norris foi punido com cinco segundos, pelo posicionamento incorreto no colchete de largada. O piloto da McLaren ainda era o terceiro colocado, mas o piloto era instruído pela equipe para atacar Russell e resolver logo a ultrapassagem.
Rewind ⏪
Here’s a view of Lando on the starting grid 👀#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/nWyCPOTBbv
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Durante a volta 9, Sainz e Hamilton duelaram ferrosmente pela oitava posição. Depois de uma disputa mais intensa, o inglês conseguiu fazer a ultrapassagem. Tsunoda aproveitou a movimentação que acontecia a sua frente, para atacar o espanhol e obter a nona posição.
No giro seguinte foi a vez da briga de Kimi Antonelli com Gasly, o piloto italiano conseguiu surpreender o francês da Alpines. Na sequência, Norris foi aos boxes, mesmo cumprindo a punição, o britânico conseguiu não perder a posição para Gasly e Verstappen.
LAP 10/57
Antonelli now reels in Gasly 🎣
The Frenchman fights all he can but the Mercedes rookie takes P5 #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/y8OWhfLuQB
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
A movimentação nos boxes ficava ainda mais intensa, com a parada de Tsunoda acontecendo. A Red Bull optou por dar pneus duros para Verstappen e médios para o piloto japonês. A parada dos competidores da equipe austríaca chamou a atenção, pois os dois carros enfrentaram dificuldade para deixar o pit-lane depois das trocas de pneus concluída.
Na volta 14, Russell fez a sua parada de pneus e conseguiu retornar à frente de Norris, mas a proximidade entre eles foi conservada, para dar chances do piloto da McLaren de duelar pela posição do piloto da Mercedes.
Após a parada de Piastri, a dupla da Ferrari comandava a prova, com Leclerc na ponta, pois iniciaram a prova com os pneus médios. Neste momento da prova, Albon também permanecia na pista, mas com os pneus macios.
Na volta 18, Leclerc e Hamilton foram juntos aos boxes, a equipe italiana optou em fazer mais um stint com os pneus médios, admitindo que a equipe realizará uma segunda parada.
LAP 18/57
Leclerc pits followed by Hamilton moments later #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/nVXtfsHi5i
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Neste momento da prova os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Norris, Leclerc, Gasly, Ocon, Verstappen, Antonelli, Doohan e Hamilton. Tsunoda foi empurrado para a décima primeira posição e tentava retornar para a zona de pontuação.
Pouco tempo depois, Antonelli aproveitou a proximidade com Verstappen para ataca o neerlandês e ocupar a sétima posição. Enquanto isso, no carro da Red Bull, o piloto reclamava do desempenho dos seus pneus, e também do comportamento do carro, aguardando uma reação da equipe para auxiliá-lo em pista.
LAP 20/57
Verstappen 🆚 Antonelli
The teenager muscles his way past the four-time world champion and up to P7 💪#F1 #BahrainGP https://t.co/erBiYIoIoB
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Na volta 22, Hamilton superou Doohan e foi para cima de Verstappen, aproveitando para fazer mais uma ultrapassagem.
Dois giros depois, Norris era perseguido por Leclerc. O piloto da McLaren até foi superado pelo adversário, mas Norris conseguiu recuperar a terceira posição. Piastri por sua vez, estava tranquilo na ponta, com mais de 5 segundos de vantagem para Russell.
Pouco depois, o monegasco fez a estratégia da Ferrari funcionar e conseguiu ganhar a terceira posição de Norris. Hamilton também estava em um ritmo alucinante, pois já tinha superado Antonelli e Ocon, para ocupar a sexta posição. Agora o piloto da Ferrari enfrentava uma distância de mais de 4 segundos para Gasly. Por outro lado, Leclerc tinha apenas 1s2 de diferença para Russell.
LAP 25/57
Leclerc up to P3!
Norris is powerless to stop a rapid Leclerc.
Next up the road, George Russell#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/08sYJZRGzt
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Na volta 27, Verstappen foi aos boxes mais uma vez, mas novamente enfrentou um problema na troca de pneus, pois o mecânico responsável pelo pneu do lado direito cometeu um erro com a pistola. O piloto neerlandês retornou apenas em 20° na pista.
LAP 27/57
Verstappen is having a difficult race. He pits for the second time this evening. His first stop was slow and so is this one.
He comes back out in last place but he’s already making up ground 💪#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/0CxUN9CwCj
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Novas paradas foram desencadeadas no grid, movimentando a corrida. Antonelli era o único piloto com os pneus macios no final da prova. Os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Sainz, Tsunoda, Albon, Bearman e Gasly. Tsunoda e Sainz se enfrentaram na pista e o toque entre eles, trouxe danos para o assoalho do piloto da Red Bull.
Com 32 voltas, o Safety Car pintou na pista, por conta de detritos no traçado. Desta forma, os pilotos que não tinham realizado a segunda troca de pneus se lançaram aos boxes. Foram eles: Piastri, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Sainz, Tsunoda, Bearman, Albon, Antonelli, Alonso, Lawson, Stroll e Bortoleto. Apenas a dupla da McLaren, Albon e Bortoleto apostaram nos pneus médios. Enquanto Russell, Tsunoda, Bearman, Antonelli e Lawson foram de pneus macios para o término da prova, o restante usava os pneus duros.
O Safety Car deixou a pista no final da volta 35, para que o ritmo normal da prova fosse retomado. Piastri conservou a dianteira, mesmo com a tentativa de ultrapassagem para Russell. Norris ficou embolado com a dupla da Ferrari, sendo brevemente superado por Hamilton. Na sequência, por fazer a recuperação da posição por fora, Norris precisou devolver a posição para o britânico da Ferrari.
Sainz e Antonelli quase bateram, o espanhol conseguiu manter a décima quarta posição.
Na volta 40, os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Gasly, Verstappen, Doohan e Tsunoda.
Liam Lawson foi punido com cinco segundos por conta de uma colisão com Hülkenberg. Na sequência, Sainz e a Antonelli eram investigados pelo duelo da relargada, onde o espanhol era investigado por forçar um adversário para fora da pista.
O equipamento de Russell estava com um erro no GPS, afetando a cronometragem da corrida. Piastri tinha mais de 2 segundos de vantagem para o piloto da Mercedes, enquanto Leclerc se segurava na terceira posição, enquanto era perseguido por Norris – que contava com um jogo de pneus médios e por consequência, mais aderência.
O carro de Carlos Sainz estava com a lateral do seu sidepod danificado e afetava a performance. Sainz então foi punido com dez segundos por forçar Antonelli para fora do traçado. Pouco depois a Williams chamou o espanhol para os boxes para abandonar a prova, por conta dos múltiplos problemas.
LAP 47/57
It’s all over for Carlos Sainz ❌
Damage to his sidepod picked up in his contact with Tsunoda has forced Williams to retire the car #F1 #BahrainGP pic.twitter.com/WhLXszzv2w
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Norris buscou a ultrapassagem, mas por conta de um erro, o piloto britânico travou os pneus e precisou recuar para a quarta posição.
No giro 49, quando Norris tentou mais uma vez a ultrapassagem para cima de Leclerc, mas o monegasco não deixou espaço na curva 4, colocando o piloto da McLaren para fora da pista.
Russell era alertado que o painel do seu carro poderia apagar antes do final da prova, por conta dos problemas enfrentados pelo equipamento, mas ele poderia continuar em pista.
Foi apenas no giro 52 que Norris mergulhou para a ultrapassagem em Leclerc, desta forma o piloto da McLaren passou a ocupar o terceiro lugar.
Ao final da corrida, Russell será investigado por conta do DRS, por conta dos múltiplos problemas eletrônicos que ele enfrentou na prova.
Se aproximando do final, Lawson foi punido com mais 10 segundos, por conta da colisão com Stroll.
Restando apenas duas voltas para o final, foi a vez do britânico da McLaren, buscar Russell.
LAP 56/57
BATTLE FOR P2 ⚔️
Norris is now all over Russell’s rear wing 😮#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/WaXbXF126o
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Oscar Piastri celebrou a vitória, cruzando a linha de chegada com mais de 15 segundos de vantagem para o segundo colocado.
Russell conseguiu barrar as investidas de Norris, para ficar com a segunda posição, mas corre o risco de perder esse resultado por conta do DRS.
RACE CLASSIFICATION (LAP 57/57)
The full finishing order 👇#F1 #BahrainGP pic.twitter.com/vcFw0nEzxt
— Formula 1 (@F1) April 13, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.