Nico Hülkenberg foi desclassificado do Grande Prêmio do Bahrein após o término da corrida devido ao desgaste excessivo da prancha da Sauber. O alemão havia terminado a prova na 13ª posição, mas perdeu o resultado após inspeção técnica realizada pela FIA.
Este é o segundo caso em 2025, com carros fora do padrão exigido pela FIA. O mesmo aconteceu com Lewis Hamilton no GP da China.
Ao longo das 57 voltas da corrida disputada no Circuito Internacional do Bahrein, Hülkenberg ganhou três posições. No entanto, uma verificação técnica pós-corrida revelou que o assoalho de seu carro não estava em conformidade com o Regulamento Técnico da Fórmula 1.
O relatório do Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer, apontou que a prancha do carro apresentava espessuras de 8,4 mm no lado esquerdo, 8,5 mm na linha central e novamente 8,4 mm no lado direito — todas abaixo do limite mínimo de 9 mm permitido após desgaste.
Segundo o Artigo 3.5.9 e) do Regulamento Técnico da F1, a prancha de madeira instalada na parte inferior dos carros deve ter espessura uniforme de 10 mm (com tolerância de ± 0,2 mm) quando nova. Durante a corrida, é permitido um desgaste até 9 mm nas regiões especificadas — o que não foi respeitado no carro do piloto alemão.
Ao final de cada prova os carros passam por inspeção, para verificar se as peças estão no padrão exigido, pois o carro precisa estar ao longo de todo o evento em conformidade com o regulamento.
Diante da infração, os comissários da FIA não tiveram outra alternativa senão desclassificar Hülkenberg da classificação final do GP do Bahrein.
Com a decisão, o companheiro de equipe de Hülkenberg, Gabriel Bortoleto, herda a 18ª posição, anteriormente 19°, sendo a última colocação entre os classificados.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.