ColunistasFórmula 1Post

Os pilotos com pontos de penalização na temporada 2021 da Fórmula 1

Infrações cometidas durante o período de atividade do fim de semana da Fórmula 1 acabam gerando punições que são contabilizadas nos pontos da superlicença. Na temporada passada Lewis Hamilton somou pontos suficientes para correr o risco de ficar fora de uma corrida. O total é de 12 pontos para ocorrer uma suspensão por um Grande Prêmio.

Os pontos permanecem atribuídos aos pilotos por um ano, desde a data que foram aplicados, desta forma vários pilotos começam a temporada 2021 já marcados com alguns deles. Alexander Albon poderia ser o piloto com mais pontos em 2021, já que somou sete durante a temporada 2020. 

Com as informações levantadas pelo site Race Fans e GP Blog, confira as punições dos pilotos:

Apenas dois pilotos começam a temporada 2021 com 06 pontos, é a metade da pontuação para uma suspensão. Lewis Hamilton acumulou 04 pontos durante o GP da Áustria, 02 por não desacelerar o suficiente sob bandeira amarela e 02 por causar colisão. Durante o GP da Itália, ele somou mais 02, por ter entrado nos boxes quando o pit lane estava fechado.

George Russell é o segundo piloto que conta com 06 pontos, o piloto é o mais próximo de substituir um dos pilotos da Mercedes se ocorrer algum problema com eles. Foram duas punições de três pontos, uma recebida durante o GP da Grã-Bretanha e outra no GP da Turquia, as duas foram por não desacelerar o suficiente sob bandeira amarela.

George Russell bateu durante a volta do Safety Car – Foto: Williams Racing

Como a temporada 2020 começou mais tarde, os pilotos vão levar um pouco mais de tempo até conseguirem eliminar estes pontos.

Lando Norris é o terceiro com mais pontos, conta com cinco, ele recebeu 02 pontos por ultrapassar sob bandeira amarela no GP da Estíria, enquanto na Turquia ele recebeu mais 03 por não desacelerar o suficiente sob bandeira amarela.

Kimi Raikkonen da Alfa Romeo conta com três pontos, 01 por alinhar o carro de forma incorreta no grid, obtido no GP da Hungria, 01 ponto no GP da Toscana por entrar de forma incorreta no pit lane, e outros 02 no GP de Eifel por ter causado colisão. O companheiro de equipe do finlandês também possuí anotações, são três pontos para o italiano, 01 no GP da Grã-Bretanha por comportamento incorreto atrás do safety car, além de 02 conquistados no GP da Itália por entrar no box durante o pit lane fechado.

Foto: reprodução Alfa Romeo

Ainda nesta lista aparecem Lance Stroll com 03 pontos, todos conquistados no GP de Portugal, 02 por causar colisão e 01 por ignorar os limites de pista. Charles Leclerc também foi punido com 03 pontos, 01 por obstrução no GP da Estíria e 02 no GP de Sakhir, por causar colisão.

Sergio Pérez que vai disputar a temporada 2021 com a Red Bull tem apenas dois pontos, 01 por ignorar bandeiras azuis no GP da Espanha e 01 no GP da Toscana, por causar colisão.

Outros pilotos que estão mais tranquilos nesta temporada são: Daniel Ricciardo que conta com 01 pontos obtido no GP da Rússia por ignorar instruções da direção de prova; Esteban Ocon no GP de Silverstone por obstrução e Carlos Sainz também por obstrução, mas causada no GP da Turquia.

Nikita Mazepin que começa sua jornada na Fórmula 1 em 2021 com a Haas não vai contar com os pontos obtidos durante a sua passagem pela Fórmula 2. Ele acumulou 11 pontos na superlicença, um a menos para uma suspensão, mas na F1 ele vai começar zerado.

“Os regulamentos da Fórmula 2 e da Fórmula 3 são estruturados de forma que os pontos de penalidade [se acumulem] ao longo do campeonato, e não ao longo de um período de 12 meses como a Fórmula 1”, explicou o diretor de corrida da F1, Michael Masi.

Outros pilotos que começam a temporada zerados são Nicholas Latifi, Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Max Verstappen e Sebastian Vettel; além dos estreantes da temporada ou Fernando Alonso que está retornando para a Fórmula 1.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo