Em seu primeiro fim de semana como piloto titular da Haas, Oliver Bearman teve pouco tempo de contato para a pista e vai para o GP da Austrália as cegas.
O competidor já tem três GPs em seu nome, por conta das provas substituindo Carlos Sainz e Kevin Magnussen no ano passado. Foi justamente a disputa do GP da Arábia Saudita no carro da Ferrari, que rendeu ao piloto a chance de se tornar titular da Haas em 2025.
No entanto, guiando no Circuito de Melbourne, que é veloz e traiçoeiro, Bearman perdeu o controle do carro em alta velocidade, entre as curvas 9 e 10 no primeiro treino livre. O carro ficou danificado e a equipe gastou o restante do dia na reconstrução do equipamento, sem conseguir devolver o jovem competidor para o traçado.
Bearman bateu pouco depois da Haas instalar um jogo de pneus macios no seu carro, quando liberaria o competidor para iniciar a simulação de classificação. O britânico assumiu o carro no início do TL3, mas nos primeiros minutos, foi parar na brita com um jogo de pneus médios. Para completar o azar, Olli se quer conseguiu participar da classificação, pois relatou problemas no câmbio pelo rádio, forçando o piloto à retornar aos boxes.
Em seu primeiro GP da Austrália, Bearman ficou apenas com o 20º lugar. A Haas precisou fazer a troca de vários componentes do motor, incluindo o ICE (motor de combustão interna), turbo, MGU-H, MGU-K e exaustor, para permitir que o competidor participasse do TL3.
Bearman conseguiu a autorização para participar do GP da Austrália, mesmo ficando de fora da sessão classificatória.
Falando sobre o fim de semana até aqui, o britânico disse: “É um pouco decepcionante, claro, não conseguir dar uma volta, mas tem sido um fim de semana complicado até agora.”
Para o GP que será disputado neste domingo, a chuva é esperada. O piloto precisará ainda mais de atenção, pois provavelmente terá a chance de disputar o segundo GP em pista molhada – semelhante às condições enfrentadas no GP de São Paulo do ano passado.
“Acho que amanhã será interessante, de qualquer forma, e podemos encerrar o assunto.”
A Haas, mesmo contando com Esteban Ocon, que é um piloto mais experiente, não conseguiu desgrudar do final do pelotão. O carro não estava apresentando um bom rendimento e por estar instável, prejudicou os competidores. O francês ficou um tanto desapontado, pois não esperavam que a equipe estivesse tão atrás.
“Como equipe, lutamos um pouco e, claro, não corri o fim de semana todo, e isso tornou difícil para a equipe entender, pois eles estavam correndo apenas com um carro, então só posso me desculpar com a equipe.”
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