ColunistasFórmula 1Post

O que os pilotos falaram sobre a Sprint Qualifying

Nesta semana a Fórmula 1 confirmou a realização da Sprint Qualifying em três eventos de 2021, o novo formato de fim de semana será testado em três ocasiões, a primeira prova deve ser realizada em Silverstone, como foi confirmado por meio de comunicado do circuito.

Com as coletivas em Portugal, vários pilotos foram perguntados sobre o que acharam da Sprint Qualifying, confira agora algumas repostas.

Lewis Hamilton gostaria de ver novos formatos na Fórmula 1, acredita que em um calendário tão extenso seria interessante diversificar e outros modelos.

“Eu sempre disse que precisamos ter algum tipo de formato diferente ao longo do ano em algumas pistas. Então, gosto que eles tenham a mente aberta e façam mudanças. Acho que com esses fins de semana experimentais, espero que o esporte aprenda muito sobre como podemos realizar corridas melhores e seguir avançando.”

Sebastian Vettel que assim como Hamilton tem muita experiência na Fórmula 1, afirma que este formato será ‘intenso’, principalmente por conta do sistema de ‘parque fechado’ que já terá início na classificação de sexta-feira.

“Isso torna o fim de semana, eu acho, um pouco mais intenso”, disse Vettel. “Você tem menos tempo para se preparar, tem que definir sua configuração final rapidamente depois de entrar na pista – mas vai ser o mesmo para todos e logo descobriremos como será.”

Foto: reprodução Ferrari

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc ressalta a importância de manter a corrida do domingo como a estrela principal do evento, mas apoia os testes.

“Estou muito feliz por estarmos tentando isso e é bom termos três Grandes Prêmios onde vamos testar. Acho que o mais importante é que não desvalorize o evento de domingo que é a corrida principal, e esta deve continuar a ser a corrida principal. Mas fazer uma corrida rápida pode ser interessante e veremos também os carros sendo levados ao máximo da primeira à última volta, o que será bom para nós, pilotos.”

Mick Schumacher que está em seu ano de estreia na Fórmula 1, gosta da experiência de ter outros formatos até porque lidou com uma configuração diferente de fim de semana na Fórmula 2 – categoria que ele se tornou campeão em 2020.

“Obviamente, acho que é algo que estamos acostumados na Fórmula 2, então não é muito novo. Mas definitivamente acho que vai ser muito difícil para as equipes, especialmente se houver problemas de confiabilidade ou até mesmo alguns acidentes ou algo assim, então isso vai ser muito difícil.”

“Eu diria que será importante chegar ao fim, passar de forma limpa”, acrescentou Schumacher. Entrando nisso como um novato, o Grande Prêmio é muito valioso, muito especial e novo. Mas estou sempre aberto para coisas novas e acho que será uma novidade na Fórmula 1, e acho ótimo estarmos tentando algo diferente.”

Um novo formato para o fim de semana | Deh Talks

Confira a nossa live para saber as opiniões sobre a Sprint Qualifying

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo