O colombiano Juan Pablo Montoya, analisou a temporada 2025 da Fórmula 1 e destacou a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto na categoria. Com passagens F1, Nascar e Fórmula Indy, Montoya enxerga o jovem piloto como o estreante mais bem posicionado do grid e acredita que sua situação na Sauber pode ser favorável para seu desenvolvimento.
Em entrevista ao OnlineCassino, Montoya comentou sobre a trajetória de Bortoleto e ressaltou que o piloto soube aproveitar bem as oportunidades até aqui:
“Acho que Gabriel é muito bom. Ele aproveitou estar no lugar certo na hora certa nos últimos dois anos em um time perfeito. Foi o verão perfeito e ele o usou bem. Isso é incrível. E tem sido ótimo para ele”, disse o colombiano.
O grid da Fórmula 1 foi renovado para a temporada 2025, contando com jovens pilotos como Liam Lawson (Red Bull), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Jack Doohan (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Gabriel Bortoleto (Sauber).
Liam Lawson é um dos novatos com mais experiência, pois substituiu Daniel Ricciardo após um acidente em 2023, além de ser escalado pela Racing Bulls para fechar a temporada 2024, no entanto, essa será a primeira temporada completa do neozelandês.
Bortoleto evoluiu rapidamente nas categorias de base, progredindo rapidamente como Oscar Piastri. O fato de disputar o título na Fórmula 2 chamou a atenção de Mattia Binotto e da Sauber. Tendo a carreira gerenciada por uma empresa de Fernando Alonso, o brasileiro conseguiu rapidamente uma vaga na Fórmula 1, aproveitando o momento que se tornava campeão da temporada 2024 da Fórmula 2.
Para Montoya, a presença de Nico Hülkenberg como companheiro de equipe pode ser um fator determinante na evolução de Bortoleto. O veterano alemão, conhecido por sua consistência e experiência, pode servir como um parâmetro importante para o brasileiro se desenvolver na categoria. Além disso, Montoya acredita que a atenção da mídia e dos torcedores pode estar mais voltada para outros novatos, o que favorece Bortoleto nesse início de trajetória.
“Ele provavelmente está na melhor das posições entre os novatos que estão chegando e está em uma situação em que ninguém vai prestar atenção nele. Isso é uma grande vantagem, porque se ele aprender com Hülkenberg e começar a derrotá-lo e ser competitivo, ele vai ganhar muita confiança”, completou Montoya.
Bortoleto será o primeiro brasileiro a competir em tempo integral na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa disputou a sua última temporada na categoria com a Williams. Campeão da Fórmula 3 em 2023, o piloto de 19 anos chega à Sauber com o respaldo da academia de jovens talentos da McLaren e terá a missão de demonstrar seu potencial na principal categoria do automobilismo mundial.
A temporada 2025 da Fórmula 1 promete ser intensa, e a adaptação de Bortoleto ao novo ambiente será um dos pontos de interesse para os fãs brasileiros acompanharem.
Bortoleto está em uma equipe que passa por uma reestruturação, para a chegada da Audi em 2026. Esse será um momento de ganhar experiência, conhecer a equipe e seus membros e se ambientar nessa competição. O brasileiro terá a oportunidade de mostrar o seu talento, dentro das condições oferecidas pelo time.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.