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Max Verstappen lidera TL3 com chuva no Canadá. Carlos Sainz bate

Em atividade molhada, Max Verstappen se destacou ao anotar 1m26s106, seguido por Charles Leclerc

A chuva mais uma vez se fez presente no Canadá, o TL3 realizado neste sábado (17) contou com pista molhada. Ao longo da sessão notamos uma evolução na pista, por conta de um trilho que foi se formando na pista, mas os pilotos só tiveram a oportunidade de usar os pneus de chuva extrema e intermediária dada as condições climáticas.

Max Verstappen liderou a sessão, o piloto holandês começou a atividade sem exigir muito do carro, mas estabeleceu o melhor tempo ao anotar 1m23s106. Charles Leclerc ficou com a segunda posição, depois de superar o companheiro de equipe ao final do TL3, o monegasco anotou 1m23s397.

Com meia hora de movimentação em pista, Carlos Sainz perdeu o controle do carro e bateu na curva 1, o espanhol provocou a ativação da bandeira vermelha. O time vai trabalhar para arrumar o equipamento, antes que a classificação seja iniciada. Sainz terminou a atividade na quinta posição. O piloto da Ferrari ainda foi chamado pelos comissários para se explicar, pois atrapalhou Alexander Albon ao longo da sessão.

Fernando Alonso se estabeleceu na terceira posição, depois de ter flutuado na tabela de tempos, lidando com a evolução constante da pista. Kevin Magnussen foi o quarto colocado com a Haas. Pierre Gasly assumiu a sexta posição com a Alpine, esse sábado começou sem problemas para o time francês.

Lance Stroll obteve o sétimo lugar com o segundo carro da Aston Martin, enquanto Yuki Tsunoda foi o oitavo colocado, fazendo uma boa atividade. E por falar em uma boa performance, Valtteri Bottas tem aproveitado essa situação de pista para se destacar na sessão, o finlandês foi o nono colocado. Lewis Hamilton completou o Top-10 com a Mercedes, depois de liderar o TL2 na sexta-feira.

A Fórmula 1 retorna às 17h (pelo horário de Brasília), para a definição do grid de largada do GP do Canadá.

Saiba como foi o TL3 do GP do Canadá

O TL2 realizado na sexta-feira (16) foi bem movimentado, pois na primeira atividade do dia, a sessão foi atrapalhada por problemas técnicos. Com 90 minutos de atividade, os times aproveitaram para verificar os seus carros e as atualizações que levaram para o Canadá. A chuva chegou apenas no final da sessão, desta forma foi possível aproveitar toda a atividade, mesmo com duas bandeiras vermelhas.

Se a chuva chegou no final do dia na sexta-feira, o sábado começou frio e com a pista molhada. Ao início da atividade era possível observar vários pontos molhados no traçado, a temperatura no asfalto era de 17°C, com 15°C no ambiente.

Por conta da pista molhada, quando Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen foram liberados com os pneus de chuva extrema. O piloto alemão permaneceu no traçado e assim anotou 1m34s889, mas na sequência o dinamarquês anotou 1m34s797. Aos poucos outros pilotos foram invadindo a pista usando os mesmos pneus de faixa azul, para fazer o reconhecimento do traçado, afinal, a classificação deve ser realizada em situação semelhante.

Com nove minutos de atividade, a Aston Martin e Ferrari estavam com os pneus intermediários instalados. Yuki Tsunoda rodou ao perder o controle do carro na pista molhada, mas conseguiu evitar os muros do circuito. A pista foi evoluindo e na sequência o piloto japonês da AlphaTauri anotou 1m30s685.

Após 15 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Bottas, Verstappen, Leclerc, Gasly, Pérez, Ocon, Sainz, Tsunoda, Hülkenberg e Magnussen. Valtteri Bottas com a Alfa Romeo obteve 1m28s968, usando os pneus intermediários, mas na sequência Alonso cravou 1m27s517 e Sainz obteve 1m27s245.

A pista estava evoluindo, já existia um trilho em algumas partes do traçado, mas a perspectiva era da chuva piorar ao longo da sessão, piorando as condições do traçado. Leclerc saltou para a ponta da tabela de tempos anotando 1m26s733.

Albon foi atrapalhado duas vezes por Carlos Sainz na pista, mas a atividade seguiu. Os pilotos estavam fazendo stints mais longos pelo traçado, passando das cinco voltas com os pneus intermediários. Nenhum dos competidores trabalhava com os pneus de chuva extrema. Verstappen conseguiu encaixar uma boa volta no traçado, depois de estar um pouco apagado na atividade, desta forma o holandês anotou 1m24s977, contra 1m24s850 obtido por Charles Leclerc na sequência.

As posições foram se alternando no traçado, mas a primeira bandeira vermelha do dia surgiu quando Carlos Sainz perdeu o controle da traseira do carro e bateu na barreira de contenção da curva 1. A suspensão dianteira direita, além da asa frontal ficaram danificadas.

Restava meia hora de atividade quando o piloto espanhol estampou o muro, nesse momento a pista estava mais vazia, com os competidores fazendo alguns ajustes antes de retornar ao traçado. Os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Pérez, Norris, Hülkenberg, Tsunoda, Russell, Ocon e Bottas.

A sessão foi reestabelecida em cerca de sete minutos, com isso os competidores foram retornando ao traçado ainda com o jogo de pneus intermediários. Alonso retornou ao Top-10, ocupando a quarta posição depois de anotar 1m25s226, mas pouco tempo depois a pista seguiu evoluindo e as posições se alternavam. Verstappen melhorou ainda mais a sua marca, cravando 1m23s154, ampliando a diferença para Sainz em 1s611.

O fator de evolução da pista tornava as coisas imprevisíveis. Zhou foi mais um piloto a cometer um erro no traçado, extravasando os limites de pista. Verstappen fez mais uma volta rápida no traçado anotando 1m23s106, com Charles Leclerc que saltou para a segunda posição anotando 1m23s397.

A chuva começou a piorar no pit-lane e em outras partes do traçado, tornando muito difícil permanecer na pista com os pneus intermediários e a visibilidade que ficou prejudicada. Os pilotos retornaram aos boxes quando restava cerca de sete minutos para o final da atividade, tentando preservar os seus equipamentos para a classificação.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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