ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

F1 anuncia renovação de contrato com o GP da Bélgica até 2025

Além da edição de 2024, a Fórmula 1 também correrá no circuito de Spa-Francorchamps em 2025

Nesta sexta-feira (13) a Fórmula 1 anunciou que o GP da Bélgica permanecerá no calendário da categoria ao menos até 2025, com uma prorrogação de contrato de um ano.

Alguns rumores no início da semana já indicavam a renovação do contrato com uma das pistas mais icônicas da Fórmula 1 e que está presente no calendário desde 1950. Foram 56 provas disputadas em Spa, das 66 visitas ao país, mas a pista está ameaçada de deixar o calendário por diversos fatores.

Este circuito ainda reserva algumas características old school, por ser um circuito longo, em alguns momentos a pista lava apenas uma parte do autódromo, enquanto em outro o traçado segue seco. O layout deste traçado é extremamente desafiador, em especial a Eau Rouge.

Spa passou por reformas nos dois últimos anos, para melhorar a segurança do circuito, incluindo a homologação do traçado para corridas de moto. Foi necessário ampliar as áreas de escape, com asfalto ou brita para segurar aqueles que acabam fora do traçado regular, além de do recapeamento ser realizado. Também prepararam novas arquibancadas para aumentar a presença do público, incluindo um aumento de capacidade de 10 mil pessoas.

GP da Bélgica segue na Fórmula 1 até 2025 – Foto: reprodução Sauber

Existe uma discussão sobre a permanência de Spa no calendário, pois a pista antes era a responsável por abrigar uma boa parcela de torcedores da Holanda. No entanto, com o retorno de Zandvoort no calendário, ficou um pouco complicado manter Spa, por conta da quantidade de público. Mas em 2023, a edição recebeu a participação de 380 mil pessoas, durante todo o fim de semana, ocorrendo um aumento de 20 mil pessoas se comparado com o evento anterior.

A pista também pode deixar de abrigar a competição por questões logísticas, principalmente para que o GP da África do Sul possa retornar ao calendário.

“Spa é sinônimo de Fórmula 1, tendo sido um dos circuitos em nossa primeira temporada e é muito querido por fãs e pilotos, por isso estou muito satisfeito em estender nosso relacionamento com eles até 2025”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO. da Fórmula 1.

“O promotor fez grandes progressos nos últimos anos para melhorar a experiência e a infraestrutura dos fãs, e o trabalho está em andamento entre todas as partes interessadas, com um foco claro em oferecer corridas seguras e emocionantes. Gostaria de agradecer ao promotor e ao Governo de Valónia pelo seu apoio contínuo.”

Os acidentes de Anthoine Hubert (2019) na F2 e Dilano Van’T Hoff, na etapa da Formula Regional Europeia (FRECA) em 2023, que levaram os pilotos a óbito, fizeram os pilotos cobrarem mais segurança em Spa.

A F1 chegará ao número de 24 corridas em 2024 e com vários países disputando para receber a competição, a categoria pode criar um sistema de revezamento, para que algumas pistas permaneçam no calendário, mas que sua realização não aconteça todos os anos.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo