AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Erro na largada e problema estratégico comprometem corrida de Piastri no GP da Emilia-Romagna

Piastri admire que 'freou muito cedo' na batalha com Verstappen após a largada em Ímola

Oscar Piastri faturou a pole em Ímola, mas logo após a largada o australiano perdeu a liderança ao “frear muito cedo”, dessa forma Max Verstappen encontrou espaço para fazer a ultrapassagem por fora.

Na disputa entre Piastri e Verstappen, também existia na soma George Russell, que tentou usurpar a segunda posição, mas com a freada cedo do australiano, o piloto da Mercedes se atrapalhou.

Comentando sobre a corrida, Piastri admite que ao frear muito cedo na chicane Tamburello, a ponta escapou facilmente: “Eu simplesmente freie muito cedo, foi uma boa manobra para Max também.”

Ao longo das próximas voltas, acreditava-se que o ritmo da McLaren falaria mais alto, como já tinha acontecido em algumas pistas até aqui e Piastri recuperaria a ponta, mas Max Verstappen conseguiu estabelecer uma distância confortável para o adversário e não foi incomodado.

“É decepcionante, obviamente, mas acho que cometemos alguns erros depois disso. Não foi o nosso melhor domingo, então definitivamente há muitas coisas para analisar e analisar deste dia”, comentou Piastri.

A McLaren optou por parar com Piastri mais cedo, na tentativa de forçar um undercut para cima de Max Verstappen. No entanto, a estratégia não colou, pois a Red Bull sabia que parar naquele momento, significava ficar no meio do tráfego, consumindo pneus novos, enquanto a equipe mirava na estratégia de apenas uma parada.

Com o jogo de pneus duros novos, Piastri precisou fazer ultrapassagens, batalhando com competidores que estavam com pneus mais velhos e permaneciam em pista para fazer as suas estratégias funcionarem. Com isso, a McLaren dividiu as estratégias dos seus competidores e permitiu que Norris seguisse na mesma tocada que Verstappen.

O australiano ficou com a corrida ainda mais comprometida, quando Esteban Ocon parou na pista e provocou a ativação do Safety Car. Nesse momento da prova, Lando Norris já tinha realizado a sua troca de pneus, portanto, Verstappen fez a substituição com a corrida neutralizada.

A McLaren então optou por fazer a segunda troca de pneus com Piastri, para dar condições dele duelar pela liderança – a troca aconteceu no último respiro da neutralização da prova. A questão, é que eles não tinham como prever uma nova neutralização.

Como VSC não aproxima o grid, Verstappen conseguiu uma distância generosa para os pilotos da McLaren. O abandono de Andrea Kimi Antonelli, provocou a entrada real do Safety Car, reagrupando o pelotão, mas deu aos competidores apenas nove voltas para batalhar na pista.

Aqui, a McLaren seguiu a troca de Verstappen, instalando um segundo jogo de pneus duros no carro de Norris, para finalizar a corrida, mas não fez o mesmo com Piastri – pois não tinha pneus médios ou duros para ele. Otrabalho de pista demorou para ser realizado, que poderia permitir a corrida ser encerrada com os pneus macios, mas a equipe não arriscou.

Depois da relargada, a dupla de pilotos da McLaren travou um duelo interno, com o britânico se dando melhor e assumindo a segunda posição. Verstappen então disparou na liderança, estabelecendo mais de 6 segundos de vantagem.

“Obviamente, o VSC foi perfeitamente cronometrado para Max e Lando, e então [sob o Safety Car] eu obviamente usei meus dois pneus naquele momento, meus dois pneus duros, então isso tornou a última reinicialização bem complicada”, explicou Piastri.

“Eu tentei o meu melhor para ficar em segundo, mas não tive aderência suficiente, então fiquei em terceiro.”

A McLaren não acreditava que usar pneus macios nesse final de corrida, seria ideal, então assumiu o risco de Piastri perder a segunda posição para Norris.

“Foi complicado, tentei o meu melhor para segurar, mas simplesmente não consegui segurar”, disse Piastri sobre o movimento. Eu tentei o meu melhor e acho que era inevitável que ele passasse, mas eu não iria desistir sem lutar”, seguiu.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo