Oscar Piastri faturou a pole em Ímola, mas logo após a largada o australiano perdeu a liderança ao “frear muito cedo”, dessa forma Max Verstappen encontrou espaço para fazer a ultrapassagem por fora.
Na disputa entre Piastri e Verstappen, também existia na soma George Russell, que tentou usurpar a segunda posição, mas com a freada cedo do australiano, o piloto da Mercedes se atrapalhou.
Comentando sobre a corrida, Piastri admite que ao frear muito cedo na chicane Tamburello, a ponta escapou facilmente: “Eu simplesmente freie muito cedo, foi uma boa manobra para Max também.”
Ao longo das próximas voltas, acreditava-se que o ritmo da McLaren falaria mais alto, como já tinha acontecido em algumas pistas até aqui e Piastri recuperaria a ponta, mas Max Verstappen conseguiu estabelecer uma distância confortável para o adversário e não foi incomodado.
“É decepcionante, obviamente, mas acho que cometemos alguns erros depois disso. Não foi o nosso melhor domingo, então definitivamente há muitas coisas para analisar e analisar deste dia”, comentou Piastri.
A McLaren optou por parar com Piastri mais cedo, na tentativa de forçar um undercut para cima de Max Verstappen. No entanto, a estratégia não colou, pois a Red Bull sabia que parar naquele momento, significava ficar no meio do tráfego, consumindo pneus novos, enquanto a equipe mirava na estratégia de apenas uma parada.
Com o jogo de pneus duros novos, Piastri precisou fazer ultrapassagens, batalhando com competidores que estavam com pneus mais velhos e permaneciam em pista para fazer as suas estratégias funcionarem. Com isso, a McLaren dividiu as estratégias dos seus competidores e permitiu que Norris seguisse na mesma tocada que Verstappen.
O australiano ficou com a corrida ainda mais comprometida, quando Esteban Ocon parou na pista e provocou a ativação do Safety Car. Nesse momento da prova, Lando Norris já tinha realizado a sua troca de pneus, portanto, Verstappen fez a substituição com a corrida neutralizada.
A McLaren então optou por fazer a segunda troca de pneus com Piastri, para dar condições dele duelar pela liderança – a troca aconteceu no último respiro da neutralização da prova. A questão, é que eles não tinham como prever uma nova neutralização.
Como VSC não aproxima o grid, Verstappen conseguiu uma distância generosa para os pilotos da McLaren. O abandono de Andrea Kimi Antonelli, provocou a entrada real do Safety Car, reagrupando o pelotão, mas deu aos competidores apenas nove voltas para batalhar na pista.
Aqui, a McLaren seguiu a troca de Verstappen, instalando um segundo jogo de pneus duros no carro de Norris, para finalizar a corrida, mas não fez o mesmo com Piastri – pois não tinha pneus médios ou duros para ele. Otrabalho de pista demorou para ser realizado, que poderia permitir a corrida ser encerrada com os pneus macios, mas a equipe não arriscou.
Depois da relargada, a dupla de pilotos da McLaren travou um duelo interno, com o britânico se dando melhor e assumindo a segunda posição. Verstappen então disparou na liderança, estabelecendo mais de 6 segundos de vantagem.
“Obviamente, o VSC foi perfeitamente cronometrado para Max e Lando, e então [sob o Safety Car] eu obviamente usei meus dois pneus naquele momento, meus dois pneus duros, então isso tornou a última reinicialização bem complicada”, explicou Piastri.
“Eu tentei o meu melhor para ficar em segundo, mas não tive aderência suficiente, então fiquei em terceiro.”
A McLaren não acreditava que usar pneus macios nesse final de corrida, seria ideal, então assumiu o risco de Piastri perder a segunda posição para Norris.
“Foi complicado, tentei o meu melhor para segurar, mas simplesmente não consegui segurar”, disse Piastri sobre o movimento. Eu tentei o meu melhor e acho que era inevitável que ele passasse, mas eu não iria desistir sem lutar”, seguiu.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.