Em um dos momentos mais inesperados e marcantes da história centenária das 500 Milhas de Indianápolis, o estreante Robert Shwartzman conquistou a pole-position da 109ª edição da prova, garantindo uma performance impressionante pela Prema, equipe que também faz sua estreia na tradicional corrida americana.
Com uma média de 373,790 km/h (232.790 milhas) nas quatro voltas lançadas ao redor do oval de Indianápolis, Shwartzman levou o Chevrolet de número 83 ao topo da tabela de tempos e se tornou o primeiro novato a conquistar a pole-position desde o norte-americano Tony Stewart em 1996. Ao todo, o russo é apenas o sexto estreante na história a largar da posição de honra de uma das provas mais espetaculares do automobilismo.
A conquista ganha ainda mais destaque por se tratar da primeira corrida em ovais tanto para o piloto quanto para a Prema, tradicional equipe europeia que em 2025 estreou na IndyCar com grande expectativa, mas sem ainda figurar entre os favoritos.
Só fato de o piloto russo-israelense ter avançado para o top-6 da prova, já chamou a atenção. No entanto, o competidor ainda conseguiu superar a marca estabelecida pelo experiente Takuma Sato.
Completando a primeira fila do grid, o experiente japonês Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan Racing, garantiu a segunda posição, seguido por Pato O’Ward, da Arrow McLaren, que larga em terceiro no próximo domingo, 25 de maio.
A quarta posição ficou com o neozelandês Scott Dixon, com a Ganassi, ao seu lado estará Felix Rosenqvist, da Meyer Shak. O líder do campeonato e atual campeão da categoria, Álex Palou, ficou apenas com a sexta posição.
No outro extremo da classificação, Jacob Abel, da Dale Coyne Racing, foi o único piloto a não obter uma vaga para a corrida após a sessão de repescagem que aconteceu neste domingo. Já Marco Andretti, Marcus Armstrong e Rinus VeeKay confirmaram presença ao conquistar as três últimas posições no grid de 33 carros, embora as suas marcas sejam bem baixas.
A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para o próximo domingo, prometendo fortes emoções, a largada está programada para acontecer às 13h (pelo horário de Brasília), logo depois do GP de Mônaco de Fórmula 1.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.