AutomobilismoColunistasDestaquesIndyPost

Shwartzman faz história e crava a pole nas 500 Milhas de Indianápolis em estreia surpreendente

Shwartzman supera pilotos experientes para se estabelecer como pole na Indy 500 de 2025

Em um dos momentos mais inesperados e marcantes da história centenária das 500 Milhas de Indianápolis, o estreante Robert Shwartzman conquistou a pole-position da 109ª edição da prova, garantindo uma performance impressionante pela Prema, equipe que também faz sua estreia na tradicional corrida americana.

Com uma média de 373,790 km/h (232.790 milhas) nas quatro voltas lançadas ao redor do oval de Indianápolis, Shwartzman levou o Chevrolet de número 83 ao topo da tabela de tempos e se tornou o primeiro novato a conquistar a pole-position desde o norte-americano Tony Stewart em 1996. Ao todo, o russo é apenas o sexto estreante na história a largar da posição de honra de uma das provas mais espetaculares do automobilismo.

A conquista ganha ainda mais destaque por se tratar da primeira corrida em ovais tanto para o piloto quanto para a Prema, tradicional equipe europeia que em 2025 estreou na IndyCar com grande expectativa, mas sem ainda figurar entre os favoritos.

Só fato de o piloto russo-israelense ter avançado para o top-6 da prova, já chamou a atenção. No entanto, o competidor ainda conseguiu superar a marca estabelecida pelo experiente Takuma Sato.

Completando a primeira fila do grid, o experiente japonês Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan Racing, garantiu a segunda posição, seguido por Pato O’Ward, da Arrow McLaren, que larga em terceiro no próximo domingo, 25 de maio.

A quarta posição ficou com o neozelandês Scott Dixon, com a Ganassi, ao seu lado estará Felix Rosenqvist, da Meyer Shak. O líder do campeonato e atual campeão da categoria, Álex Palou, ficou apenas com a sexta posição.

No outro extremo da classificação, Jacob Abel, da Dale Coyne Racing, foi o único piloto a não obter uma vaga para a corrida após a sessão de repescagem que aconteceu neste domingo. Já Marco Andretti, Marcus Armstrong e Rinus VeeKay confirmaram presença ao conquistar as três últimas posições no grid de 33 carros, embora as suas marcas sejam bem baixas.

A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para o próximo domingo, prometendo fortes emoções, a largada está programada para acontecer às 13h (pelo horário de Brasília), logo depois do GP de Mônaco de Fórmula 1.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo