A colaboração da AFC Energy com a Extreme E teve seu resultado apresentado hoje: um gerador de células de combustível de hidrogênio que permitirá que a categoria carregue sua frota usando energia com emissão zero de carbono, característica crucial para a competição desempenhar seu papel de conscientização ambiental.
Isso é possível porque a água é o único subproduto do gerador que será utilizado em cada uma de suas cinco corridas.
O projeto foi anunciado em julho do ano passado. Desde então, a AFC Energy trabalhou em estreita colaboração com a Extreme E para desenhar e completar uma célula de combustível e um sistema operacional sob medida que compreendesse detalhadamente as condições extremas de cada local de corrida e que pudesse apoiar a implementação bem sucedida do sistema, sendo capaz de carregar todos os SUVs elétricos do campeonato (ODYSSEY 21).
Após seis meses de engenharia colaborativa com a equipe da Extreme E, o sistema de células de combustível passou por um mês de testes intensos em janeiro na fábrica da, na Inglaterra. Esse sistema foi testado junto com o de gerenciamento de baterias e com a infraestrutura de carregamento de veículos.
Agora que recebeu a luz verde, ele foi distribuído antes de ser carregado no Santa Helena, a peça central flutuante da Extreme E que deve sair do Reino Unido em meados de fevereiro em direção à Arábia Saudita, sede da primeira etapa do campeonato.
“O carregamento de células de combustível de hidrogênio no mundo do automobilismo é verdadeiramente inovador e a Extreme E é o primeiro evento desse tipo a utilizar essa tecnologia”, disse Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E.
“O produto da AFC Energy oferece uma solução completa para a execução de nossos veículos elétricos livre de emissões, e espero que inspire outras organizações a investigar alternativas sustentáveis de baixa emissão ao executar seus eventos”, concluiu o CEO.
Adam Bond, CEO da AFC Energy, acrescentou: “O hidrogênio continua a ganhar impulso como uma plataforma mundial viável que oferece uma solução fundamental para a descarbonização de setores onde a eletrificação e a infraestrutura de rede estão ausentes.
“A visão da Extreme E de usar o automobilismo como plataforma para introduzir novas tecnologias, como a tecnologia de células de combustível, para apoiar esse objetivo está de parabéns e a AFC Energy tem muito orgulho de estar associada a uma iniciativa tão marcante.
O uso de hidrogênio também não passou despercebido pelo mundo. No final de 2020, o Governo do Reino Unido anunciou seu plano de dez pontos para uma revolução industrial verde, a Extreme E está na vanguarda de dois deles:
- Ponto 2: impulsionar o crescimento do hidrogênio de baixo carbono
- Ponto 4: acelerar a mudança para veículos de emissão zero
A categoria está usando um SUV elétrico para mostrar as habilidades desse tipo de veículo, ao mesmo tempo em que usa tecnologias inovadoras, como o hidrogênio, para executar suas corridas da maneira mais sustentável possível.
Vale lembrar que o uso do hidrogênio como combustível está sendo estudado por outras categorias, inclusive pela Fórmula 1, como alternativa às baterias elétricas. A ideia é eliminar o uso de combustíveis fósseis e diminuir os impactos ao meio ambiente. Um ótimo artigo sobre o assunto foi publicado no Projeto Motor.
Em todo caso, com o esporte como propósito, a Extreme E busca aumentar a conscientização sobre a crise climática, mostrar soluções de baixo carbono e inspirar ações (grandes e pequenas) em fãs e parceiros, para reduzir a pegada de carbono criando um planeta melhor.
Unveiling the @AFCEnergy hydrogen fuel cell generator!
This technology will allow Extreme E to charge its race fleet using zero emission energy, with the only by-product being water for utilisation elsewhere at each of its five races.
More: https://t.co/Yw7QgFpwGA#ExtremeE pic.twitter.com/cmwBvnI9kf
— Extreme E (@ExtremeELive) January 28, 2021