ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Antonelli conquista pole em Mônaco e supera Verstappen por apenas 0s043

Jovem piloto da Mercedes confirma favoritismo após liderar o TL3, bate Verstappen na disputa pela posição de honra e deixa Hamilton e Leclerc na segunda fila do grid

Andrea Kimi Antonelli conquistou neste sábado (6) a quarta pole position de sua carreira na Fórmula 1 ao registrar a marca de 1min12s051 na classificação para o GP de Mônaco. O jovem piloto da Mercedes confirmou o excelente desempenho demonstrado ao longo do fim de semana e superou um dos maiores desafios do calendário, as estreitas ruas de Monte Carlo, para garantir a posição de honra no grid.

Embora tenha encerrado o terceiro treino livre na liderança e chegado à classificação como um dos favoritos, Antonelli ainda precisava lidar com a pressão de enfrentar pilotos experientes como Max Verstappen, Lewis Hamilton e Charles Leclerc em um circuito onde qualquer erro costuma ser decisivo. O italiano, porém, mostrou maturidade e velocidade para assegurar mais uma pole na temporada.

Verstappen ficou com a segunda colocação, apenas 0s043 atrás do piloto da Mercedes. O neerlandês extraiu o máximo desempenho da Red Bull na fase decisiva da classificação e chegou a assumir a liderança momentaneamente, mas não conseguiu responder à volta final de Antonelli.

Na Ferrari, Hamilton levou a melhor sobre Leclerc na disputa interna e garantiu o terceiro lugar, a 0s228 da pole. O monegasco terminou em quarto, 0s300 atrás do líder, mas encerrou a sessão de forma preocupante após bater nas barreiras de proteção durante sua última tentativa rápida, deixando a equipe italiana à espera de uma avaliação mais detalhada do SF-26.

Isack Hadjar foi um dos destaques da classificação ao colocar o segundo carro da Red Bull na quinta posição, enquanto George Russell ficou apenas em sexto, em mais um resultado abaixo das expectativas para o britânico na luta pelo campeonato.

A McLaren, que havia demonstrado bom ritmo nos treinos livres, não conseguiu repetir o desempenho na classificação. Oscar Piastri garantiu apenas a sétima posição, seguido por Lando Norris em oitavo. Pierre Gasly colocou a Alpine em nono, enquanto Liam Lawson completou o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo, às 10h (de Brasília), para a disputa do tradicional GP de Mônaco.

Saiba como foi a Classificação do GP de Mônaco

Andrea Kimi Antonelli foi o líder do último treino livre, mostrando que a Mercedes ainda pode ser uma equipe que vai participar intensamente da disputa pela classificação. Logo atrás ficaram os pilotos da Ferrari, com Charles Leclerc reclamando novamente dos freios.

A Haas finalizava o trabalho no VF-26, após a batida de Oliver Bearman no final do TL3, conseguindo acessar o traçado assim que a liberação foi realizada.

A temperatura na pista estava na casa dos 46 °C e 24 °C no ambiente.

Q3 – 18 minutos

Com a primeira saída, os pilotos preparavam o seu jogo de pneus macios novos, lidando com o aquecimento, antes de buscar abrir uma primeira volta rápida. Os primeiros tempos eram registrados na casa de 1s15 e 1s17. Assim que os primeiros tempos competitivos surgiram, Charles Leclerc surgiu como líder, estabelecendo a marca de 1m14s141, seguido de perto por Lando Norris (0s154), Kimi Antonelli (0s172) e Hamilton (0s201). Neste momento da sessão Gabriel Bortoleto aparecia na sexta colocação com 1m14s683, logo atrás de Max Verstappen.

Completaram suas voltas logo depois, Oscar Piastri em terceiro e Isack Hadjar em sétimo – apesar do piloto da Racing Bulls ter reclamado do trabalho de aquecimento dos seus pneus. Estavam na zona de eliminação: Russell, Colapinto, Alonso, Pérez, Stroll e Bottas.

Com mais uma volta rápida, Leclerc novamente surgia na liderança, melhorando o seu tempo par 1m13s399, enquanto Hamilton era o terceiro colocado 1m13s804. Na Cadillac, novamente o problema dos freios era um ponto de reclamação dos competidores.

Restando três minutos para o final, após Verstappen e Antonelli melhorarem suas marcas, Bortoleto bateu na Nouvelle Chicane, danificando a suspensão e imepedindo o brasileiro de continuar na sessão. Com ainda restava 2m11, os competidores tinham a oportunidade de tentar ao menos uma volta para se livrar da eliminação.

Carlos Sainz saltou para décima posição, com o 1m14s348, ficando logo atrás de Alexander Albon e conseguindo os dois carros da Williams no Q2.

Q2 – 15 minutos

Apenas Nico Hülkenberg foi para a pista com pneus macios usados; o restante do grid utilizava compostos novos na tentativa de registrar tempos competitivos logo nas primeiras voltas do Q2. Charles Leclerc assumiu a liderança provisória ao marcar 1min12s928, mas rapidamente foi superado por Lando Norris, que registrou 1min12s778. Oscar Piastri aparecia logo atrás com 1min13s072, seguido por Lewis Hamilton, Isack Hadjar e Max Verstappen.

A disputa pela ponta ganhou intensidade quando Andrea Kimi Antonelli cravou 1min12s704 e assumiu a liderança da sessão. Verstappen respondeu na sequência com uma nova tentativa utilizando o mesmo conjunto de pneus, avançando para a segunda colocação e ficando a apenas 0s062 do jovem piloto da Mercedes.

Na zona de eliminação estavam Carlos Sainz, Alexander Albon, Pierre Gasly, Arvid Lindblad e Franco Colapinto, além de Gabriel Bortoleto, que havia ficado fora da disputa após o acidente sofrido no Q1.

Nos instantes finais, Sainz e Albon não conseguiram melhorar suas marcas e acabaram eliminados. Verstappen, por sua vez, utilizou um novo jogo de pneus macios para assumir a liderança com 1min12s499, abrindo 0s205 sobre Antonelli. Enquanto isso, a dupla da Ferrari seguia relatando dificuldades com o comportamento da traseira do SF-26, especialmente nas saídas de curva.

Russell estava distante do companheiro de equipe, avançando para a próxima fase, apenas na oitava posição.

O incidente entre Lindblad e Colapinto ficou para ser investigado após a classificação, assim como o incidente entre Alon e Lindblad no pit-lane.

Q3 – 13 minutos

Como esperado, os pneus macios novos dominaram a fase decisiva da classificação. Andrea Kimi Antonelli foi o primeiro a estabelecer uma marca de referência ao registrar 1min12s375, apenas um milésimo mais rápido que Max Verstappen. Lewis Hamilton aparecia na terceira posição, a 0s178 do líder provisório.

Na sequência vinham Lando Norris, George Russell — 0s451 atrás do companheiro de equipe —, Isack Hadjar, Oscar Piastri, Liam Lawson, Pierre Gasly e Charles Leclerc. O piloto da Ferrari retornou rapidamente à pista para uma nova tentativa, ainda enfrentando problemas de dirigibilidade ao longo da sessão.

Leclerc foi o primeiro dos ponteiros a completar uma volta rápida na reta final do Q3, assumindo a liderança provisória com 1min12s351 e estabelecendo a marca a ser batida pelos adversários.

A disputa pela pole foi decidida nos instantes finais. Verstappen chegou a assumir a ponta momentaneamente, mas Antonelli respondeu de forma imediata e cravou 1min12s051, garantindo sua primeira pole position na Fórmula 1. O neerlandês terminou em segundo, apenas 0s043 atrás do piloto da Mercedes, enquanto Hamilton completou o top-3, a 0s228 do pole.


Leclerc encerrou a classificação na quarta colocação, mas viu sua sessão terminar de forma frustrante após um acidente nos momentos finais do Q3. Russell ficou apenas com a sexta colocação, enfrentando dificuldade ao longo da sessão.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading