ColunistasNascarPost

Chase Elliott desencanta em 2022 com a vitória em Dover

Com o troféu da Milha Monstro, Chase Elliott se tornou o nono vencedor do ano e o quarto da Hendrick (Sean Gardner/Getty Images)

Apesar de liderar o campeonato por pontos, Chase Elliott tinha um incômodo jejum de vitórias, que estava  mais evidente com o fato de ter sido o único piloto da Hendrick Motorsports a não ter conquistado um triunfo em 2022. Mas a sorte sorriu para o campeão da NASCAR Cup Series em 2020, que foi o vencedor da etapa de Dover.

A corrida começou no domingo, mas com a chuva que caiu no autódromo, a corrida foi adiada para segunda-feira, após apenas 78 das 400 voltas disputadas. A prova recomeçou como esteve, com Denny Hamlin na ponta, que liderou desde o começo da contenda em venceu o primeiro estágio.

Entretanto, a sorte do carteiro acabou no pit-stop. Uma das porcas não foi colocada direito e a roda se soltou na saída dos boxes. Além do prejuízo na pista, a NASCAR deve punir severamente a Joe Gibbs Racing com multa e membros da equipe de boxes do Hamlin serão suspensos pelo vacilo.

O piloto do carro número 11 ainda tentou se recuperar, mas acabou colhido na rodada de Cody Ware, causando um dano em seu carro e acabando com suas chances na corrida.

Apesar do segundo estágio ser vencido por Ryan Blaney (que tentava uma tática diferente), Kyle Busch e Alex Bowman demonstravam desde a metade da prova terem os carros dominantes da etapa e eram os favoritos para a vitória. Contudo, ambos acabaram prejudicados ao entrarem nos boxes, quando a roda do carro de AJ Allmendinger se soltou e causou a bandeira amarela. 

Enquanto Allmendinger abandonava e a equipe Kaulig Racing também já se conformava com a futura punição pesada a vir, Busch e Bowman acabaram caindo para o fim do pelotão e não tiveram tempo para tentar voltar à ponta.

Assim, a briga pela vitória parecia resumida entre Ross Chastain, que buscava a terceira vitória no ano, e Chase Elliott, líder da temporada por pontos, mas que ainda buscava o primeiro triunfo do ano. Os dois vinham fazendo relargadas bem apertadas, até o último reinício de prova, faltando 53 voltas para o fim, quando o piloto da Hendrick pulou na frente e abriu vantagem.

Chastain ainda perdeu o segundo lugar para o surpreendente Ricky Stenhouse Jr, e teve que segurar Martin Truex Jr e Christopher Bell nas voltas finais. Truex tentou tomar o terceiro posto, mas rodou na última volta.

No fim, nem mesmo a bandeira amarela atrapalhou a primeira vitória de Elliott no ano, se igualando aos seus colegas de equipe, conferindo à Hendrick como a única equipe a ter todos os seus pilotos com pelo menos uma vitória no ano.

A próxima corrida da NASCAR Cup Series será no próximo domingo em um dos ovais mais tradicionais da categoria, o circuito de Darlington.

Top-10 da etapa de Dover:

1 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
2 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
3 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
4 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
6 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
7 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Chris Buescher (RFK/Ford)
9 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
10 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)

Classificação do campeonato após 11 de 26 etapas:

Classificados por vitórias: William Byron e Ross Chastain (2); Chase Elliott, Kyle Busch, Alex Bowman, Kyle Larson, Chase Briscoe, Austin Cindric e Denny Hamlin (1)

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):

Ryan Blaney +109
Martin Truex Jr +77
Joey Logano +57
Christopher Bell +25
Aric Almirola +24
Kevin Harvick +21
Erik Jones +3

Austin Dillon -3
Tyler Reddick -13
Daniel Suarez -21
Chris Buescher -32

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo