Após uma breve pausa depois do GP do Bahrein, os pilotos estão na Arábia Saudita para a disputar a segunda corrida da temporada 2023. Max Verstappen liderou a sessão, depois de anotar 1m29s662, o holandês foi evoluindo as suas marcas conforme a sessão avançou. O holandês levou um pouco mais de tempo para ser liberado ao traçado, mas trabalhou apenas com pneus macios durante toda a atividade.
Os competidores estiveram concentrados em realizar stints mais longo, no começo da atividade eles avaliaram os pneus médios e duros e sua durabilidade e depois seguiram para os pneus macios, fazendo stints mais longos.
Sergio Pérez ficou com a segunda posição, depois de registrar 1m30s100, superando Fernando Alonso da Aston Martin. O espanhol quer ver o comportamento do AMR23 neste traçado e acredita que algumas ordens vão mudar nesse fim de semana por ser um circuito totalmente diferente – e que exige muito dos carros.
Lance Stroll confirmou o bom trabalho da Aston Martin ao ocupar a quarta posição, parece que não é fogo de palha todo esse exibicionismo da equipe britânica. George Russell encaixou a Mercedes no quinto lugar, acompanhado por Lewis Hamilton que foi o sexto colocado.
A Ferrari só apareceu na sétima posição com Carlos Sainz, enquanto Pierre Gasly foi o oitavo colocado. Alexander Albon representou a Williams em nono, com Yuki Tsunoda em décimo.
Os diretores de prova e comissários estão de olho em incidentes que aconteceram pela pista, por conta do tráfego intenso.
A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.
Saiba como foi o TL1 do GP da Arábia Saudita
Antes do início das atividades do fim de semana algumas notícias dominaram a Fórmula 1. A primeira delas relacionada a punição que Charles Leclerc vai lidar logo na segunda prova do ano. O monegasco passou por uma troca da central eletrônica e como duas unidades desse elemento foram usadas no Bahrein e tiveram problema (ocasionando o abandono de Leclerc), a equipe precisou instalar uma terceira para competir em Jeddah. Charles vai perder dez posições no grid de largada deste domingo.
Max Verstappen chegou na Arábia Saudita nesta sexta-feira, o piloto holandês ficou fora das coletivas, pois enfrentou problemas estomacais antes da sua viagem para Jeddah.
Nesta manhã também foi de conhecimento que a FIA não permitirá mais que os pilotos participem do Track Walk usando bicicletas, patinetes e outros meios de locomoção. A nota foi emitida para as equipes depois do Bahrein.
Com a pista liberada, rapidamente os competidores passaram a realizar uma volta de verificação. A temperatura no traçado estava na casa dos 45°C, com 26°C no ambiente.
Valtteri Bottas abriu a tabela de tempos ao anotar 1m35s701, o piloto da Alfa Romeo trabalhava com os pneus médios. Na sequência Sainz obteve 1m34s831, usando os compostos duros. Aos poucos os pilotos seguiam para o traçado trabalhando principalmente com pneus médios e duros.
Pérez por sua vez, enfrentou problemas para deixar os boxes, pois, o pit-lane de Jeddah é bem apertado. O mexicano precisou de ajuda para virar o carro e seguir ao traçado. Rapidamente Pérez entrou na casa de 1m32s969 usando os pneus macios.
They never said it was easy to do a three-point turn in an F1 car 😅
Checo gets a helping hand after some garage exit difficulties #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/s2n35PDS2N
— Formula 1 (@F1) March 17, 2023
Com dez minutos de atividade, Fernando Alonso superou o tempo obtido por Pérez ao anotar 1m32s832 usando os pneus macios. Como os pilotos ainda estão realizando algumas verificações e avaliando peças, os tempos ainda tinham muito potencial para evoluir.
O TL2 é a sessão mais importante do fim de semana, já que ela é a única atividade que acontece no mesmo horário que a classificação e as corrida serão realizadas.
Hamilton instalou os pneus duros e cravou 1m32s665, para colocar a Mercedes no início da tabela de tempos. Os tempos estavam evoluindo e com isso as posições trocavam diversas vezes. Alonso voltou ao topo ao anotar 1m31s262.
Por conta do tráfego que era intenso no traçado, enquanto alguns piloto usavam a volta seguinte para recarregar as baterias do carro e refrigerar o equipamento, os competidores que estavam mais rápidos no traçado precisavam ficar atentos para não provocar uma batida nos pilotos mais lentos. Os engenheiros estavam tentando auxiliar os pilotos, mas em alguns momento o aviso acontecia tardiamente.
Restando 38 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Pérez, Alonso, Leclerc, Albon, Hamilton, Sainz, De Vries, Gasly, Russell e Norris. Os pilotos estavam focados em stint mais longos, Leclerc completou nove voltas com os pneus duros, enquanto De Vries tinha feito doze voltas com os pneus médios. Pérez e Alonso realizaram avaliações com os pneus macios em Stints mais curtos, mas com o mesmo composto.
Vestappen levou um pouco mais de tempo para ser liberado ao traçado, mas o piloto não demorou para estar entre os primeiros colocados. O holandês registrou 1m30s494, superando Alonso em apenas 0s015. Verstappen reclamou do comportamento do carro e principalmente sobre o desempenho do equipamento. As imagens mostradas de Max também deixavam nítida a falta de aderência no traçado provocado pela entrada da areia no traçado.
Restando 30 minutos para o encerramento da atividade, grande parte dos competidores estava usando os pneus supermacios. Porém, Verstappen que entrou depois no traçado, seguiu evoluindo e com oito giros nos pneus macios o piloto anotou 1m29s815, separado por 0s694 de Alonso.
Por mais que os tempos estivessem evoluindo em alguns momentos, o foco parecia ser em stints mais longos e na avaliação da durabilidade dos pneus macios. Os compostos mais velozes não foram usados na última corrida em Jeddah, pois as equipes deram preferência para trabalhar com os pneus médios e duros em suas estratégias, além de realizar apenas uma parada.
Neste fim de semana estão disponíveis os pneus: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio).
Alguns pilotos estavam cometendo erros no traçado, atacando além do necessário as zebras ou extravasando os limites de pista para fugir de outros competidores. Os pilotos estavam testando mais uma vez os limites do traçado, combinado aos seus carros.
📻: "UNBELIEVABLE"
Traffic is proving to be an issue for those out on track, with Lance Stroll the latest affected! 😩#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/CcnntiVZd4
— Formula 1 (@F1) March 17, 2023
Verstappen seguiu na primeira posição, para anotar 1m29s790 com um novo jogo de pneus macios, antes de encerrar a atividade.
Nos últimos dez minutos, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Pérez, Russell, Hamilton, Sainz, Albon, Leclerc, Gasly e Stroll.
A atividade foi encerrada com Verstappen na ponta, acompanhado por Alonso que exibiu mais uma boa performance com a Aston Martin.
Logo na segunda corrida do ano algumas equipes já estão realizando alterações no motor dos seus carros, tentando evitar quebras ou problemas.
🏁 FP1 CLASSIFICATION 🏁
Max Verstappen leads the way in Saudi #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/n7pBrBRhAp
— Formula 1 (@F1) March 17, 2023