Neste fim de semana acontece a classificação para as 500 Milhas de Indianápolis, são dois dias usados para estabelecer o grid de largada. A 108ª edição será disputada apenas no dia 26 de maio.
Os times passam cerca de um mês em Indianápolis, no último sábado foi disputada a prova no circuito misto e Alex Palou faturou a vitória, aproveitando o momento para assumir a liderança do campeonato.
O mais interessante da Indy 500, é que por ser um grande desafio e uma das provas mais icônicas do calendário, as equipes se dedicam a preparar os carros exclusivamente para a prova. Todos estão mirando na vitória, por ser uma corrida onde as oportunidades acabam surgindo no meio do caminho.
A lista para disputar a Indy 500 neste ano está fechada e os números da edição são bem interessantes.
São 8 vencedores: Helio Castroneves, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Ryan Hunter-Reay, Josef Newgarden, Will Power, Alexander Rossi e Takuma Sato;
7 estreantes: Marcus Armstrong, Tom Blomqvist, Kyle Larson, Linus Lundqvist, Christian Rasmussen, Nolan Siegel e Kyffin Simpson;
13 pilotos norte-americanos: Marco Andretti, Ed Carpenter, Conor Daly, Santino Ferrucci, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Kyle Kirkwood, Kyle Larson, Josef Newgarden, Graham Rahal, Sting Ray Robb, Alexander Rossi e Nolan Siegel;
21 pilotos estrangeiros de 13 países: Marcus Armstrong, Tom Blomqvist, Augustin Canapino, Helio Castroneves, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Pietro Fittipaldi, Romain Grosjean, Callum Ilott, Katherine Legge, Christian Lundgaard, Scott McLaughlin, Pato O’Ward, Alex Palou, Força de Vontade, Christian Rasmussen, Felix Rosenqvist, Takuma Sato, Kyffin Simpson e Rinus VeeKa
34 motores: Honda 18, Chevrolet 16 (todos os carros usam chassis Dallara e pneus Firestone).
São 34 inscrições, definidas para disputar as 33 vagas iniciais da edição. Os carros já foram para a pista nesta terça-feira (14) de maio, para começar a preparação para a prova. No entanto, a chuva acabou atrapalhando os planos.
A prova terá em pista dois brasileiros: Pietro Fittipaldi com a Rahal Letterman Laningan Racing, enquanto Helio Castroneves retorna com a Mayer Shank Racing, em busca da sua quinta vitória.
Classificação
A classificação é uma atividade dividida em dois dias.
Sábado: todos os carros vão para a pista e se define o grid de largada do 13° até o 30° colocado Todos os 34 inscritos têm uma tentativa garantida na sessão. Em cada tentativa gera-se uma média de velocidade, definida em quatro voltas.
A ordem para os pilotos invadirem a pista é estabelecida por sorteio, após a Fast Friday.
São duas filas no pit-lane, na fila 1 o piloto tem prioridade para entrar na pista, mas independente da marca obtida anteriormente, ela é deletada. Quem entra na segunda fila não tem prioridade, mas só invade o traçado se não tiver ninguém na fila 1. O benefício é não ter a sua marca deletada e pode abortar a tentativa se notar que não está evoluindo.
Com a sessão finalizada, se estabelece da 5ª até a 10ª fila. Os 12 pilotos mais rápidos vão brigar por uma chance de disputar a pole.
A definição das primeiras filas acontece no dia seguinte.
O domingo começa com a definição da 3ª e 4º fila. Os pilotos vão duelar para ficar entre os seis primeiros colocados, mas aqueles que não conseguirem essa vaga, vão ocupar da 7ª até a 12ª posição. Os pilotos são liberados do mais lento do sábado até o mais rápido.
A segunda atividade é para os quatro carros mais lentos, que vão disputar as últimas três vagas que restam para estar na 108ª edição.
O dia termina com o Fast Six, a briga pela pole-position e para estar nas duas primeiras fileiras do grid. Novamente é do mais lento até o mais rápido, cada piloto faz quatro voltas e aquele que tiver a melhor parcial, é o pole da edição.
A maior parte da ação em pista será exibida pela ESPN e STAR+. Na TV Cultura será possível acompanhar o Fest 12, Bump Day e Fast Six. A prova será exibida pela ESPN, Star+ e TV Cultura no dia 26/05.