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Nova Diretriz Técnica da FIA em Las Vegas fecha brecha sobre proteção das pranchas

A FIA implementa nova Diretriz Técnica no GP de Las Vegas, proibindo proteções no assoalho para controlar o desgaste da prancha. Entenda o impacto!

Às vésperas do início do GP de Las Vegas, a FIA liberou uma Diretriz Técnica, enquanto ocorre uma disputa intensa pelo Mundial de Construtores. A aplicação da norma é imediata, que determina a proibição do uso de placas de proteção na parte inferior dos carros para controlar desgaste da prancha.

A informação chega pelo site alemão Auto Motor und Sport. A Red Bull teria solicitado um esclarecimento à Federação Internacional de Automobilismo, por conta de uma área cinzenta que permite que as equipes usem uma proteção na prancha, a fim de controlar o desgaste – algo que aparentemente foi adotado por uma boa parte do grid. Se a peça passa por um desgaste mais elevado é possível lidar com uma desclassificação, principalmente se for protegido os furos usados pela FIA para a medição.

Nos últimos anos, por conta do efeito solo, as equipes têm tentado buscar as mais diferentes formas para obter o máximo de performance, combinando isso com a altura dos seus carros. Os times tentam diferentes coisas para proteger os parafusos de fixação. As experiências foram múltiplas, tentando um isolamento entre a placa do assoalho ou com parafusos que apresentavam uma folga para absorver os choques com o asfalto.

A prancha de madeira que fica embaixo do assoalho do carro contém furos para que a FIA possa fazer a medição do desgaste e validar se a peça está ou não cumprindo o regulamento.

Em São Paulo era possível notar na reta principal, várias marcas da raspagem do assoalho em contato com o solo. As equipes tentam deixar os carros mais próximos ao chão para obter uma melhor performance, já que o assoalho desses carros é tão trabalhado para obter o máximo de eficiência dessa peça.

O regulamento atual, prevê que o máximo tolerado de desgaste ao final de uma prova é de 1 milímetro, nos 10mm de espessura que a prancha tem. Em 2023, Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados por essa regra, afetando o resultado do GP dos Estados Unidos de 2023.

Com o anúncio da Diretriz Técnica antes do início das atividades do GP de Las Vegas, as equipes que estavam usando tal proteção no assoalho tem tempo para fazer as mudanças necessárias no carro para a etapa. No entanto, para alguns times será necessário elevar o carro para evitar o desgaste durante os próximos eventos, perdendo um pouco de performance.

Segundo o site alemão, Mercedes, Ferrari e Haas estariam utilizando a placa e terão que fazer as mudanças. Red Bull e McLaren estariam um pouco mais tranquilas por não usar esse artifício.

A mudança com o andamento do campeonato, faltando apenas três etapas para o encerramento da temporada 2024, tem por objetivo cobrir mais uma área cinzenta do regulamento. No entanto, as equipes que estavam usando a proteção, podem ser um tanto afetadas neste evento, o que pode alterar a dinâmica de duelos entre McLaren e Ferrari, no duelo travado pelo título nos Construtores.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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