A McLaren não esperava o desempenho que teve na Hungria, mas com o término da etapa, o time faturou o seu segundo pódio em 2023 com Lando Norris. Na classificação o britânico conquistou a terceira posição para a largada, seguido por Oscar Piastri.
A prova realizada por Piastri também merece destaque, o piloto teve uma excelente reação na largada, saltando para o segundo lugar e levando com ele Lando Norris. Lewis Hamilton que era o pole, caiu para a quarta posição depois de ser ultrapassado por Max Verstappen e ser surpreendido pelos pilotos da McLaren.
Sem carro para brigar de forma efetiva com a Red Bull, ainda mais em um fim de semana que o time austríaco forneceu atualizações para o seu equipamento, Oscar Piastri gerenciou o seu primeiro Stint de forma formidável. Quando as paradas nos boxes iniciaram, a McLaren optou por realizar a parada de Norris primeiro, tentando cobrir a estratégia estabelecida pela Mercedes para Lewis Hamilton.
A escolha gerou algumas críticas, pois o mais esperado era realizar a parada com Oscar Piastri, pois ele estava à frente de Norris. No entanto, a escolha da equipe tem justificativa, eles jugavam a posição de Piastri mais preservada; no entanto, o britânico era o piloto que estava ameaçado pelo ritmo da Mercedes. Com a manobra escolhida pela McLaren, o undercut ocorreu entre os companheiros de equipe Piastri retornou ao traçado atrás de Norris.
A corrida de Piastri não terminou da forma como era esperado, o piloto foi superado por Sergio Pérez e no embate com o piloto mexicano danificou o assoalho do seu carro. Piastri começou a lidar com o desgaste dos pneus e com isso, Lewis Hamilton também conseguiu ultrapassar o australiano.
No final da corrida Zak Brown foi questionado sobre a escolha da McLaren para Piastri e Norris, tentando eliminar qualquer dúvida sobre um possível favorecimento da corrida realizada pelo britânico.
“Achavamos que era a melhor estratégia para a equipe. Estávamos considerando fazer algo mais tarde na corrida, mas estávamos no… o que era a melhor estratégia para a equipe naquele momento. Queríamos cobrir Lewis, Lewis saiu e parecia que eles iam fazer um pit-stop.”
“Não, não, não, apenas fizemos o que pensamos ser a melhor estratégia, realmente nos baseamos no que achávamos que Lewis iria fazer”, seguiu Brown.
Durante a transmissão da Sky, a atitude da McLaren foi questionada. Na conversa com Brown pós-corrida abordaram a possibilidade da inversão de posições entre Lando Norris e Oscar Piastri depois do undercut, mas a McLaren sabia que essa pista não era favorável para o time, principalmente com o asfalto quente.
“Queríamos ver como o ritmo se adaptaria aos novos pneus. Foi algo sobre o que conversamos no pit-wall e dissemos: ‘Vamos ver onde estamos na volta cinco para o final para tomar uma decisão.”
Após o encerramento da prova, Norris ressaltou que a McLaren conseguiu o pódio, mas não estava mais rápida que a Mercedes. O time teve vários problemas com o gerenciamento de pneus e o desempenho da equipe seria mais favorável se a pista estivesse mais fria.
Para realizar a inversão entre Norris e Piastri, eles poderiam perder tempo por reduzir a velocidade do carro que já estava à frente após a saída dos boxes, colaborando para além de perder a posição para a Mercedes (que era algo que eles estavam tentando evitar), também perder o pódio.
Andrea Stella também confirmou o raciocínio que eles tiveram para a prova de Norris: “Em relação ao undercut que tivemos na primeira parada, você realmente segue a sequência que é natural, porque você cobre o carro que está mais em risco e depois parte para o outro carro.”
“A volta de saída de Lando foi super, super rápida, o que fez com que Oscar perdesse a posição. Para ser honesto, nossa abordagem para essa situação é pensar primeiro na equipe. Pensamos em equipe e depois lidamos com a situação interna”, seguiu Stella.
No restante da prova Norris apresentou um bom ritmo, com Piastri lutando com as temperaturas dos pneus e tentando preservar a durabilidade dos compostos, principalmente por conta dos danos que ele sofreu no assoalho. O gerenciamento dos compostos teve um impacto nessa prova, além disso o undercut parece que foi mais efetivo na Hungria por conta do uso da gama mais macia de pneus que costuma aquecer rapidamente, além da temperatura no traçado que colaborou.
O resultado para a McLaren foi extremamente positivo, o time terminou a prova à frente da Ferrari, além de faturar mais um pódio em um fim de semana que a dupla da Alpine abandonou.
Faz sentido a estratégia da McLaren, só que os fãs do australiano e o próprio Piastri não curtiram muito. Ele disse que sonha em “participar do podcast do Verstappen “.