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McLaren aproveita o GP de Singapura para introduzir novo pacote de atualizações

Além da McLaren, AlphaTauri e Alfa Romeo também aproveitam a 15ª etapa do Campeonato para promover atualizações em seus carros

Mesmo com a temporada 2023 se encaminhando para a reta final, algumas equipes ainda estão atualizando os seus carros. Os regulamentos do próximo ano não serão tão diferentes, portanto algumas equipes ainda estão avaliando os seus equipamentos, pensando no próximo ano.

Em Singapura, nove das dez equipes do grid levaram atualizações. A McLaren, assim como a AlphaTauri implementaram um pacote maior de atualizações nos carros, buscando uma melhorar no rendimento.

Antes das férias da Fórmula 1, ainda no GP da Áustria a McLaren começou a trabalhar com pacote de atualizações mais extenso para o MCL60. As alterações chamaram a atenção, não apenas no visual, mas na performance da equipe. Com um desempenho melhor, a McLaren faturou dois pódios na sequência com Lando Norris (Inglaterra e Bélgica), além de colaborar para o time obter mais pontos e superar a Alpine no Mundial de Construtores.

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Em Singapura, a McLaren apostou em mais uma porção de alterações para o MCL60, as novas peças foram introduzidas no carro de Lando Norris, enquanto Oscar Piastri receberá um complemento das novas peças no Japão – semelhante ao que aconteceu na Áustria.

Ao longo desta sexta-feira, Lando Norris foi enviado diversas vezes para a pista com o flow-vis espalhado em algumas peças do carro. A McLaren aproveitou essas sessões para fazer testes aerodinâmicos e comparar a eficiência delas em pista, com os dados que foram obtidos em simulação. Um gap foi observado entre Norris e Piastri nesta sexta-feira, enquanto os pilotos realizavam o cronograma estabelecido pela equipe.

Em um primeiro momento, as alterações que aconteceram no MCL60 demonstram um cenário positivo para a equipe. Lando Norris comentou sobre a performance no final do dia.

A McLaren realizou mais uma sequência de importantes alterações no MCL60 – Foto: reprodução McLaren

“Acho que foi uma sexta-feira razoável, foi bom instalar as peças novas no carro e tudo parece positivo neste momento. É uma boa melhoria em relação ao que tínhamos. Acho que faz tudo aquilo que deveria ser realizado. Então é um bom trabalho da equipe para ter o upgrade aqui e para que tudo funcione como deveria. Acho que o ritmo é razoável, podemos não ser tão bons quanto a Ferrari, mas caso contrário, estamos em uma boa luta por uma boa posição”, disse o piloto britânico.

Oscar Piastri, além de estar testando algumas novas peças, ainda tinha o trabalho para conhecer a pista. A Fórmula 2, categoria que o piloto foi campeão em 2021, não corre em Singapura. O circuito é bem complicado e exige muita atenção e preparo dos competidores.

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“Conseguimos completar o programa que tínhamos planejado, centrado nos testes das novas peças aerodinâmicas e compreensão dos pneus para a corrida. Estamos felizes com os dados coletados. Gostaria de agradecer à equipe de fábrica e aqui em pista pelos esforços que nos levaram a testas esta atualização, que foi adotada no carro de Lando neste fim de semana”, comentou o chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella.

“Em termos de competitividade, alguns carros parecem bastante rápidos, mas vamos tentar o nosso melhor para estar na disputa por bons pontos. Oscar está fazendo um bom trabalho em pista, melhorando corrida após corrida. Mais está por vir amanhã”, seguiu.

Alterações da McLaren para o GP de Singapura – Foto: reprodução

A McLaren realizou alterações na lateral do sidepod, assoalho, asas dianteiras e traseira, além da tampa do motor. A asa dianteira foi revisada para proporcionar um ganho maior de carga aerodinâmica e a tampa do motor remodelada tem por objetivo condicionar melhor o fluxo do assoalho. Uma das peças mais importantes em carros com efeito solo é o assoalho e esse passou por uma revisão completa. Desde o ano passado os times buscam uma melhor união das peças superiores com as que estão na parte inferior do carro, todos os ajustes são para que essas peças operem melhor com o sidepod.

O halo que é um dispositivo para a proteção do piloto, também passou por uma alteração para auxiliar o fluxo de ar para o resto da carroceria. Não apenas a traseira do carro do carro foi revisada, como a suspensão precisou ser modificada, entre outras alterações.

A McLaren optou por utilizar uma pintura diferente no GP de Singapura e Japão, com uma área maior da fibra de carbono exposta. Com essa quantidade de peças novas é interessante esse mecanismo da McLaren aproveitar para remover um pouco mais da pintura do carro. Nos últimos anos os times têm feito malabarismos desse tipo para reduzir um pouco o peso dos carros, vários equipamentos apareceram com parte da fibra exposta. A McLaren além de avaliar as novas peças do carro também pode estar pensando em explorar ainda mais esse mecanismo no próximo ano, para deixar o carro mais leve, enquanto se concentra em novos conjuntos de peças para o carro.

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A AlphaTauri é a lanterna do Campeonato, o carro tem diversos problemas e não empolga, mas o time italiano ainda está buscando contar com um pouco mais de desempenho nesta reta final da temporada 2023. O carro da equipe deve aparecer todo revisado no próximo ano – principalmente pelas mudanças que estão por vir, como o nome do time.

A AlphaTauri atualizou os dois carros em Singapura – Foto: reprodução AlphaTauri

Assim como a McLaren, a lista de mudanças da AlphaTauri foi bem ampla. Assoalho, difusor, sidepod, tampa do motor, suspensão, entre outros. A equipe está buscando melhorar a refrigeração do carro, uma protuberância no sidepod foi destacada ao longo desta sexta-feira. As outras mudanças são para melhorar a condução do fluxo de ar pelo carro.

Em meio as mudanças, a sexta-feira foi um pouco complicada para a AlphaTauri, Liam Lawson aproveitou o dia para realizar o reconhecimento do traçado, uma pista que ele nunca tinha andado, apesar de gostar de guiar nela no vídeo game. Yuki Tsunoda por sua vez, correu apenas em 2022 neste circuito, pois a pista ficou fora do calendário em 2020 e 2021 – uma consequência da pandemia.

“Chegamos em Singapura com vários novos componentes aerodinâmicos e ambos os carros foram equipados com eles. Um dos principais objetivos de hoje foi compreender o desempenho associado a esta atualização e, junto com os dados, ver a melhor forma de configurar o carro em torno delas”, comentou Jonathan Eddolls, engenheiro chefe de corrida da AlphaTauri.

Mudanças da AlphaTauri para Singapura – Foto: reprodução AlphaTauri

A Alfa Romeo também focou na melhora do desempenho aerodinâmico, o time tinha planejado alterações para Singapura. O time suíço conta com um novo assoalho (uma atualização bem explorada nesses pacotes maiores), alteração na entrada de ar do sidepod e mudança no difusor.

A Alfa Romeo também preparou algumas altearações para o carro em Singapura – Foto: reprodução Alfa Romeo

O carro da Alfa Romeo tem alguns problemas aerodinâmicos que também estão colaborando para os problemas que geram a ativação do anti-stall. O time focou nessas mudanças também para contar com mais opções de configuração.

Atualizações realizadas pela Alfa Romeo – Foto: reprodução

A Haas foi a única equipe que não levou uma atualização para a pista. Os outros times fizeram algumas mudanças pontuais. A Alpine também chamou um pouco de atenção, com um sidepod revisado.

A sexta-feira foi marcada pelos testes e na busca dos times para encontrar a configuração ideal. Os pilotos também precisaram trabalhar com o reconhecimento do terceiro setor da pista, após o traçado sofrer uma alteração para a prova de 2023, transformando em uma reta o trecho que era composto pelas curvas 16 a 19.

O carro de Norris tomou um banho de flow-vis, mas outras equipes também fizeram o uso em algumas peças, para verificar o comportamento do ar pelas novas peças. Se classificar bem em Singapura é importante, portanto coletar dados no TL2 foi muito valioso para os times, pois a sessão simula o que os competidores vão enfrentar na classificação e corrida.

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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