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Ferrari domina treinos livres em Singapura. Sainz encerra última atividade antes da classificação na liderança

Max Verstappen segue tecendo reclamações sobre o carro, o piloto ficou fora do top-3. Carlos Sainz liderou mais uma atividade do fim de semana, separado por 0s069 de George Russell

O TL3 aconteceu neste entardecer de Singapura, sendo a última sessão de treinos livres disponível antes da classificação. Parte do grid aproveitou os primeiros minutos deste sábado (16) para fazer umas últimas avaliações em modo de simulação de corrida, antes de encerrar a sessão com as voltas rápidas. Carlos Sainz completou a atividade na liderança, comandando mais um dos treinos livres em Marina Bay. Com o resultado, a Ferrari liderou todos os treinos livres até o momento.

George Russell se estabeleceu na segunda posição, separado por 0s069. Durante o TL3 a dupla da Mercedes concentrou as suas avaliações nos pneus macios, enquanto alguns competidores ainda trabalharam com os pneus médios.

Lando Norris se estabeleceu na terceira posição com a McLaren, em mais uma boa exibição do britânico com o novo conjunto de atualizações fornecido pela equipe ao MCL60. A classificação promete ser bem apertada, algo que já é observado desde a sexta-feira, quando os times operavam diferentes cronogramas.

Max Verstappen passou o TL3 reclamando do carro, com muita dificuldade para trocar as marchas, seja elas na redução ou na subida. O holandês precisou se contentar com a quarta posição. Esse é um fim de semana que a dupla da Red Bull tem reclamado bastante dos carros, inclusive sobre a configuração avaliada sobre a equipe.

Charles Leclerc ficou com a quinta posição, depois de cometer alguns errinhos quando buscava uma volta rápida no traçado. Lewis Hamilton foi o sexto colocado, após passar parte da sessão entre os primeiros colocados. Oscar Piastri começou a sessão usando os pneus duros, depois ficou livre para avaliar os pneus macios e ocupar a sétima posição.

Sergio Pérez se estabeleceu no oitavo lugar, acompanhado por Nico Hülkenberg da Haas e Yuki Tsunoda da AlphaTauri.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília) para a realizar a classificação.

Saiba como foi o TL3 do GP de Singapura

Depois de dois treinos livres liderados pela Ferrari na sexta-feira, os pilotos retornaram ao circuito nesta tarde entardecer em Marina Bay. As temperaturas estavam novamente altas, 39°C na pista e 31°C no ambiente.

Está era a última atividade antes da classificação, então os competidores têm um momento para testar as voltas as voltas rápidas no circuito. Com o traçado liberado, a dupla da Alfa Romeo foi enviada ao circuito, usando os pneus macios.

Alexander Albon que perdeu o TL2 por problemas no motor, aguardava para entrar na pista guiando o carro da Williams. Bottas abriu a tabela de tempos anotando 1m35s085, seguido por Zhou que obteve 1m36s495 como a sua primeira marca do dia.

À medida que outros competidores ocupavam a pista, os pneus médios eram usados em seus carros. Neste fim de semana a Pirelli ofereceu aos competidores os pneus da gama macia de compostos, distribuídos desta forma: C3 (faixa branca – duro), C4 (faixa amarela – médio) e C5 (faixa vermelha – macio).

Com dez minutos de atividade, Max Verstappen liderava a sessão com o tempo de 1m34s402, seguido por Bottas que melhorou sua marca para 1m34s985. A Mercedes optou pela mesma estratégia que a Alfa Romeo na liberação dos seus competidores ao traçado, optando por trabalhar de cara com os pneus macios. Verstappen cometeu um errinho, pegando a área de escape do circuito para retornar ao traçado regular, nada aconteceu ao seu carro.

Permanecendo em pista sem passar nos boxes, Sainz saltou para a ponta com o tempo de 1m33s778, acompanhado de perto por Russell que registrou 1m34s094 em sua primeira volta rápida com os pneus macios. Verstappen que estava completando uma boa volta no traçado, estabeleceu 1m33s660 depois daquele erro.

Neste entardecer em Singapura, Lando Norris tinha iniciado o seu trabalho para a McLaren, depois de uma sexta-feira agitada para o time inglês, pois o MCL60 do britânico contava com um pacote de atualizações novo. O objetivo da McLaren era fazer o carro melhorar o desempenho como um todo, com a parte superior e inferior trabalhando em conjunto. Outras equipes levaram atualizações pontuais para a pista.

LEIA MAIS: McLaren aproveita o GP de Singapura para introduzir novo pacote de atualizações

Após 20 minutos de sessão, Alexander Albon foi liberado para a pista, registrando 1m34s598, ficando no top-10 momentaneamente. Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Russell, Verstappen, Leclerc, Hamilton, Norris, Alonso, Magnussen, Pérez e Stroll. Sainz ainda permanecia com os pneus médios e obteve 1m33s195 com o seu conjunto de compostos usados, contra o 1m33s440 obtido por Russell com os seus pneus macios.

Apenas Oscar Piastri experimentou os pneus duros neste começo da sessão. A dupla da Williams também optou por trabalhar com os pneus macios nestes primeiros minutos de sessão.

Liam Lawson que ainda não tinha cometido erros na AlphaTauri, perdeu o controle do carro, rodando na sequência. O piloto conseguiu retornar ao traçado regular sem danificar o carro, permanecendo em pista para dar sequência ao cronograma da Williams.

Com meia hora de atividade, após um stint mais longo experimentado por alguns pilotos, os competidores foram chamados aos boxes para preparar os carros para uma sequência de voltas rápidas. Russell era o novo líder da sessão com o tempo de 1m32s863, separado por 0s222 de Lewis Hamilton. Como a tabela de tempos tinha se modificado, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Sainz, Verstappen, Leclerc, Norris, Tsunoda, Alonso, Magnussen e Ocon. 

Restando20 minutos para o encerramento, os competidores foram retornando ao traçado com um conjunto novo de pneus macios. Inclusive a dupla da Mercedes e Williams que trabalharam com esses compostos no começo da atividade.

Russell se manteve na ponta com 1m32s364, mas não demorou para o piloto da Mercedes ser superado por Lando Norris com a marca de 1m32s303. O piloto da McLaren estava com o flow-vis espalhado na asa dianteira do MCL60.

Hamilton obteve 1m32s535, se posicionando à frente de Ocon que anotou 1m32s979 com a Alpine. As marcas começaram a despencar na tabela de tempos. Oscar Piastri apareceu mais próximo do companheiro de equipe, ocupando a quarta posição com o tempo de 1m32s730.

Após Sainz com a Ferrari completar uma volta rápida, o piloto espanhol voltou para a ponta como na sexta-feira ao anotar 1m32s065. Verstappen foi empurrado para a quinta posição com o tempo de 1m32s636. O holandês seguia tecendo reclamações sobre o carro. A tabela começou a mudar rapidamente, portanto, quando restavam apenas cinco minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Russell, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Piastri, Hülkenberg, Pérez e Magnussen.

Em comparação entre Sainz e Verstappen, a Ferrari tinha certa vantagem em boa parte do circuito. O time italiano seguia imprimendo um ritmo muito forte, enquanto a Red Bull parecia lutar para encontrar uma configuração no carro que agradasse os pilotos.

Instantes antes do cronômetro zerar, Verstappen deixou a sexta posição para ser o quarto colocado com o tempo de 1m32s378, enquanto Pérez era o oitavo colocado com o tempo de 1m32s784.

Com a atividade encerrada, os pilotos que estavam em pista realizaram o último teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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