A sexta-feira (21) em Barcelona foi concluída pela Fórmula 1. O TL2 foi uma extensão dos trabalhos realizados no início do fim de semana, mas as equipes deram uma atenção especial aos pneus macios e médios nesta sessão. Lewis Hamilton surgiu na liderança com a marca de 1m13s264 quando avaliava os pneus de faixa vermelha.
Os pilotos melhoraram as suas marcas quando experimentaram os compostos mais rápidos do fim de semana foram avaliados. Carlos Sainz se estabeleceu na segunda posição, separado por 0s022, enquanto Lando Norris cravou 1m13s319.
Pierre Gasly surgiu na quarta posição com o tempo de 1m13s443. Max Verstappen foi o quinto colocado com o carro da Red Bull, depois de reclamar muito do desempenho do equipamento, principalmente nas curvas.
Charles Leclerc obteve o sexto lugar com a Ferrari, seguido de perto por Oscar Piastri. George Russell liderou parte da sessão, foi empurrado para o oitavo lugar, com Esteban Ocon em nono e Valtteri Bottas completando o top-10.
Mais uma vez a tabela de tempos ficou bem misturada, com as equipes fazendo programas diferentes para os seus pilotos. Apenas a dupla da Haas, Racing Bulls e Williams tiveram os seus pilotos “grudados” na tabela.
A dupla da Williams ficou grudada no final do pelotão mesmo tentado melhorar os seus tempos com a utilização dos pneus macios.
Saiba como foi o TL2 na Espanha
A segunda parte das verificações foi iniciada no circuito de Barcelona. A pista estava perdendo um pouco de temperatura, desta forma os pilotos encontraram um traçado com 44 °C, com 25 °C no ambiente. As equipes também estavam atentas as rajadas de vento.
Quando a atividade foi iniciada, o uso dos pneus médios era predominante, mas alguns pilotos como Oscar Piastri, Zhou Guanyu e a dupla da Williams usava os pneus duros. Os primeiros tempos eram obtidos na casa de 1m14s, mas com potencial de melhorar nos próximos minutos de sessão.
Passos dez minutos do início do TL2, George Russell liderava com a marca de 1m14s089, obtida na quinta volta do pneu. Norris ocupava o segundo lugar, superado por 0s108.
Max Verstappen tentava compreender a dinâmica do funcionamento do seu carro, pois o piloto estava com dificuldade para fazer as curvas. O piloto holandês retornou aos boxes após 6 voltas, Verstappen solicitou uma mudança na asa do carro, para ver se era possível evitar as saídas de traseira que o RB20 apresentava.
Após 20 minutos de sessão, os pilotos retornaram aos boxes, deixando a pista mais vazia. Os dez primeiros eram: Russell, Norris, Hamilton, Verstappen, Sainz, Leclerc, Ocon, Piastri, Gasly e Bottas.
Logan Sargeant e Alexander Albon foram os primeiros pilotos a experimentar os pneus macios. A dupla da Williams progrediu na tabela de tempos, anotando 1m14s807 para ser o sétimo colocado, enquanto Logan Sargeant obteve 1m15s070, ocupando a nona posição.
Carlos Sainz foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m13s286 trabalhando com os pneus macios, na sequência Norris cravou 1m13s319 com o carro da McLaren; Charles Leclerc surgiu na terceira posição (1m13s597).
Lewis Hamilton voltou com a Mercedes para a liderança estabelecendo 1m13s264. A sessão era bem movimentada, após algumas voltas rápidas que melhoraram significativamente os tempos, os pilotos partiram para as voltas em modo de simulação de corrida, para atestar a durabilidade dos pneus macios em um traçado quente.
Here’s the order after 30 minutes 📈
Lewis has the HAM-mer down and sets the benchmark time 👊#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/8Wy6binjoT
— Formula 1 (@F1) June 21, 2024
Durante a simulação de corrida as equipes conseguem apreender bastante sobre os carros, principalmente em Barcelona. Eles vão trabalhando diferentes cargas de combustível, além de explorar os pneus disponíveis para o fim de semana e verificar a sua durabilidade.
A expectativa é que chova no domingo durante a corrida, mas a sexta-feira e o sábado serão marcados pelas altas temperaturas.
O grid ficou mais uma vez bem misturado na tabela de tempos, as equipes aproveitando o momento para dar atenção aos pneus médios e macios. Embora Hamilton tenha liderado a sessão, os pilotos da Ferrari e McLaren apresentaram um bom ritmo. Verstappen ainda precisará realizar alguns ajustes no carro, para contar com um carro mais equilibrado para as próximas sessões.
Próximo do encerramento da sessão, a Sauber passou um tempo mexendo no motor de Zhou, dando por encerrado a sua participação na atividade de sexta-feira. A equipe é a única que ainda não obteve pontos em 2024, mesmo após a conclusão de nove etapas. O ano da Sauber é marcado por múltiplos problemas.
Todos os pilotos avaliaram os pneus macios nesta atividade.
Could it be Mercedes on pole again this weekend? 🤔
It’s only practice – but Hamilton heads up an FP2 packed with qualifying sims. Here’s the order 📋#F1 #SpanishGP pic.twitter.com/m8sZJgj5Qm
— Formula 1 (@F1) June 21, 2024