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GP do Bahrein – Vettel tem que segurar Bottas, para garantir segunda vitória do ano

O Grande Prêmio do Bahrein contou com a vitória de Sebastian Vettel que soube tirar tudo do modelo SF71H. O alemão arriscou ao permanecer na pista com os pneus bem desgastados e desta forma podemos dizer que está corrida foi marcada pelo jogo intenso de estratégia entre Ferrari e Mercedes que estão na busca por tornar um dos seus primeiros pilotos o atual pentacampeão da categoria. Vettel permanece na liderança do campeonato.

A Mercedes optou pelo seu lado tático, a equipe utilizou Bottas como uma espécie de cobaia para as suas escolhas e mais impressionante foi ver o finlandês indo até o final da prova pressionando o alemão. Lewis Hamilton por outro lado precisou ser agressivo no começo da prova para conseguir as suas ultrapassagens.

A Ferrari não permitiu o conflito entra Hamilton e Vettel e arriscou a prova do alemão a apenas uma parada e desta forma o inglês ficou com o terceiro lugar.

Pierre Gasly pode ser chamado de destaque da prova por conseguir levar a sua Toro Rosso para a quarta posição, à frente de Magnussen, Hulkenberg, Alonso e Stoffel Vandoorne. Marcus Ericsson com uma estratégia diferente somou dois pontos para a Sauber e Ocon fechou com a décima posição.

Saiba como foi a Corrida no Bahrein

Quando as luzes se apagaram dando início ao Grande Prêmio do Bahrein, Sebastian Vettel se manteve na ponta. Enquanto isso atrás do alemão, Valtteri Bottas aproveitava o lado limpo da pista, para tracionar melhor e realizar a ultrapassagem em Kimi Raikkonen. Pierre Gasly que era o quinto colocado, atacou Ricciardo para assumir a quarta posição. No entanto no giro seguinte o australiano não conseguia se manter na pista, tendo que abandonar por conta de uma possível falha elétrica, provocando um virtual Safety Car.

Ainda na largada, Lewis Hamilton que saiu do nono lugar, não saiu foi bem sucedido e acabou perdendo a posição para Fernando Alonso. O espanhol por outro lado saindo de décimo terceiro conquistou quatro posições. O holandês da Red Bull também fazia bom proveito e já ficava atrás do inglês da Mercedes.

Sérgio Perez que fora tocado na primeira curva por Brendon Hartley, rodou mas conseguiu retornar para a prova, no entanto para o neozelandês as coisas ficaram feias, já que o mesmo tomou 10s de punição.

Enquanto os ponteiros realizavam a sua prova, Lewis Hamilton tinha problemas com Verstappen que fazia de tudo para realizar a ultrapassagem. O holandês colocou a sua Red Bull por dentro da curva 1 para superar o inglês. Ele até conseguiu ficar na frente de Hamilton, mas um toque entre os dois colocou a corrida de Max em perfeito apuro, pois o holandês teve o seu pneu esquerdo traseiro furado e foi obrigado a abandonar a corrida. Mais uma vez o Safety Car virtual foi ativado.

A prova foi reestabelecida na quarta volta, a liderança seguia com Sebastian Vettel. Hamilton aproveitava para deixar Fernando Alonso, Nico Hulkenberg e Ocon para trás e se tornar o sexto colocado. Na disputa pelo quarto lugar Magnussen da Haas pressionava Gasly na busca pelo quarto lugar.

Após o inglês realizar as suas ultrapassagens passou a imprimir um ritmo mais forte, para ultrapassar com facilidade o piloto da Haas. Gasly tentava chegar na terceira posição e Vettel fazia a sua corrida sem interferências de Bottas.

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A rodada de pit-stops passou a ser realizada na décima segunda volta, com Pérez, Leclerc, Stroll e Vandoorne sendo os primeiros a se encaminhar para os boxes, o mexicano retornava com os médios enquanto o canadense e o belga, optavam pelos supermacios e macios respectivamente. Já entre os dez primeiros colocados, Fernando Alonso foi o primeiro a realizar a sua troca na décima quinta volta, optando pela utilização dos compostos médios. Gasly veio na parada seguinte para instalar os macios em sua Toro Rosso.

Durante a volta 19 foi a vez da Ferrari chamar Sebastian Vettel para a sua troca de pneus retornando com os médios. Bottas assumiu a liderança da prova e Raikkonen veio logo depois instalando os compostos macios como o do companheiro de equipe.

Na vigésima primeira volta era a vez do finlandês da Mercedes escolher os médios para dar seguimento a prova. Com a parada nos boxes dos ponteiros, Hamilton passou a ser o líder enquanto Vettel dava um giro rápido na pista.

Dentre os dez primeiros faltava Hamilton e Ericsson a pararam uma vez.

Vettel passou a ter um rendimento melhor com os compostos novos e não demorou para alcançar Hamilton. A ultrapassagem ocorreu na vigésima sexta volta. Bottas também atingia um bom ritmo com os médios sendo algumas vezes mais rápido que o piloto da Mercedes. A Mercedes optou por parar o inglês durante a volta 27, utilizando os médios assim como companheiro de equipe.

A Mercedes então passou a tentar colocar Hamilton na briga pelo pódio. O inglês após a sua parada passou a ser mais rápido que os seus adversários de forma constante.

Mais atrás na disputa pela décima posição, Magnussen enfrentava Grosjean e Ocon que liderava na oitava posição. Os dois pilotos da Haas quase se chocaram na pista pouco antes do francês se encaminhara para os boxes. O dinamarquês não gostou da forma como o companheiro realizou a sua investida. Após Grosjena seguir para os boxes, Magnussen chegou em Ocon para assumir a oitava posição.

Chegando na trigésima sexta volta a Ferrari chamou Raikkonen para os boxes. A ideia era cortar a tática da Mercedes, mas a parada foi desastrosa. O carro foi liberado antes do tempo acertando o mecânico que ajudava na troca do pneu traseiro esquerdo. Com a roda solta o finlandês não pode dar seguimento na corrida. O mecânico ferido teve que ser levado imediatamente ao centro médico com fraturas na perna.

Na pista a Ferra se sustentava na ponta, enquanto Hamilton se mantinha veloz. Alonso que ocupava o quinto lugar decidiu parar mais uma vez retornando com os supermacios na volta 40.

Na 42 as posições era: Vettel, Bottas, Hamilton, Gasly, Magnussen, Ericsson, Hulkenberg, Alonso, Hartley e Vandoorne

Ao fim do Grande Prêmio do Bahrein a melhor disputa na pista era sem dúvida a dos ponteiros, mas o tetracampeão conseguiu cruzar a linha de chegada para conquistar a sua segunda vitória do ano.

Foto de capa: 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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