Certamente o GP do Bahrein tem nome e isso é indiscutível, Charles Leclerc foi um monstro. Mesmo perdendo a posição de largada para Sebastian Vettel e Valtteri Bottas, não mediu esforços para retornar ao primeiro lugar. Não teve problemas em travar boas disputas com o companheiro de equipe para se manter na frente e depois estabeleceu uma boa vantagem para o segundo colocado. A corrida dava indícios da sua primeira vitória na categoria, mas tudo mudou antes da bandeirada final.
As equipes apostaram em duas paradas, Hamilton passou a brigar com Vettel que rodou e precisou realizar um pit-stop extra para instalar um novo bico no carro. O inglês se estabeleceu em segundo e tinha cara de permanecer ali mesmo, mas a Ferrari seria surpreendida com a perda do sistema de recuperação de energia no carro do monegasco.
O tempo de Leclerc começou a decair nas últimas voltas, rapidamente, Hamilton passou e Bottas que estava separado a mais de 26 segundos, começou a se aproximar. O finlandês foi outro que passou pelo piloto da Ferrari sem cerimônia e Max Verstappen vinha acelerando para fazer o mesmo.
Como a corrida ainda não tinha terminado, algumas surpresas estavam por se desenhar, os dos carros da Renault enfrentaram uma pane e pararam no setor 1, provocando a entrada do Safety Car, que permaneceu até o último giro. Sem a possibilidade de ocorrer uma relargada, Hamilton recebeu a bandeirada na frente, seguido por Bottas e a posição de Lelcerc foi mantida sem ameaças.
Como já foi citado a cima, não foi uma corrida fácil, Verstappen tentou subir ao pódio hoje, Vettel perdeu essa chance ao rodar quando se encontrou com Hamilton e isso acabou dando outro cenário para a prova. Muito possivelmente era para Vettel estar vencendo a corrida ou auxiliando para uma possível vitória de Leclerc. De qualquer forma o Bahrein foi dominado pela Ferrari.
Lando Norris levou a McLaren ao sexto lugar. Sainz se quer terminou a prova por conta de uma batida com Max Verstappen que comprometeu toda a sua corrida. Raikkonen defendeu bravamente o sétimo lugar, mas foi beneficiado pelo abandono dos carros da Renault. Gasly ficou entre os dez, levando mais um carro da Red Bull a pontuação, depois de uma prova de classificação bem ruim. Alexander Albon, pontuando pela primeira vez com a Toro Rosso, se garantiu em nono, seguido por Sergio Pérez da Racing Point.
A Fórmula 1 retorna dentro de 15 dias, para a corrida de número 1000, na China.
lll Saiba como foi a Corrida no Bahrein
Os ventos estavam fortes antes da prova, a umidade no ar estava em 54%. A temperatura no asfalto em 30°C, com 26° no ambiente, nesta tarde, começo de noite barenita.
🌬️😮
Yesterday 3/4 km/h
Today 13/14 km/h#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/V4OEldtfbt— Formula 1 (@F1) March 31, 2019
Romain Grosjean após ser punido na classificação, perdeu três posições no grid de largada e de oitavo, foi para a décima primeira posição, desta forma Raikkonen acabou herdando o oitavo lugar.
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⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️IT'S LIGHTS OUT!!!#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/EmaBTfnfB0
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Sebastian Vettel assumia a ponta, com Leclerc em segundo. Bottas saltava para a terceira posição e logo depois atacava Leclerc para ser o segundo colocado. O monegasco começou travando tudo. Uma bandeira amarela era acionada no início da prova.
Após a primeira volta as posições eram: Vettel, Bottas, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Magnussen, Raikkonen, Ricciardo e Pérez.
Na entrada na primeira curva, Leclerc pressionava Bottas e conseguia realizar a ultrapassagem, já deixando o piloto da Mercedes para trás. O inglês também aproveitou o momento para retornar a terceira posição.
LAP 2/57: Leclerc was also passed by Bottas on the opening lap but re-takes second place at the start of the second lap#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/GFlGytzNgm
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Lance Stroll e Grosjean após se tocarem, realizaram um pit-stop mais longo, com o piloto da Racing Point, precisando trocar o bico do carro e o francês com o pneu traseiro furado.
Carlos Sainz tentava realizar uma ultrapassagem na quarta volta, em Max Verstappen, mas depois do toque, começava a perder posições no grid, por ter ido para fora da pista. O espanhol tinha um pneu furado e realizava a sua primeira parada nos boxes.
Charles Leclerc no giro seguinte, começava a atacar o companheiro de equipe, andando a menos de um segundo atrás do alemão e pouco depois conseguia realizar a ultrapassagem no companheiro de equipe na volta 6. Os dois começaram a disputar a primeira posição, com o Vettel tentando devolver a ultrapassagem.
Para se manter na ponta, o monegasco as vezes extravasava os limites de pista, algo até comum quando não se tem um ponto de referência e está defendendo a posição.
Na nona volta, Norris segurava Magnussen, que por sua vez defendia o décimo lugar de Gasly.
LAP 8/57: You can't get much closer than this!
Pierre Gasly hunting down K-Mag#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/tpS50lAfdD
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No entanto na volta seguinte, os pilotos deram início a janela de paradas nos boxes, Raikkonen, Albon e Gasly trocavam os seus pneus, o primeiro retornava com os macios, já os demais, apostavam no uso dos supermacios.
Durante a volta onze, era a vez de Norris e Magnussen seguirem para o pit, retornando com os compostos macios.
Com as paradas, Robert Kubica e Russell subiam no grid, se tornando o décimo primeiro e o décimo segundo colocado, respectivamente.
Dando pinta de duas paradas, Max Verstappen trocava os pneus supermacios, pelos macios. Kubica também era chamado pela Williams, colocando os compostos supermacios.
LAP 12/57: Verstappen pits and comes back out in ninth
**Stewards had a look at the incident between Max and Carlos Sainz on Lap 4 but have decided to take no further action#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/jpTx5hKcQi
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Na décima terceira volta, a Mercedes chamava Bottas, assim como a Renault parava Hulkenberg. Hamilton se aproximava de Vettel, mas abandonava a disputa no giro seguinte após a Mercedes parar parar o inglês. Kvyat e Giovinazzi brigaram por espaço na pista, até que os dois se tocaram e o piloto da Toro Rosso foi parar fora da pista.
LAP 13/57: 💥 Contact between Giovinazzi and Kvyat sends the Toro Rosso man into a spin #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/kkgKe6jAic
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A equipe alemã tinha uma outra estratégia para Hamilton, pois instalava os compostos supermacios, enquanto Bottas tinha os macios instalados. Leclerc também fora chamado pela Ferrari, que passou a utilizar os compostos macios.
LAP 14/57: Leclerc and Hamilton into the pits! #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/2fIjQEDsDV
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Vettel após seguir aos boxes na décima quinta volta, perdia a posição para Hamilton nos boxes. O alemão tinha mais de um rival na pista, nesta altura da prova.
Com dezesseis voltas, as posições eram: Leclerc, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Bottas, Verstappen, Raikkonen, Giovinazzi, Hulkenberg e Norris. Entre os dez primeiros apenas o australiano e o espanhol, não tinham realizado pelo menos uma troca de pneus.
Leclerc seguia com a volta mais rápida da corrida. Ricciardo era facilmente ultrapassado, pois lutava com pilotos que tinham pneus em melhores condições que as dele. No décimo primeiro lugar, Gasly defendia a posição de Magnussen e Albon. Kvyat era punido por estar em velocidade superior, a permitida nos boxes e Grosjean abandonava a corrida na volta 18.
LAP CHART (AFTER 20/57 LAPS): Work this one out! 😵
*Grosjean is the only retiree so far – the Haas man pulling out on Lap 17 ☹️#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/qlNu2SHhRl
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Sem a movimentação das paradas, a situação na pista era: Leclerc conseguia abrir mais de cinco segundos de vantagem para Hamilton. Vettel começava a diminuir a diferença para o inglês que mesmo de compostos novos, já começava a sentir o desgaste deles. O alemão seguia confortável na pista, pois tinha mais de oito segundos de vantagem para Bottas.
Na parte de trás do grid, Hulkenberg conseguia a sétima posição, após ultrapassar Raikkonen na vigésima segunda volta. Vettel andava a menos de um segundo, conseguindo utilizar a asa móvel, para tentar a aproximação.
Durante a volta 23, Vettel depois de chegar, conseguia retomar ao segundo lugar. O inglês tinha os compostos traseiros bem desgastados. Leclerc ampliava a sua diferença, para mais de 8 segundos.
Carlos Sainz andando no final do pelotão, realizava mais uma parada, agora colocando os pneus médios. Albon acompanhava o espanhol, mas retornando de pneus macios.
A nova janela para os pilotos que optaram por instalar os compôs macios e realizar duas paradas, fora aberta na décima oitava volta e os pilotos que estavam abaixo dos dez primeiros, deram início as paradas nos boxes.
Com 30 voltas completadas, as posições eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, Verstappen, Hulkenberg, Norris, Raikkonen, Gasly e Pérez.
Três giros depois, Verstappen e Hulkenberg eram chamados para a sua parada. Verstappen atacava Raikkonen pela sexta posição. O holandês acabou tendo problemas no pit-stop, com dificuldade para prender o pneu dianteiro esquerdo. O alemão passou a usar os compostos macios, assim como Verstappen.
E ai as coisas voltaram a esquentar, Raikkonen e Pérez também seguiam aos boxes. O primeiro retornava com os supermacios, enquanto o outro também investia nos macios.
Na volta 35 Hamilton após usar dos pneus supermacios, passava a ter os macios instalados.
Lando Norris e Vettel, eram chamados na volta 36. A Ferrari respondia a parada do inglês, conseguindo retornar na sua frente, também de pneus macios. Leclerc seguia na ponta, com Bottas em segundo.
A parada decisiva ocorria na volta 37, Leclerc retornava na ponta com compostos macios. Vettel e Hamilton atrás brigavam roda com roda, valendo a disputa pela segunda posição, já que Bottas teria que parar mais uma vez.
O alemão e o inglês pegavam fogo, enquanto Bottas se dirigia aos boxes. Durante a volta 38 Vettel acabava rodando, após tentar se defender da ultrapassagem de Hamilton. O piloto da Ferrari começava a perder posições e ainda perdia a asa dianteira na curva 10, tendo que seguir mais uma vez aos boxes para trocar o bico dianteiro do carro, que se soltou quando ele tentava se posicionar na pista. O alemão retornava em oitavo com os compostos supermacios.
LAP 38/57: Vettel spins as he tussles with Hamilton! 😵#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/jyKmzgh8BY
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LAP 39/57: There's worse to follow for Sebastian Vettel – he and George Russell make contact and Vettel loses his front wing – dramatically! #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/GkXlzI9FDc
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Hulkenberg e Ricciardo se tocaram, com alemão passando por cima da asa dianteira do australiano e companheiro de equipe.
Leclerc na ponta tinha 9 segundos de vantagem para Hamilton. Bottas era o terceiro. Verstappen não era ameaçado, pois estava separado por mais de 26 segundos para quinto colocado que era Hulkenberg.
Vettel neste momento tentava a ultrapassagem no alemão da Renault e concluía ela na volta 43.
Lando Norris se defendia de Ricciardo, para garantir a sétima posição e com essa disputa, Raikkonen se aproximava dos dois. Na volta 46 o finlandês conseguia se colocar em oitavo, ao ultrapassar o australiano.
A diferença entre Leclerc e Hamilton começava a cair e na volta 47, passava a ser de pouco mais de 5 segundos, terminando a volta em três segundos.
O monegasco tinha perdido o sistema de recuperação de energia e impedia a sua defesa pois Hamilton conseguia ultrapassar na volta 48. A diferença para Bottas era maior, com 27 segundos, no entanto ela começava a cair rapidamente.
LAP 47/57: Charles Leclerc tells his team he's losing power 😖 and Lewis Hamilton is lurking #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/zu7xLJuuPo
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Desperate times in the Ferrari garage #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/McQLSPgL2T
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LAP 48/57: Agonising scenes for Charles Leclerc and his fans as Lewis Hamilton gets past the ailing Ferrari#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/UVtdDZoZz3
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Com 50 voltas, as posições eram: Hamilton, Leclerc, Bottas, Verstappen, Vettel, Hulkenberg, Norris, Raikkonen, Ricciardo e Gasly.
Na volta 54, Leclerc perdia a segunda posição para Bottas, com Verstappen com grandes chances de ultrapassar o monegasco.
Hulkenberg e Ricciardo abandonaram a prova, com os dois carros apagando ao mesmo tempo. O safety car era acionado a duas voltas para o final. Carlos Sainz também recolhia o carro para os boxes da McLaren.
LAP 55/57: Now it's agony in the Renault garage as both Ricciardo AND Hulkenberg suffer engine faults on the same lap #BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/8GL7oToa9c
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A corrida terminava com o carro de segurança na pista, com ele recolhendo na última curva, mas sem ocorrer a relargada. Desta forma Charles Leclerc conseguia garantir a sua terceira posição.
LAP 57/57:
TOP 10
HAM
BOT
LEC
VER
VET
NOR
RAI
GAS
ALB
PER#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/TDyllXxNAa— Formula 1 (@F1) March 31, 2019
LAP 57/57: RACE CLASSIFICATION
Agony for Leclerc 😖
Norris and Albon get their first points in F1 😀#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/ODtV69EY07— Formula 1 (@F1) March 31, 2019
A worthy winner of #F1DriverOfTheDay
Great effort today, @Charles_Leclerc 👏#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/xUaCzHBiMN
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DRIVER STANDINGS
That extra point in Australia is the difference between the Silver Arrows 👀#BahrainGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/p8zk24cODb
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