GP do Bahrein – Hamilton vence, mas Charles Leclerc é a estrela da corrida maluca

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Certamente o GP do Bahrein tem nome e isso é indiscutível, Charles Leclerc foi um monstro. Mesmo perdendo a posição de largada para Sebastian Vettel e Valtteri Bottas, não mediu esforços para retornar ao primeiro lugar. Não teve problemas em travar boas disputas com o companheiro de equipe para se manter na frente e depois estabeleceu uma boa vantagem para o segundo colocado. A corrida dava indícios da sua primeira vitória na categoria, mas tudo mudou antes da bandeirada final.

As equipes apostaram em duas paradas, Hamilton passou a brigar com Vettel que rodou e precisou realizar um pit-stop extra para instalar um novo bico no carro. O inglês se estabeleceu em segundo e tinha cara de permanecer ali mesmo, mas a Ferrari seria surpreendida com a perda do sistema de recuperação de energia no carro do monegasco.

O tempo de Leclerc começou a decair nas últimas voltas, rapidamente, Hamilton passou e Bottas que estava separado a mais de 26 segundos, começou a se aproximar. O finlandês foi outro que passou pelo piloto da Ferrari sem cerimônia e Max Verstappen vinha acelerando para fazer o mesmo.

Como a corrida ainda não tinha terminado, algumas surpresas estavam por se desenhar, os dos carros da Renault enfrentaram uma pane e pararam no setor 1, provocando a entrada do Safety Car, que permaneceu até o último giro. Sem a possibilidade de ocorrer uma relargada, Hamilton recebeu a bandeirada na frente, seguido por Bottas e a posição de Lelcerc foi mantida sem ameaças.

Como já foi citado a cima, não foi uma corrida fácil, Verstappen tentou subir ao pódio hoje, Vettel perdeu essa chance ao rodar quando se encontrou com Hamilton e isso acabou dando outro cenário para a prova. Muito possivelmente era para Vettel estar vencendo a corrida ou auxiliando para uma possível vitória de Leclerc. De qualquer forma o Bahrein foi dominado pela Ferrari.

Lando Norris levou a McLaren ao sexto lugar. Sainz se quer terminou a prova por conta de uma batida com Max Verstappen que comprometeu toda a sua corrida. Raikkonen defendeu bravamente o sétimo lugar, mas foi beneficiado pelo abandono dos carros da Renault. Gasly ficou entre os dez, levando mais um carro da Red Bull a pontuação, depois de uma prova de classificação bem ruim. Alexander Albon, pontuando pela primeira vez com a Toro Rosso, se garantiu em nono, seguido por Sergio Pérez da Racing Point.

A Fórmula 1 retorna dentro de 15 dias, para a corrida de número 1000, na China.

lll Saiba como foi a Corrida no Bahrein

Os ventos estavam fortes antes da prova, a umidade no ar estava em 54%. A temperatura no asfalto em 30°C, com 26° no ambiente, nesta tarde, começo de noite barenita.

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Romain Grosjean após ser punido na classificação, perdeu três posições no grid de largada e de oitavo, foi para a décima primeira posição, desta forma Raikkonen acabou herdando o oitavo lugar.

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Sebastian Vettel assumia a ponta, com Leclerc em segundo. Bottas saltava para a terceira posição e logo depois atacava Leclerc para ser o segundo colocado. O monegasco começou travando tudo. Uma bandeira amarela era acionada no início da prova.

Após a primeira volta as posições eram: Vettel, Bottas, Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Magnussen, Raikkonen, Ricciardo e Pérez.

Na entrada na primeira curva, Leclerc pressionava Bottas e conseguia realizar a ultrapassagem, já deixando o piloto da Mercedes para trás. O inglês também aproveitou o momento para retornar a terceira posição.

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Lance Stroll e Grosjean após se tocarem, realizaram um pit-stop mais longo, com o piloto da Racing Point, precisando trocar o bico do carro e o francês com o pneu traseiro furado.

Carlos Sainz tentava realizar uma ultrapassagem na quarta volta, em Max Verstappen, mas depois do toque, começava a perder posições no grid, por ter ido para fora da pista. O espanhol tinha um pneu furado e realizava a sua primeira parada nos boxes.

Charles Leclerc no giro seguinte, começava a atacar o companheiro de equipe, andando a menos de um segundo atrás do alemão e pouco depois conseguia realizar a ultrapassagem no companheiro de equipe na volta 6. Os dois começaram a disputar a primeira posição, com o Vettel tentando devolver a ultrapassagem.

Para se manter na ponta, o monegasco as vezes extravasava os limites de pista, algo até comum quando não se tem um ponto de referência e está defendendo a posição.

Na nona volta, Norris segurava Magnussen, que por sua vez defendia o décimo lugar de Gasly.

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No entanto na volta seguinte, os pilotos deram início a janela de paradas nos boxes, Raikkonen, Albon e Gasly trocavam os seus pneus, o primeiro retornava com os macios, já os demais, apostavam no uso dos supermacios.

Durante a volta onze, era a vez de Norris e Magnussen seguirem para o pit, retornando com os compostos macios.

Com as paradas, Robert Kubica e Russell subiam no grid, se tornando o décimo primeiro e o décimo segundo colocado, respectivamente.

Dando pinta de duas paradas, Max Verstappen trocava os pneus supermacios, pelos macios. Kubica também era chamado pela Williams, colocando os compostos supermacios.

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Na décima terceira volta, a Mercedes chamava Bottas, assim como a Renault parava Hulkenberg. Hamilton se aproximava de Vettel, mas abandonava a disputa no giro seguinte após a Mercedes parar parar o inglês. Kvyat e Giovinazzi brigaram por espaço na pista, até que os dois se tocaram e o piloto da Toro Rosso foi parar fora da pista.

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A equipe alemã tinha uma outra estratégia para Hamilton, pois instalava os compostos supermacios, enquanto Bottas tinha os macios instalados. Leclerc também fora chamado pela Ferrari, que passou a utilizar os compostos macios.

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Vettel após seguir aos boxes na décima quinta volta, perdia a posição para Hamilton nos boxes. O alemão tinha mais de um rival na pista, nesta altura da prova.

Com dezesseis voltas, as posições eram: Leclerc, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Bottas, Verstappen, Raikkonen, Giovinazzi, Hulkenberg e Norris. Entre os dez primeiros apenas o australiano e o espanhol, não tinham realizado pelo menos uma troca de pneus.

Leclerc seguia com a volta mais rápida da corrida. Ricciardo era facilmente ultrapassado, pois lutava com pilotos que tinham pneus em melhores condições que as dele. No décimo primeiro lugar, Gasly defendia a posição de Magnussen e Albon.  Kvyat era punido por estar em velocidade superior, a permitida nos boxes e Grosjean abandonava a corrida na volta 18.

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Sem a movimentação das paradas, a situação na pista era: Leclerc conseguia abrir mais de cinco segundos de vantagem para Hamilton. Vettel começava a diminuir a diferença para o inglês que mesmo de compostos novos, já começava a sentir o desgaste deles. O alemão seguia confortável na pista, pois tinha mais de oito segundos de vantagem para Bottas.

Na parte de trás do grid, Hulkenberg conseguia a sétima posição, após ultrapassar Raikkonen na vigésima segunda volta. Vettel andava a menos de um segundo, conseguindo utilizar a asa móvel, para tentar a aproximação.

Durante a volta 23, Vettel depois de chegar, conseguia retomar ao segundo lugar. O inglês tinha os compostos traseiros bem desgastados. Leclerc ampliava a sua diferença, para mais de 8 segundos.

Carlos Sainz andando no final do pelotão, realizava mais uma parada, agora colocando os pneus médios. Albon acompanhava o espanhol, mas retornando de pneus macios.

A nova janela para os pilotos que optaram por instalar os compôs macios e realizar duas paradas, fora aberta na décima oitava volta e os pilotos que estavam abaixo dos dez primeiros, deram início as paradas nos boxes.

Com 30 voltas completadas, as posições eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, Verstappen, Hulkenberg, Norris, Raikkonen, Gasly e Pérez.

Três giros depois, Verstappen e Hulkenberg eram chamados para a sua parada. Verstappen atacava Raikkonen pela sexta posição. O holandês acabou tendo problemas no pit-stop, com dificuldade para prender o pneu dianteiro esquerdo. O alemão passou a usar os compostos macios, assim como Verstappen.

E ai as coisas voltaram a esquentar, Raikkonen e Pérez também seguiam aos boxes. O primeiro retornava com os supermacios, enquanto o outro também investia nos macios.

Na volta 35 Hamilton após usar dos pneus supermacios, passava a ter os macios instalados.

Lando Norris e Vettel, eram chamados na volta 36. A Ferrari respondia a parada do inglês, conseguindo retornar na sua frente, também de pneus macios. Leclerc seguia na ponta, com Bottas em segundo.

A parada decisiva ocorria na volta 37, Leclerc retornava na ponta com compostos macios. Vettel e Hamilton atrás brigavam roda com roda, valendo a disputa pela segunda posição, já que Bottas teria que parar mais uma vez.

O alemão e o inglês pegavam fogo, enquanto Bottas se dirigia aos boxes. Durante a volta 38 Vettel acabava rodando, após tentar se defender da ultrapassagem de Hamilton. O piloto da Ferrari começava a perder posições e ainda perdia a asa dianteira na curva 10, tendo que seguir mais uma vez aos boxes para trocar o bico dianteiro do carro, que se soltou quando ele tentava se posicionar na pista. O alemão retornava em oitavo com os compostos supermacios.

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Hulkenberg e Ricciardo se tocaram, com alemão passando por cima da asa dianteira do australiano e companheiro de equipe.

Leclerc na ponta tinha 9 segundos de vantagem para Hamilton. Bottas era o terceiro. Verstappen não era ameaçado, pois estava separado por mais de 26 segundos para quinto colocado que era Hulkenberg.

Vettel neste momento tentava a ultrapassagem no alemão da Renault e concluía ela na volta 43.

Lando Norris se defendia de Ricciardo, para garantir a sétima posição e com essa disputa, Raikkonen se aproximava dos dois. Na volta 46 o finlandês conseguia  se colocar em oitavo, ao ultrapassar o australiano.

A diferença entre Leclerc e Hamilton começava a cair e na volta 47, passava a ser de pouco mais de 5 segundos, terminando a volta em três segundos.

O monegasco tinha perdido o sistema de recuperação de energia e impedia a sua defesa pois Hamilton conseguia ultrapassar na volta 48. A diferença para Bottas era maior, com 27 segundos, no entanto ela começava a cair rapidamente.

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Com 50 voltas, as posições eram: Hamilton, Leclerc, Bottas, Verstappen, Vettel, Hulkenberg, Norris, Raikkonen, Ricciardo e Gasly.

Na volta 54, Leclerc perdia a segunda posição para Bottas, com Verstappen com grandes chances de ultrapassar o monegasco.

Hulkenberg e Ricciardo abandonaram a prova, com os dois carros apagando ao mesmo tempo. O safety car era acionado a duas voltas para o final. Carlos Sainz também recolhia o carro para os boxes da McLaren.

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A corrida terminava com o carro de segurança na pista, com ele recolhendo na última curva, mas sem ocorrer a relargada. Desta forma Charles Leclerc conseguia garantir a sua terceira posição.

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Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.