ColunistasFórmula EPost

Fórmula E: O Campeonato segue em aberto depois da etapa de Nova Iorque

A Fórmula E é uma categoria bem disputada, mas a temporada de 2020/21 está se mostrando extremamente competitiva, em onze etapas disputas tivemos nove vencedores diferentes, onde apenas Nyck de Vries e Sam Bird venceram duas vezes.

Chegar ao pódio, ou vencer uma etapa, acaba modificando muito o campeonato. Lucas di Grassi começou o campeonato apagado, com classificações ruins, ele até escalava o grid para conquistar alguns pontos, mas era difícil afirmar as chances de o brasileiro disputar o campeonato com as primeiras etapas realizadas.

No entanto, a vitória conquistada em Puebla (8ª rodada), atrelado ao pódio da 10ª etapa do ePrix de Nova Iorque, Di Grassi volta ao páreo para a disputa do título. A Audi tem o histórico de se recuperar conforme o campeonato vai se encaminhando para o final, desta forma os resultados de Di Grassi e René Rast são bem apropriados. O companheiro de equipe do brasileiro está atualmente na 7ª posição com 61 pontos.

Di Grassi participou da classificação no sábado com o terceiro grupo, pegando uma pista em condições melhores. O brasileiro quase disputou a Superpole, mas acabou largando da 7ª posição, tendo condições de trabalhar o Modo Ataque e ultrapassagens para terminar a prova no pódio, conquistando um 3º lugar. Ele também se beneficiou da ultrapassagem dupla que Nick Cassidy levou, fazendo o piloto da Virgin cair para a quarta posição, depois de liderar a prova.

Os quatro primeiros se enfrentaram durante os últimos 20 minutos de prova. Maximilian Güenther cruzou a linha de chegada na primeira posição, acompanhado por Jean-Éric Vergne e Lucas di Grassi.

Di Grassi está agora a 18 pontos dos lideres: na briga pelo título
(Audi Motorsport)

“O pódio foi um excelente resultado para nós hoje. O carro não estava perfeito, então temos de estar felizes com o que conseguimos, muito também pelo fato de estarmos, eu e o JEV (Jean-Eric Vergne) com a mesma quantidade de energia. Foi um resultado muito bom, o que nos coloca de volta à briga pelo campeonato”, disse Di Grassi pós 10ª etapa.

O brasileiro não teve a mesma sorte no domingo, com os pontos conquistados no sábado ele partiu para a segunda classificação do fim de semana com o grupo 2. Algo que não é uma vantagem, já que a pista costuma estar melhor para quem entra na pista com o terceiro ou quarto grupo.

Desta vez Di Grassi largou da décima segunda posição, precisou lidar com tráfego. Ele até conseguiu subir para a 7ª posição, mas com a punição de dez segundos – por ter batido em Buemi – ele terminou a prova em 14º, não obtendo pontos na segunda rodada disputada em Nova Iorque.

A Fórmula E tem mais quatro etapas para o encerramento da temporada 2021, onde 116 pontos estão deixando o campeonato em aberto, dando chance para vários pilotos.

Di Grassi atualmente está na 12ª posição, com 54 pontos, empatado com Stoffel Vandoorne, Maximilian Güenther e Jake Dennis. Enquanto Sam Bird deixa a etapa em Nova Iorque somando 81 pontos, contra 76 de António Félix da Costa e Robin Frijns.

Ganhar uma etapa, ou terminar no pódio não reflete as outras corridas, principalmente porque o piloto que entra líder na etapa, nem sempre consegue bons resultados. Este é um dos pontos para deixar a Fórmula E tão atrativa, a sua competitividade e oportunidade.

LEIA MAIS: EPrix de Nova York: vitória maiúscula de Sam Bird; Di Grassi punido e Sette Câmara com pneu furado 

+ Quali em Nova York: Sette Câmara vai para a Super Pole e Sam Bird conquista a pole position

+ EPrix de Nova York: Max Guenther vence após ultrapassagem oportunista no fim da corrida, di Grassi vai ao pódio

+ Cassidy surpreende e crava pole para o ePrix de Nova Iorque disputado no sábado

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading