Visando passar pela temporada 2025, mas poupar recursos para 2026, a Alpine deve reutilizar o chassi de 2024 para o A525.
O campeonato de 2025 é bem delicado, os times querem aproveitar esse momento tão competitivo da Fórmula 1, mas precisam se desdobrar para acompanhar dois projetos. Encerrar o campeonato vigente em alta, e ainda tentar extrair o máximo dos regulamentos de 2026 – quando a categoria passará pela introdução de um novo regulamento.
A Alpine, por sua vez, utilizará os motores da Mercedes em 2026, que tem outra filosofia; então a equipe tem uma preocupação adicional, pois precisará fazer o novo equipamento, levando em consideração um motor que será fornecido por outro fabricante.
Com a introdução de novos regulamentos, as equipes têm a chance de apresentar carros mais competitivos e se aproveitar de uma mudança tão grande, para crescer no campeonato.
Desta forma, é necessário passar por 2025, mas considerar tudo o que pode ser feito para ter o máximo de eficiência no próximo ano.
Segundo o site PlanetF1, a Alpine deve continuar usando parte do chassi de 2024, no modelo escolhido para a temporada 2025. Desta forma, a equipe pode dar continuidade na evolução do design para o A525 que disputará o campeonato vigente.
O que leva acreditar nesta possibilidade de ser um chassi de continuação evolutiva do modelo anterior, é por conta da identificação do chassi (A525-05) publicado nas redes sociais da equipe, além das fontes do site indicarem essa escolha. A numeração sugere que já existem pelo menos quatro chassis anteriores desse modelo, em utilização com o objetivo de desenvolver o progresso realizado no último campeonato.
It’s the details that make you RISE HIGHER ⚡️ pic.twitter.com/uvxrY7rMCm
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) February 11, 2025
É uma escolha que não existe o certo ou o errado, as equipes acabam encarando o que é mais vantajoso para elas, levando em consideração que elas não têm os mesmos recursos – humanos e monetários.
O mesmo aconteceu entre 2020 e 2021, sendo o último ano do regulamento anterior, levando em consideração que as equipes também estavam passando pelos efeitos da pandemia de Covid-19.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.