A Fórmula 1 pode ser uma montanha-russa. Carlos Sainz faturou a sua terceira vitória da carreira durante o GP da Austrália de 2024. O piloto que até onde sabemos estar buscando uma vaga no grid, tem impressionado nas performances apresentadas.
No ano passado Sainz ficou bem perto de superar o companheiro de equipe, se não fosse o problema com o carro no GP de Las Vegas por conta do bueiro, Sainz tinha plenas condições de ter um carro mais competitivo para Abu Dhabi. Após toda a lambança da Ferrari, o piloto espanhol, que faturou a única vitória não-Red Bull de 2023, ficou no sétimo lugar do campeonato de pilotos com a conclusão da temporada.
Sem pontuar na última etapa, Sainz chegou aos 200 pontos, contra 205 de Lando Norris (6º colocado) e 206 pontos de Charles Leclerc (5º colocado).
Corta para 2024, onde Sainz que não permanecerá na Ferrari, pois o time optou por contratar Lewis Hamilton para o campeonato de 2025. O espanhol tem feito de tudo para obter bons resultados.
No Bahrein, primeira batalha do ano, Sainz representou a Ferrari no pódio, logo atrás da dupla da Red Bull. Na etapa seguinte, o espanhol ficou fora por uma crise de apendicite, precisou passar por uma cirurgia e foi substituido por Oliver Bearmanna. Dezesseis dias depois estava celebrando uma vitória.
“Que montanha-russa! Estou muito feliz! Me senti bem no carro desde a primeira volta e depois de ultrapassar Max, com o ar limpo, comecei a estabelecer um ritmo forte que me levou até a linha de chegada para conseguir a primeira vitória da temporada”, comentou Sainz ao final da etapa.
O espanhol notou que tinha algo errado com Verstappen e utilizou o DRS para atacar o adversário na segunda volta. Com a ultrapassagem concluída, Sainz que ainda tinha a possibilidade de realizar mais uma ativação do DRS, tentou estabelecer uma distância para o adversário.
Pouco depois o holandês tentou buscar Sainz, mas o carro apresentou problemas nos freios e Verstappen foi forçado a abandonar. Depois do tricampeão mundial ser eliminado da batalha, Sainz pode encontrar um ritmo para fazer a sua corrida. Por mais que a Ferrari precisasse se atentar as provas, Lando Norris e até mesmo Charles Leclerc, conseguiram realizar uma boa estratégia para que Sainz faturasse a vitória.
O time italiano acertou nos pit-stops realizados com Sainz e Leclerc, além da estratégia. O monegasco conseguiu superar o piloto da McLaren com a estratégia de parada nos boxes e fecharam a etapa com uma dobradinha – muito bem-vinda para a Ferrari.
Putting this on repeat for the rest of the day 🤩🏆#F1 #AusGP pic.twitter.com/GtV8xr2Z4p
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) March 24, 2024
“A equipe merece essa dobradinha. Fizemos um trabalho fantástico durante todo o fim de semana, desde o primeiro treino livre até a última volta. Foi uma corrida perfeita, acertamos na estratégia e a mecânica tem sido incrível, sempre fazendo paradas precisas e rápidas. Felicidades a todos! Devemos manter esse impulso para o Japão”, destacou Sain ao final da corrida.
Sainz conseguiu a liberação para participar do GP da Austrália, mas precisou se avaliar ao longo da sexta-feira, para ter certeza de que daria conta de guiar nesta prova.
Recém-operado, Sainz admitiu às vésperas do evento que não estava 100% ainda e passou os dias que antecederam a etapa, se concentrando na fisioterapia, para ter a oportunidade de participar da competição. O que também ajudou o seu retorno, é que a Austrália conta com um circuito muito conhecido pelos competidores.
“Foi uma corrida muito boa. Me senti muito bem lá. Claro que estou um pouco rígido, principalmente fisicamente, não foi muito fácil, mas tive sorte de estar mais ou menos sozinho”, comentou Sainz sobre a sua prova.
De certa forma, o piloto teve sorte de não ser incomodado depois do abandono de Verstappen. Por mais que Leclerc tenha tentado se aproximar do companheiro de equipe, o monegasco não contou com o ritmo necessário para incomodar o espanhol. Sainz fez uma prova mais isolada na dianteira. Também não foi necessário lidar com períodos de Safety Car ao longo da corrida, que poderiam ter agrupado o pelotão mais uma vez.
“Obviamente, o risco de um Safety Car e uma bandeira vermelha aqui sempre esteve em mente, mas felizmente foi uma corrida limpa e não aconteceu muita coisa”, comentou Sainz.
O Virtual Safety Car que apareceu em dois momentos da corrida, foi usado apenas para reduzir um pouco a velocidade dos competidores em pista, enquanto problemas eram solucionados, como o abandono de Lewis Hamilton (que encostou o carro em uma agulha) ou George Russell na penúltima volta da prova.
“Eu poderia controlar meu ritmo, gerenciar os pneus, gerenciar tudo. Não foi a corrida mais difícil de todas, mas sim, estou muito feliz e orgulhoso da equipe. Estou feliz por estar em uma dobradinha com Charles aqui. Isso mostra que o trabalho duro compensa”, afirmou Sainz.
“A vida às vezes é uma loucura, o que aconteceu no início do ano, depois o pódio no Bahrein, depois o apêndice, a recuperação, a vitória… é uma montanha-russa, mas adorei e estou extremamente feliz.”
A vitória de Sainz coloca o espanhol no quarto lugar do campeonato de pilotos, após três rodadas, onde o piloto ficou fora da segunda disputa. A Ferrari se apresenta logo atrás da Red Bull em batalha direta pelo Mundial de Construtores.