A Fórmula Indy em 2018 vem com carro novo, pista clássica voltando, um grid maior e a expectativa de um belíssimo campeonato. Para nós brasileiros, temos o que pode vir a ser a mistura ideal da experiência e da juventude.
A experiência vem a cargo de Tony Kanaan, com seus 43 anos, campeão de 2004 da antiga IRL pela Andreeti Green, vencedor das 500 milhas de Indianapolis de 2013 pela KV. Não teve a passagem dos sonhos pela equipe de Chip Ganassi, mas jamais devemos desprezar o talento e a perícia do bom baiano.
Com um cartel de 16 vitórias, 11 poles e 206 largadas, Tony Kanaan é o nome perfeito para desenvolver o carro da equipe de Aj Foyt. Com larga experiência e sede de vitórias, pode sim ser um diferencial tanto para a equipe, quanto para o próprio piloto.
O outro piloto da equipe será o gaúcho Matheus Leist, de 19 anos. Campeão da Fórmula 3 inglesa em 2016 com quatro vitórias, Leist em 2017 migrou para a Indy Lights pela equipe Carlin, e como novato terminou na quarta posição no campeonato, com 3 vitórias, incluindo as 100 milhas de Indianapolis, vitória esta conquistada com autoridade, sendo apenas a terceira vez em que não houve troca de líderes durante a corrida.
O gaúcho de Novo Hamburgo sobe para a IndyCar sendo um desses nomes que tem tudo para vingar e se tornar um dos belos nomes do futuro maravilhoso da categoria, mas pra isso, terá que se adaptar a um carro que notoriamente é mais difícil de guiar que o seu antecessor. Terá de se adaptar a equipe Foyt, que não é uma Penske, Ganassi ou Andretti, mas que tem um corpo técnico bom e muita condição de fazer melhor que na última temporada, onde Conor Daly e Carlos Muñoz não puderam terminar melhor que P16 e P18 no campeonato, respectivamente, além de Zach Veach, que participou de três provas, com resultados fracos.
lllO que esperar da Foyt e dos brasileiros?
Um ano de aprendizado, de evolução, um ano em que não veremos os dois brigando por vitórias, mas sim por pontos, onde talvez na Indy 500, onde a soma do conjunto pode funcionar e de forma surpreendente. Se espera que a equipe possa terminar o ano a frente do que apresentou nas últimas temporadas, para 2019 a evolução continuar, e aí sim, podendo ter resultados melhores e progressivos.
Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.