A prova mais icônica de resistência será disputada neste fim de semana, as 24 Horas de Le Mans é prova válida para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Nesta 93ª edição contará com a presença de oito pilotos brasileiros, entre as três classes Hypercar, LMGT3 e LMP2.
Disputando a prova este ano, são 62 carros: 21 Hypercars, 24 LMGT3 e 17 LMP2, com 186 pilotos inscritos para o evento.
O Brasil será representado por: Felipe Nasr, Felipe Drugovich, Pietro Fittipaldi, Daniel Schneider, Augusto Farfus, Daniel Serra e Custódio Toledo.
HYPERCAR
#04 FELIPE NASR| Nick Tandy | Pascal Wehrlein
O brasileiro Felipe Nasr está em busca da vitória em Le Mans com o Porsche #4. Ao lado e Tandy, neste ano a dupla acumula três vitórias no IMSA ao lado de Laurens Vanthoor, com triunfos nas 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e o GP de Long Beach.
O histórico de Nasr nas corridas de longa resistência chama a atenção, sendo o atual campeão da categoria norte-americana e vencedor consecutivo de Daytona. O brasileiro foi contratado no fim de 2021 pela Porsche Penske, abraçando o desenvolvimento do modelo 963 para as corridas de endurance. Por atuar no projeto desde o início, ele tem colhido os frutos ao lado da equipe.
Mathieu Jaminet foi substituído por Wehrlein para a edição de 2025, campeão da temporada 2023/24 da Fórmula E.
#311 Jack Aitken | FELIPE DRUGOVICH | Frederik Vesti
O brasileiro Felipe Drugovich disputará as 24 Horas de Le Mans pela segunda vez com a Cadillac Whelen – guiando o Cadillac V-Series.R #311.
O piloto reserva da Aston Martin, se viu em um empasse desde o GP da Espanha e almejava participar da próxima corrida, fazendo a sua estreia na Fórmula 1. Isso é motivado por Lance Stroll não ter disputado a prova em Barcelona. O canadense passou por uma operação no punho, em decorrência de algumas dores na região sentidas ao longo das últimas semanas – mesmo local que ele fraturou em 2023 após um acidente de bicicleta antes da pré-temporada em 2023.
Stroll passou por uma nova cirurgia no punho e está em recuperação, o canadense aguarda liberação para participar das atividades no Canadá.
Drugovich gostaria de priorizar a sua estreia na Fórmula 1, mas as atividades em Le Mans começam cedo – nesta quarta-feira os primeiros treinos livres serão realizados, assim como a classificação. Desta forma, o brasileiro precisava de uma liberação expressa para não desfalcar a Cadillac na prova. Stoffel Vandoorne que também é reserva da Aston Martin, disputará as 24 Horas de Le Mans com a Peugeot.
Depois de participar do ELMS no ano passado, na classe LMP2, Drugovich fez a corrida de abertura do IMSA neste ano com a Cadillac.
LMP2
#22 Roger Van Der Zande | PIETRO FITTIPALDI | David Heinemeier Hansson
Embora conte com a licença brasileira, Pietro Fittipaldi disputará as 24 Horas de Le Mans com a licença norte-americana. O competidor está na classe LMP2 e faz parte da Unided Autosports.
Atualmente o brasileiro está competindo nos ELMS, mas com a Vector Sports e foi o último anunciado para completar o trio que guiará o Oreca 07 – Gibson #22.
Essa é a terceira Le Mans de Pietro, o brasileiro participou das edições de 2022 com a Inter Europol Competition e em 2023 com a Jota.
#23 DANIEL SCHNEIDER | Oliver Jarvis | Benjamin Hanley
Daniel Schneider está atualmente no ELMS com a equipe United Autosports ao lado de Oliver Jarvis e Marino Sato.
Com dois pilotos britânicos, Jarvis e Hanley, eles vão competir com o Oreca 07 – Gibson número #23.
A sua trajetória nas pistas só começou em 2009, quando um amigo o inscreveu na Porsche GT3 Cup Light. A partir daí, Daniel iniciou uma jornada ascendente no esporte, coroada com vitórias importantes: foi campeão da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2013 e repetiu o feito em 2015, consolidando seu nome nas competições de GT no Brasil.
Schneider foi em busca de novos desafios e passou a competir em provas internacionais de endurance. Em 2019, conquistou o segundo lugar na classe SPX das 24 Horas de Dubai e, no ano seguinte, iniciou uma sólida passagem pela Michelin Le Mans Cup com a United Autosports. Em 2023, deu um passo ainda mais ambicioso ao competir na classe LMP2 Pro/Am da European Le Mans Series ao lado de Nelson Piquet Jr. e Andy Meyrick, celebrando pódios em Aragão e Spa.
LMGT3
#10 Derek Deboer | Valentin Hasse Clot | EDUARDO BARRICHELLO
Dudu Barrichello disputará pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans. Competidor estará a bordo do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #10, carro que ele corre no Campeonato Mundial de Endurance.
O trio obteve um nono lugar na corrida de abertura da temporada no Catar, enquanto cruzaram a linha de chegada em sexto em Spa, defendendo a Racing Spirit of Léman.
#31 Yasser Shahin | Timur Boguslavskiy | AUGUSTO FARFUS
Na LMGT3 teremos mais uma vez a participação de Augusto Farfus, o brasileiro está em busca desta vitória que falta no currículo.
No ano passado, dividindo o carro com Sean Galael e Daren Leung, o trio alcançou a segunda posição, celebrando um pódio, depois de largar do 15° lugar.
Farfus conta com trunfos nas principais provas de 24 Horas, como em Nürburgring (2008, 2010 e 2011), Dubai (2011), Daytona (2019 e 2020), além de já ter alcançado o título da Copa do Mundo de GT (2018) e do Intercontinental GT Challenge (2020), e o vice-campeonato do DTM (em 2013), fora as conquistas do início da sua trajetória, nos monopostos.
O brasileiro disputará a prova ao lado dos competidores que ele divide o BMW M4 LMGT3 no campeonato regular de Endurance da FIA na equipe The Bend Team WRT.
#150 CUSTÓDIO TOLEDO | Lilou Wadoux | Ricciardo Agostin
Custódio Toledo debutou no Ferrari Challenge em 2022. Atualmente o brasileiro corre o ELMS ao lado de Riccardo Agostini e Lilou Wadoux, seus companheiros de equipe, para enfrentar as 24 Horas de Le Mans a bordo do Ferrari 296 LMGT da Richard Mille AF Corse. Assim como Fittipaldi, ele participará da prova com a licença dos Estados Unidos.
Em maio o trio venceu no ELMS, durante as 4 Horas de Le Castellet. A responsável por fazer o último trecho da corrida, foi Wadoux, que fez a equipe avançar para a liderança e faturou a primeira vitória na LMGT3.
Em Barcelona, durante a abertura do campeonato, a equipe já tinha mostrado um ritmo forte, correndo constantemente na frente do grid. No entanto, as penalidades e contratempos acabaram atrapalhando o resultado, com o trio terminando em nono.
Toledo construiu a sua carreias em vários anos nos GTs, incluindo participação na Asian Le Mans Series – GT com a AF Corse, guiando uma Ferrari 296 GT3. Na Le Mans Cup GT3 de 2024, ele também esteve com a AF Corse, onde garantiu um notável 2°lugar. Sua experiência também se estende ao IMSA.
