Max Verstappen conquistou neste domingo (6) sua primeira vitória na temporada 2025 da Fórmula 1 ao triunfar de forma dominante no Grande Prêmio do Japão. O tetracampeão mundial da Red Bull superou os dois pilotos da McLaren, desde o sábado, quando surpreendeu os adversários faturando a pole.
Lando Norris e Oscar Piastri tentaram manter proximidade com o piloto neerlandês, para buscar uma ultrapassagem, mas as características do autódromo não colaboraram. Ao longo da prova, os companheiros de equipe da McLaren travaram uma disputa mais importante, do que aquela que se imaginava com o líder da prova.
Em um fim de semana correndo na casa da Honda, em um carro com pintura especial, Verstappen faturou a sua quarta vitória consecutiva no Circuito de Suzuka. A Red Bull e a fornecedora de motores compartilharam momentos importantes no Japão, por conta de uma parceria de sucesso. No ano que vem os motores vão equipar os carros da Aston Martin, iniciando um novo ciclo na Fórmula 1.
Durante a rodada de pit-stops, aconteceu um momento tenso, pois Norris e Verstappen se lançaram juntos aos boxes. Na liberação, o britânico acreditava que era possível definir as posições naquele momento. O neerlandês saiu lado a lado com o adversário, Norris tentou acelerar e passou na grama para superar Verstappen, mas a tática não funcionou. Logo depois aconteceu uma sucessão de rádios acusatórios, mas os comissários optaram por não fazer nenhuma investigação.
Lando onto the grass 😲
A heart in mouth moment for the championship leader at Suzuka!#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/WX3lwgs97d
— Formula 1 (@F1) April 6, 2025
Ao longo da prova, a proximidade de Piastri com Norris chamou a atenção, acreditava-se que a equipe daria até mesmo uma ordem interna, mas os pilotos permaneceram nas posições de largada.
Com o resultado da prova do Japão, Lando Norris soma 62 pontos, contra 61 de Max Verstappen. Oscar Piastri é o terceiro colocado com 49 pontos.
Close at the top! 😌
Leaving Suzuka, the Drivers’ Standings now look like this… 👇#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/sx14jkaO6f
— Formula 1 (@F1) April 6, 2025
A prova não teve muita movimentação, mesmo na largada os pilotos foram mais conservadores na disputa. Depois, as características da pista não permitiram que os pilotos participassem de muitos duelos.
Charles Leclerc faturou a quarta posição com a Ferrari, seguido pela dupla da Mercedes, com George Russell e Andrea Kimi Antonelli. O italiano impressionou, aproveitando a rodada de pit-stops para aparecer na liderança e comandar a corrida por algumas voltas.
A Ferrari apostou em uma estratégia diferenciada para Lewis Hamilton, mas o heptacampeão conseguiu ganhar apenas uma posição, superando Isack Hadjar. O francês da Racing Bulls obteve os seus primeiros pontos na Fórmula 1, depois de uma prova sólida. Alexander Albon foi o nono colocado, em mais um bom resultado para a Williams, enquanto Oliver Bearman completou o top-10, obtendo mais um ponto para a Haas.
Fernando Alonso ficou fora da zona de pontuação, o competidor tem sofrido nesse início de campeonato com o carro da Aston Martin. Além de não conseguir bons resultados durante as classificações, o desempenho reflete na corrida.
Yuki Tsunoda foi o décimo segundo colocado, sendo o melhor resultado de um segundo piloto da Red Bull nesta temporada. Após cometer um erro no Q2, durante a classificação, a prova do piloto japonês ficou um pouco mais limitada, mas ele conseguiu uma boa performance. Infelizmente ficou fora da zona de pontuação, mas levou a votação de piloto do dia.
O ex-companheiro de Tsunoda, Pierre Gasly, ficou com a décima terceira posição, guiando a Alpine, terminando a prova à frente de Carlos Sainz, que se esforçou para conquistar algumas posições ao longo da prova, com uma estratégia diferente.
Jack Doohan esteve logo atrás, depois de largar da décima nona posição, o australiano progrediu na prova e ficou com o décimo quinto lugar. Nico Hülkenberg esteve logo atrás com o carro da Sauber, acompanhando ainda por Liam Lawson, Esteban Ocon, Gabriel Bortoleto e Lance Stroll.
O resultado da prova chama a atenção, mesmo em um circuito desafiador, não aconteceram abandonos ao longo da corrida. No entanto, pouca coisa mudou desde a largada, principalmente quando as equipes assumiram que a prova seria baseada na estratégia de apenas uma parada.
A chuva gerou a expectativa de bagunçar o grid ao longo da corrida, podendo mudar as estratégias das equipes, mas como ela caiu antes da prova começar, não afetou o seu desenvolvimento. Foram usados pneus de pista seca ao longo de toda a corrida.
Bringing in the points 🔥
Here’s your top ten from today’s Japanese Grand Prix 🇯🇵#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/PEBox1K0kc
— Formula 1 (@F1) April 6, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.