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Verstappen vence e Red Bull fatura dobradinha em Miami. Alonso completa pódio

Em duelo interno, Verstappen supera Pérez para conquistar terceira vitória da temporada 2023

O GP de Miami foi realizado neste domingo (07) e contou com vitória de Max Verstappen. O piloto da Red Bull mesmo começando a prova da nona posição e fazendo uma escalada mais tímida, contou com uma boa estratégia e faturou a vitória.

Sergio Pérez tentou preservar a primeira posição, mas a escolha estratégica para a corrida do mexicano não deixou ele com condições de lutar com Verstappen. O holandês começou a corrida com pneus duros e pode permanecer mais tempo no traçado, enquanto o seu companheiro de equipe usou uma estratégia que consumiu muito os pneus médios no começo da prova. Quando o holandês instalou os pneus médios, perseguiu Pérez apenas por alguns metros, antes de saltar para a ponta. O mexicano ainda tentou fazer um traçado defensivo, mas a diferença de performance dos pneus falou mais alto.

A Red Bull termina mais uma corrida da temporada com uma dobradinha. O resultado era claro desde o começo da prova. O time austríaco só não conseguiria esse resultado se um dos seus carros enfrentasse problemas.

Fernando Alonso conquistou a terceira posição, o piloto espanhol obteve o seu quarto pódio em cinco corridas. O espanhol fez uma boa prova, tomou a decisão de não se incomodar com a Red Bull e mirou no duelo com Carlos Sainz. Por mais que o piloto da Ferrari tivesse tentado salvar um pódio, o desempenho da Aston Martin falou mais alto, assim como a diferença de consumo de pneus das duas equipes. George Russell ainda conseguiu ultrapassar Sainz, faturando o quarto lugar, enquanto o espanhol teve que se contentar com a quinta posição.

Lewis Hamilton obteve o sexto lugar, a escolha de estratégia para Hamilton também não foi tão boa, mas colaborou para o piloto da Mercedes sair da décima terceira posição para o sexto lugar. Hamilton ultrapassou Charles Leclerc ao final da corrida, enviando o monegasco para o sétimo lugar.

Leclerc terminou a corrida na mesma posição que começou a prova, porém, o piloto teve uma corrida sofrida, demorou muito tempo para ultrapassar Kevin Magnussen e se livrar do duelo com a Haas. O piloto passou boa parte da prova travando duelos que prejudicaram o seu resultado.

A Alpine encerra a corrida de Miami com dois carros entre os dez primeiros. Pierre Gasly foi o oitavo colocado, acompanhado Esteban Ocon. Kevein Magnussen conseguiu faturar a décima posição depois de perder rendimento, natural, principalmente por guiar uma Haas. O dinamarquês que começou a prova do quarto lugar, não sustentou a posição na largada e foi perdendo espaço no grid.

A Fórmula 1 realiza agora uma pausa, antes de retornar em Ímola para a disputa da sexta etapa do campeonato.

Saiba como foi o GP de Miami

Sergio Pérez conquistou a pole para o GP de Miami, se aproveitando de erros cometidos por Charles Leclerc e Max Verstappen. O monegasco bateu o carro da Ferrari quando tentava mais uma volta rápida no circuito, o piloto apostou em uma configuração difícil para segurar o carro e com isso perdeu o controle do equipamento. Leclerc já tinha batido durante os treinos livres. O holandês da Red Bull por sua vez, não acertou a primeira volta e recolheu o carro para os boxes. Verstappen não conseguiu aferir tempo no Q3 e com a batida de Leclerc precisou começar a prova pela 9ª posição.

O mexicano não era o favorito para a pole, pois Verstappen e Leclerc apresentavam um ritmo de classificação melhor e Pérez não estava conseguindo gerenciar o desempenho dos compostos. Pérez dividiu a primeira fila com Fernando Alonso da Aston Martin.

A Pirelli escolheu a gama intermediária para essa prova, trabalhando com os compostos C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio). Largaram com os pneus duros, Esteban Ocon, Max Verstappen, Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Lewis Hamilton, Zhou Guanyu, Tsunoda e Stroll. Apenas a dupla da McLaren apostou nos pneus macios, o restante do pelotão usava os compostos médios, Alonso começou com os pneus de faixa amarela usados.

A temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 27°C no ambiente. Com a chuva que lavou a pista na noite de sábado, a aderência construída durante o fim de semana ficou comprometida.

Largada autorizada, Pérez saltou na ponta para se defender de Alonso, enquanto Sainz precisou se segurar na terceira posição, Magnussen caiu para o sexto lugar, não conseguindo sustentar o quarto lugar na largada. Na primeira volta Piastri fez uma excelente largada e o piloto da McLaren saltou para o décimo quarto lugar, duelando pela posição à frente com Lewis Hamilton.

Antes do encerramento da primeira volta, Leclerc já tinha ultrapassado Magnussen que caiu para o sétimo lugar. O carro do piloto da Haas não tinha rendimento para acompanhar os outros competidores. Verstappen foi se mantendo na nona posição, preso atrás de Valtteri Bottas. Foi apenas no segundo giro que o holandês ganhou a posição do piloto da Alfa Romeo.

Durante a terceira volta Logan Sargeant seguiu para os boxes para substituir a sua asa dianteira. Na largada Lando Norris e Nyck De Vries se tocaram, o piloto da AlphaTauri encheu a traseira da McLaren, fazendo o adversário extravasar os limites de pista.

Kevin Magnussen conseguiu ultrapassar Charles Leclerc, enquanto o DRS já era trabalhado. No quarto giro, o monegasco perdeu a posição para Magnussen e Verstappen, depois que o piloto da Ferrari não escolheu um bom traçado defensivo para manter a posição. Foi nesse momento da prova que os carros da Haas começaram a render um pouco mais, Hülkenberg era o décimo primeiro colocado, pressionando Ocon da Alpine. O alemão já tinha ultrapassado Albon da Williams.

Na sexta volta, depois de ter parado Norris, a McLaren chamou Piastri aos boxes para trocar os jogos de pneus macios por compostos duros. Ocon cometeu um erro e cortou a curva, mas conseguiu se manter na nona posição, pois Bottas não estava tão colado no piloto da Alpine.

Verstappen perseguia Russell para alcançar o quinto lugar. A ultrapassagem não demorou para acontecer e na nona volta o holandês já ocupava a 5ª posição. Hülkenberg seguia buscando o décimo lugar de Bottas, mas com muito otimismo para fazer a ultrapassagem, tomou um x’s do piloto da Alfa Romeo.

Com dez voltas os dez primeiros eram: Pérez, Alonso, Sainz, Verstappen, Gasly, Russell, Magnussen, Leclerc, Ocon e Bottas. O holandês atacou Gasly e Russell aproveitou a manobra do holandês para saltar ao 5º lugar.

Pérez tinha estabelecido cerca de 1s7 de vantagem para Alonso. O piloto da Aston Martin seguia poupando o seu equipamento, mas precisava tomar cuidado com a aproximação de Sainz. Leclerc seguia preso atrás de Magnussen, enquanto era atacado por Ocon.

Sainz começou a reclamar dos pneus dianteiros. Os compostos de Leclerc também estavam indo embora pois ele seguia atrás de Magnussen, enquanto Ocon também participada dessa batalha. Durante o giro 14, Verstappen chegou a terceira posição ultrapassando Sainz. O holandês já tinha Alonso na mira.

Magnussen abandonou o duelo com Leclerc na volta 15 para instalar os pneus duros. O piloto dinamarquês retornou na décima sétima posição. Alonso também foi ultrapassado por Verstappen, deixando o piloto da Red Bull perseguir o seu companheiro de equipe. 3s7 separavam Pérez de Verstappen.

Como as paradas tinham começado, Gasly, Bottas e De Vries foram chamados aos boxes. Os pneus duros novamente eram uma aposta dos competidores. Hamilton que permanecia na pista ganhou a posição de Albon.

Durante a volta 18 foi a vez de Russell e Leclerc substituírem os seus pneus. O monegasco foi devolvido atrás de Magnussen. Na parada de Sainz, o piloto espanhol foi devolvido à frente de Albon, Tsunoda e Stroll que estavam envolvidos em um duelo.

Na 20 volta, Sainz já tinha ultrapassado Hamilton que permanecia com os pneus da largada. O piloto da Ferrari tinha pela frente Hülkenberg e Ocon. Sergio Pérez foi chamado aos boxes na volta 21, retornando ao traçado com os pneus duros. Verstappen assumiu a liderança e Sainz concluiu a ultrapassagem no piloto da Haas.

Neste momento da corrida os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Ocon, Pérez, Sainz, Hülkenberg, Hamilton, Albon, Tsunoda e Stroll. Entre os dez primeiros apenas Pérez e Sainz estavam com pneus novos, o restante ainda tinha os compostos da largada.

Sainz perdeu o controle da velocidade na entrada do pit-lane e dessa forma o piloto da Ferrari foi punido com cinco segundos. No giro 23, Hamilton finalmente conseguia a ultrapassagem em Hülkenberg. O piloto da Mercedes assumiu a sexta posição. Russell e Stroll eram investigados por um incidente. O britânico na sequência conseguiu a ultrapassagem no piloto da Aston Martin.

Fernando Alonso foi chamado aos boxes na volta 25. A Aston Martin instalou um jogo de pneus duros usado. O  espanhol voltou atrás de Sainz, mas novamente o duelo de menos de um segundo passou a ser travado. Duas voltas depois da sua troca de pneus, Alonso concluiu a ultrapassagem em Sainz.

Russell fazia a sua escalada e na 28ª volta, o piloto britânico já era o sétimo colocado, depois de ganhar as posições de Tsunoda e Hülkenberg. Na liderança, Verstappen tinha mais de 16 segundos de vantagem para Pérez.

Ocon não era a disputa de Alonso, mas o piloto concluiu a ultrapassagem no francês para assumir o terceiro lugar e mais uma vez se colocar atrás de Pérez. Sainz também fez uma manobra em cima de Ocon para assumir o quarto lugar e não perder muito contato com Alonso, pois o duelo acontecia entre os espanhóis pelo pódio, porém existia uma diferença entre os pneus, pois a Ferrari parou antes.

No giro 34, Tsunoda, Hülkenerg, Gasly e Stroll duelavam pela oitava posição. Porém, o piloto alemão abandonou a briga para trocar os seus pneus e usar compostos médios. Os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Sainz, Ocon, Russell, Hamilton, Tsunoda, Gasly e Stroll.

Foi apenas na volta 37 que Leclerc fez a ultrapassagem em Magnussen, mas na sequência o piloto da Haas retomou a décima posição. Sainz também foi ultrapassado por Russell, com o espanhol caindo para o 5º lugar. Hamilton foi aos boxes no giro 38 substituindo os seus pneus velhos por compostos médios. Finalmente Leclerc de fato concluía a ultrapassagem em Magnussen.

Com compostos novos, Hamilton passou a perseguir Bottas e ganhou a posição do ex- companheiro de equipe. Ocon saiu da frente de Hamilton para instalar o seu jogo de pneus médios.

Na volta 43, Stroll foi aos boxes para substituir os seus pneus duros. O piloto da Aston Martin foi devolvido apenas no décimo quinto lugar, porém, contaria com os compostos médios para o final da corrida.

Foi apenas na volta 46 que a Red Bull chamou Verstappen para trocar os pneus e cumprir a sua parada obrigatória. O holandês instalou pneus médios. Pérez reassumiu a liderança da corrida.

Duas voltas depois, Verstappen saltou para a ponta, mas o mexicano ainda tentava retomar a ponta, mesmo com a distância entre eles sendo ampliada. Neste final da corrida, restando apenas 9 voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Russell, Sainz, Gasly, Leclerc, Hamilton, Ocon e Magnussen.

Stroll aproveitou os seus pneus médios para ultrapassar Albon e assumir o 13º lugar. Tsunoda por sua vez perseguia Bottas e conseguiu a 11ª posição, deixando o piloto da Alfa Romeo para trás. Não demorou muito para Stroll chegar em Bottas e faturar o décimo segundo lugar.

Com erro de Pierre Gasly, Leclerc conseguiu obter a 6ª posição. Hamilton também ultrapassou o piloto da Alpine. Foi nesse momento que Hamilton começou a importunar Leclerc, pois estava com pneus médios mais novos do que os compostos duros usados pelo monegasco. No giro 55 Hamilton de fato se tornou o sexto colocado, enquanto Leclerc mais uma vez ocupava a 7ª posição, a mesma da sua largada.

Max Verstappen cruzou a linha de chegada na primeira posição, faturando a sua 38ª vitória da carreira. Sergio Pérez e Fernando Alonso completaram mais um pódio da temporada 2023 da F1.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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