O TL3 realizado nesta manhã de sábado (25) foi concluído com Charles Leclerc na liderança. O piloto monegasco obteve 1m11s369, melhorando o seu tempo depois de comandar a maior parte da sessão.
Max Verstappen ficou com a segunda posição (1m11s566), em uma das melhores exibições do piloto holandês deste fim de semana. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, separado por 0s341 do piloto da Ferrari. A Mercedes parece que encontrou o caminho em um circuito tão travado e tem forte chances de melhorar a suas condições para a prova que será disputada no domingo, pois grande parte de um bom resultado em Mônaco se dá por obter uma boa posição para a largada.
Oscar Piastri representou a McLaren na quarta posição, se fazendo presente no topo da tabela neste encerramento de atividade. Sergio Pérez conseguiu o quinto lugar, mas segue reclamando da performance do carro.
George Russell foi o sexto colocado, acompanhado por Carlos Sainz da Ferrari. Lando Norris ficou com um discreto oitavo lugar, seguido por Yuki Tsunoda, que figurou por um breve instante entre os primeiros colocados. O piloto da Racing Bulls foi o último a obter uma marca em 1m11s nesta sessão.
Fernando Alonso fecha o top-10 com a Aston Martin.
O TL3 foi voltado principalmente para a preparação da classificação, além de avaliar o limite de uso dos pneus macios. A tabela de tempos ficou bem variada, por conta desta busca por uma volta rápida no final.
A Fórmula 1 retorna às 11h (pelo horário de Brasília), para a disputa da classificação.
Saiba como foi o TL3 em Mônaco
O sábado é voltado para o último treino livre e a classificação que determinará o grid de largada. Após Lewis Hamilton e Charles Leclerc liderarem as sessões de sexta-feira, a expectativa é para o que pode acontecer neste sábado. Novamente a Red Bull não estava apresentando um grande desempenho, com Max Verstappen apresentando certa dificuldade para lidar com as curvas fechadas do traçado.
O sábado é geralmente usado para fazer os últimos ajustes antes da classificação. No dia anterior as equipes testam alguns ajustes, tentando identificar os pontos mais fortes do equipamento. Com a ameaça de chuva no primeiro dia de atividades, as equipes se esforçaram para realizar a coleta de dados, dividiram a suas duplas em programas diferentes. Vimos alguns pilotos se quer usando os pneus macios, pois o foco era no desempenho dos pneus médios e duros.
Nesta manhã estava sol no Principado de Mônaco. O reflexo era no aumento da temperatura de pista com 47 °C na pista e 22 °C no ambiente.
Com os boxes liberados, rapidamente George Russell invadiu a pista usando os pneus macios. Aqueles que acompanharam o piloto da Mercedes, fizeram apenas uma volta de instalação e retornaram aos boxes.
Kevin Magnussen abriu a tabela de tempos com a marca de 1m14s683, usando os pneus macios. Com os dez primeiros minutos da sessão concluídos, Lewis Hamilton cravou 1m14s104, também usando os pneus macios.
Foi neste momento que pintou uma bandeira vermelha em pista, pois Valtteri Bottas acertou a barreira de contenção na segunda perna do S da Piscina. A suspensão do carro da Sauber ficou danificada e como o carro precisou de ajuda para ser removido, a paralisação da atividade aconteceu.
🔴 RED FLAG 🔴
Bottas has hit the barriers breaking his front right suspension#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/Pc00WMsdJJ
— Formula 1 (@F1) May 25, 2024
A sessão foi reestabelecida após cinco minutos, dada a eficiência do trabalho de pista realizado pelos fiscais.
Como restavam cerca de 44 minutos para o final da atividade, uma fila foi formada no pit-lane para os pilotos que buscavam ocupar o traçado imediatamente.
Alguns erros eram observados ao longo do TL3, com pilotos precisando recorrer à área de escape para não danificar o carro. Restando 37 minutos para o final, Oscar Piastri saltou para a ponta com o registro na tabela de tempos de 1m14s875.
New tyres please!
First Magnussen locks up at Mirabeau then Hamilton at Sainte Devote 😶🌫️😶🌫️#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/RGrw3rOUkm
— Formula 1 (@F1) May 25, 2024
Neste momento da sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Russell, Hülk, Norris, Gasly, Sargeant, Ocon e Hamilton. Apenas a dupla da Aston Martin usava os pneus médios, o restante do grid apostava nos pneus macios.
Leclerc melhorou a sua marca, anotando 1m12s521 com o equipamento da Ferrari, na sequência Yuki Tsunoda superou Piastri ao anotar 1m12s526. Os pilotos estavam completando cerca de 10 voltas neste primeiro stint com os pneus macios. Os tempos ainda estavam um pouco altos, quando comparado com o 1m11s que uma parcela de pilotos conseguiu na sexta-feira.
Restando 22 minutos para o final, a pista ficou bem mais vazia. No entanto, antes de Leclerc retornar aos boxes, o piloto anotou 1m11s977 com um pneu macio de 13 voltas. Sainz era o segundo colocado separado por 0s302 do companheiro de equipe. Hamilton, que ocupava a nona posição da tabela, informava que o inglês tinha potencial para andar próximo de Leclerc. Neste momento o piloto da Mercedes já usava um segundo jogo de pneus macios, pois danificou o primeiro composto no começo da sessão.
Hamilton permaneceu em pista e saltou para o quarto lugar com 1m12s402, melhorando o tempo com cinco voltas no pneu macio. Restando 18 minutos para o final, vários pilotos começaram a instalar um jogo novo de pneus macios.
Foi neste momento que a dupla da Aston Martin abandonou os pneus médios, para trabalhar com o composto mais veloz do fim de semana. Alonso pegou o elevador da tabela de tempos e saltou para o segundo lugar, mas com um tempo ainda na casa de 1m12s087.
A movimentação na tabela ficou intensa, por conta dos pilotos que estavam realizando os últimos ajustes para a classificação.
Com um novo jogo de pneus macios, Leclerc fez mais um tempo para se manter na ponta com 1m11s369, enquanto Carlos Sainz também chegou à marca de 1m11s979, mas com uma diferença de 0s610 entre os companheiros de equipe.
Nos últimos dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Hamilton, Alonso, Norris, Verstappen, Piastri, Albon, Russell e Magnussen. Bottas era o único sem tempos na tabela, por conta da batida no começo do TL3,
No final da sessão, Verstappen encontrou o caminho para obter 1m11s958, para ser o segundo colocado. Tsunoda permaneceu apresentando uma grande performance e surgiu na quinta posição com 1m11s991.
Nos últimos quatro minutos de sessão, Piastri abandonou o nono lugar, para ocupar o segundo lugar com 1m11s901. A McLaren mostrou mais uma vez que conta com um bom desempenho.
Com o cronômetro zerado, Leclerc encerrou a sessão na liderança, acompanhado por Verstappen e Hamilton. Parece que a Mercedes encontrou um caminho em Mônaco. Piastri foi empurrado para a quarta posição por conta desta sessão dinâmica. Sergio Pérez por sua vez, foi o quinto colocado.
FP3 CLASSIFICATION
Leclerc is 0.197s quicker than Verstappen heading into qualifying 🤏#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/J8Vqzk1kzZ
— Formula 1 (@F1) May 25, 2024