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Lewis Hamilton surpreende e lidera TL1 em Mônaco, seguido de perto por Piastri e Russell

Em sessão movimentada, por conta da ameça de chuva para o restante do dia, pilotos fazem atividade bem completa para coleta de dados

Nesta sexta-feira (24) a Fórmula 1 está em Mônaco para um novo desafio. Não estamos mais acostumados a ver a Mercedes na liderança, afinal o time não tem feito bons carros nos últimos anos.E neste ano, a equipe alemã não está na disputa pela vice-liderança no Mundial de construtores. No entanto, Lewis Hamilton terminou o TL1 liderando, depois de obter a marca de 1m12s168 ao usar os pneus macios.

Hamilton trabalhou nesta atividade com todos os tipos de pneus disponíveis para o fim de semana, completando um stint de cerca de 10 voltas para auxiliar na coleta de dados. George Russell faturou a terceira posição e assim como Hamilton, usou todos os pneus disponíveis ao longo da sessão.

A pista evoluiu desde o começo do TL1, os competidores também foram ganhando confiança à medida que completavam mais voltas pelo traçado.

Nem todos os pilotos usaram os pneus macios, como Carlos Sainz, Max Verstappen, Sergio Pérez e outros. O foco para muitos ficou na simulação de corrida e algumas equipes dividiram o programa entre os seus competidores, dada a ameaça de chuva que ficou pairando ao longo da sessão. Além disso, as equipes esperam que chova no TL2, desta forma precisaram adiantar alguns testes, para não enfrentar problemas.

Embora a Mercedes tenha encerrado a atividade entre os primeiros colocados, no início da sessão era o ritmo da McLaren e Ferrari que chamava a atenção, pela troca da liderança, além de um ritmo bem semelhante. Oscar Piastri ficou com o segundo lugar, separado por apenas 0s029 de Hamilton, enquanto Lando Norris foi o quarto colocado com o tempo de 1m12s396. Charles Leclerc concluiu o TL1 ocupando a quinta posição, seguido por Fernando Alonso e Lance Stroll. Yuki Tsunoda também roubou a cena por figurar nas primeiras posições, seguido por Daniel Ricciardo e Carlos Sainz.

A Fórmula 1 retorna ao meio-dia (pelo horário em Brasília), para a realização do TL2 em Mônaco.

Saiba como foi o TL1 do GP de Mônaco

Uma semana após disputar o GP da Emilia-Romagna a Fórmula 1 segue para Mônaco, no fim de semana mais marcado pela velocidade, por conta das provas da Indy 500 e Charlotte 600, além da Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula E entrarem na disputa por espaço da programação.

A Fórmula 1 seguiu para Mônaco, para disputar uma prova em um dos circuitos mais icônicos do calendário. Embora a corrida aqui não seja tão movimentada em ultrapassagens, ainda é um circuito de muito prestígio para a categoria, principalmente por ser extremamente técnico.

Para Mônaco a principal mudança nos carros é observada na asa traseira. Algumas equipes fizeram ajustes na asa dianteira (como foi o caso da Mercedes). A Alpine foi uma das equipes que mais realizou alterações, mas elas também estão mais focadas em um ajuste das asas. As mudanças acontecem para gerar mais downforce. Como a pista tem muitas curvas, as equipes acabam providenciando uma alteração na entrada e saída dos dutos de freios, para melhorar a refrigeração.

Uma das maiores novidades é a McLaren que está correndo com as cores do Brasil em homanagem a Ayrton Senna. Os pilotos também estão usando um macacão especial, assim como capacetes.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 20°C no ambiente. A sexta-feira pode ser marcada pela chuva, desta forma, quando o traçado foi liberado, rapidamente os competidores deixaram os boxes. Os pneus duros eram os mais usados, no entanto. Oscar Piastri e Max Verstappen trabalhavam com os pneus médios.

Devido à troca das asas traseiras, Sergio Pérez deixou os boxes usando o flow-vis em parte da peça, para uma verificação aerodinâmica.

Com dez minutos de sessão, Charles Leclerc liderava a sessão com o tempo de 1m14s521. Os primeiros tempos foram na casa de 1m18s, mas rapidamente as marcas estavam despencando, conforme os pilotos sentiam o carro e conseguiam mais aderência.

A Williams também passava por uma verificação aerodinâmica.

O tráfego era intenso, pois praticamente todos os pilotos estavam no traçado. Os pilotos completavam um stint mais longo, logo de cara. As equipes estavam tentando aproveitar a pista seca, por conta da ameaça de chuva que pairava durante a atividade.

Pierre Gasly que ocupava a última posição na tabela de tempos, precisou seguir aos boxes para uma análise da unidade de potência, após a identificação de um problema.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Verstappen, Sainz, Tsunoda, Piastri, Hülkenberg, Alonso, Pérez e Stroll. Em um duelo com a dupla da McLaren para saber quem melhorava o desempenho na pista, Leclerc retornou para a ponta com a marca de 1m13s493, após 14 voltas com os pneus duros.

Carlos Sainz conseguiu assumir o segundo lugar, com 1m13s718, separado do monegasco por 0s375. Era Yuki Tsunoda que chamava a atenção, com a marca de 1m13s890, ocupando a terceira posição. O piloto da Racing Bulls imprimia um ritmo muito forte, trabalhando próximo de McLaren e Ferrari – equipes favoritas para ter um bom resultado em Mônaco, dado o crescimento apresentado.

Alguns erros eram observados, principalmente em pontos da pista que existe algum trecho com área de escape. Como a saída de Nico Hülkenberg na Sainte Devote, assim como Valtteri Bottas e Alexander Albon.

Com 30 minutos de sessão, alguns pilotos começaram a abandonar os pneus duros e usar os compostos médios. Esteban Ocon seguiu para os boxes depois de completar 18 voltas com os pneus do começo da sessão. Leclerc chegou aos 19 giros, assim como Carlos Sainz, que completou 21 giros, antes de ir aos boxes fazer uma breve pausa.

Os dez primeiros eram: Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Tsunoda, Russell, Pérez, Norris, Albone e Magnussen. Mesmo com alguns pilotos rodando com os pneus médios, a marca de Leclerc com os compostos duros, era a melhor da sessão.

Piastri deixou os pneus médios, para usar os compostos macios. Daniel Ricciardo e Fernando Alonso também investiram nos pneus de faixa vermelha. O australiano da McLaren, que ocupava a décima segunda posição, saltou para o sexto lugar com o tempo de 1m13s624. Na sequência, Piastri cravou 1m12s618, mas foi superado por George Russell que cravou 1m12s295 – também fazendo o uso dos pneus macios.

A Alpine identificou um problema na válvula do turbo do carro de Gasly, desta forma, com a verificação e os ajustes que eram necessários, o francês se manteve no pit-lane.

O desempenho da McLaren chamava mais uma vez a atenção, principalmente neste ritmo constante. Piastri atingiu a marca de 1m12s198. Pouco depois foi a vez de Lando Norris usar os pneus macios.

Restando 18 minutos para o final, os dez primeiros eram: Hamilton, Piastri, Russell, Norris, Leclerc, Alonso, Tsunoda, Ricciardo, Sainz e Stroll. Hamilton que conta com três vitórias em Mônaco, saltou para a ponta no sexto giro dos pneus macios, com o tempo de 1m12s169.

Com 14 voltas para o final, o regime de bandeira vermelha foi instaurado, Zhou Guanyu tocou na barreira de contenção e parte da asa dianteira ficou danificada. Por conta dos detritos que ficaram em pista, Leclerc acabou atingindo os pedaços e precisou recorrer aos boxes para uma verificação do assoalho. Foram os pedaços menores espalhados pelo traçado, geraram a necessidade de fazer uma breve limpeza no traçado.

A breve pausa, fez com que todos os pilotos fossem aos boxes. Restavam 10 minutos para o final, quando a pista foi novamente liberada.

Os pilotos encerraram o programa baseado na simulação de corrida. Gasly conseguiu retornar ao traçado para uma verificação pontual, depois de enfrentar problemas no início da sessão.

Lewis Hamilton encerra a atividade na liderança, seguido por Oscar Piastri e George Russell.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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