AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

F1 – Charles Leclerc domina sexta-feira de treinos livres em Ímola

Em mais uma sessão na Itália, Charles Leclerc comanda atividade, seguido por Oscar Piastri e Yuki Tsunoda

A sexta-feira (17) foi bem agitada em Ímola, com as atividades da Fórmula 1 acontecendo em um traçado conhecido, mas bem técnico. Charles Leclerc encerrou mais uma atividade na liderança, após comandar o TL1, estabelecendo o tempo de 1m15s906 com os pneus macios.

A sessão foi marcada por mais uma porção de verificações, com os times focados no desempenho de corrida.

Oscar Piastri ficou com o segundo lugar, separado por 0s192 de Leclerc, com o equipamento da McLaren. Lando Norris permaneceu realizando testes aerodinâmicos para a equipe e não conseguiu uma posição melhor, sendo o 12° colocado.

Yuki Tsunoda completou a atividade na terceira posição, com um bom ritmo na sessão. Lewis Hamilton obteve o quarto lugar, seguido por George Russell. Carlos Sainz foi apenas o sexto colocado, com o segundo carro da Ferrari.

A dupla da Red Bull não foi o destaque desta sessão, aliás, Verstappen segue reclamando bastante do carro e cometeu vários erros ao longo da sexta-feira. O holandês obteve o sétimo lugar, seguido por Sergio Pérez que se estabeleceu como o oitavo colocado.

Nico Hülkenberg conseguiu se recuperar depois de alguns problemas no carro, ficando com a nona posição. Fernando Alonso completou o top-10 com a Aston Martin.

Nesta sessão todos os pneus disponíveis para o fim de semana foram usados, no entanto, o foco maior foi com os pneus médios e duros, já que os macios estão superaquecendo, por serem mais sensíveis.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (horário de Brasília) para a realização do TL3. A classificação está programada para acontecer às 11h.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 2 em Ímola

Quando o TL2 teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 38°C, com 25°C no ambiente.

Quando os pilotos foram liberados para a pista, eles dividiam suas verificações entre os pneus médios e duros. Max Verstappen logo surgiu na liderança com a marca de 1m16s930. Lando Norris permanecia trabalhando com os giros voltados para a coleta de dados aerodinâmica do carro. O piloto da McLaren tinha o flow-vis espalhado em uma grande área do lado esquerdo do carro, dando continuidade ao trabalho realizado no TL1.

Nico Hülkenberg estava enfrentando problemas no carro desde de manhã. Enquanto os carros dos pilotos da Williams estavam desmontados nos boxes e passavam por uma análise antes da liberação para a pista.

Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Tsunoda, Leclerc, Norris, Sainz, Russell, Hamilton, Pérez, Alonso e Ricciardo. O piloto da Red Bull tinha 1m16s734, contra 1m16s895 do piloto da Racing Bulls, ambos usando os pneus médios, quase com o mesmo tempo de volta. No entanto, pouco depois, Charles Leclerc superou o piloto da Red Bull com o tempo de 1m16s677.

Era mais uma sessão voltada para o ajuste das atualizações, bem como a preparação da corrida.

Restando 35 minutos para o final da sessão, alguns pilotos começaram a surgir na pista com os pneus macios. George Russell foi o primeiro que melhorou o seu tempo e deixou o sétimo lugar, para ocupar a quarta posição com 1m16s820.

Leclerc melhorou ainda mais o seu tempo, cravando 1m15s969 com os pneus macios, enquanto Carlos Sainz estava separado por 0s0454. Os pilotos estavam atacando as zebras do circuito e em alguns momentos era impossível evitar que o carro “decolasse”.


Com meia hora de atividade, apenas Albon e Sargeant não estavam com os pneus macios. Os pilotos demoraram para ir para a pista, o tailandês tinha apenas quatro giros com os pneus médios, enquanto Sargeant tinha duas voltas.

Sainz foi mais um piloto que escapou da pista enquanto analisava os pneus macios. Na sequência Leclerc melhorou ainda mais o seu tempo, atingindo 1m15s906 para permanecer na ponta.


Restando apenas 25 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Tsunoda, Hamilton, Russell, Sainz, Verstappen, Pérez, Hülkenberg e Alonso.

Yuki Tsunoda estava apresentando um bom desempenho e figurou no início da tabela de tempos ao longo de toda a sessão.

Com a atividade rumando para o final, tinha virado corrida na pista, com os pilotos se encontrando no traçado e precisando negociar os espaços em decorrência do traçado estreito.

Após completar um stint com os pneus macios, os pilotos foram voltando aos pneus médios e duros para fazer mais algumas simulações de corrida.

Max Verstappen cometeu mais alguns erros e passou pela brita. A dupla da Red Bull não estava na liderança da sessão, com o holandês ocupando o sétimo lugar e Pérez o oitavo. A equipe costuma poupar um pouco de equipamento na sexta-feira, mas com Verstappen reclamando bastante do desempenho do carro, era um ponto de atenção.


 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Estou curiosa para ver o potencial das outras equipes grandes este fds, já que a Red Bull parece ser um mistério ainda maior . Mas a força da equipe dos energéticos não deve ser subestimada, mesmo em finais de semana em que ela começa assim.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo