A sexta-feira (24) de treinos livres em Mônaco foi concluída. A chuva que era esperada não alcançou o circuito e os pilotos conseguiram aproveitar ao máximo as sessões de treinos livres.
Charles Leclerc faturou o melhor tempo do fim de semana, anotando 1m11s278, com o carro da Ferrari. O piloto monegasco estava exigindo ao máximo do equipamento. Lewis Hamilton apresentou novamente um bom desenvolvimento, anotando 1m11s466 com o carro da Mercedes, separado por apenas 0s188 de Leclerc.
Fernando Alonso obteve a terceira posição com a Aston Martin, seguido por Max Verstappen com o equipamento da Red Bull. A tabela de tempo ficou bem variada, dado o desempenho com os pneus macios ou médios no final da sessão.
Lando Norris com o carro da McLaren e Carlos Sainz foram outros dois pilotos que conseguiram tempos na casa de 1m11s.
Para fechar o top-10, Lance Stroll foi o sétimo colocado com o segundo carro da Aston Martin, acompanhado por Sergio Pérez da Red Bull. Alexander Albon surgiu na nona posição, com George Russell faturando a décima posição.
A atividade foi voltada principalmente para a coleta de dados e simulação de corrida, concentrada principalmente na análise dos pneus médios e macios. Apenas Yuki Tsunoda, Oscar Piastri, Daniel Ricciardo e a dupla da Sauber não usaram pneus macios nesta sessão.
A Fórmula 1 volta neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3, logo depois os pilotos vão definir o grid de largada para o GP de Mônaco de 2024.
Saiba como foi o TL2 do GP de Mônaco
Novamente os competidores retornaram ao traçado para mais uma sessão avaliativa. A temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 20°C no ambiente.
Não existia uma faixa de sol quando o TL2 foi iniciado. Novamente os pilotos davam preferência por usar pneus médios e duros, mas foi o composto de faixa amarela que dominou a primeira escolha desta sessão.
Com quinze minutos de sessão, Charles Leclerc era o líder com a marca de 1m12s260. Alguns pilotos já tinham tocado nas barreiras de contenção, enquanto tentavam melhorar a sua performance pelo traçado.
Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Leclerc, Hamilton, Sainz, Alonso, Norris, Verstappen, Russell, Gasly e Tsunoda. Novamente o foco era na simulação de corrida e durabilidade dos pneus.
Logan Sargeant foi o primeiro piloto nesta sessão a avaliar os pneus macios.
Com 11 voltas no pneu médio, Leclerc foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m11s573. Os pilotos começaram a se lançar aos boxes, para substituir os compostos, depois de cerca de 12 voltas no traçado.
A tabela começou a sofrer alterações, por conta do uso dos pneus macios novos. Verstappen que era o quinto colocado, se moveu para o segundo lugar com 1m11s813, não superando a marca dos pneus médios do piloto da Ferrari. Leclerc ainda buscava uma marca com os pneus macios e faturou 1m11s278.
Yuki Tsunoda abandonou os pneus duros, para usar os compostos médios, assim como Oscar Piastri e Daniel Ricciardo.
Max Verstappen tocou o muro e na sequência recorreu aos boxes para uma verificação. Oscar Piastri também foi um dos pilotos que deu um leve toque no muro de contenção. Restava menos de meia hora para o final da sessão. Os dez primeiros eram: Leclerc, Alonso, Verstappen, Norris, Stroll, Pérez, Sainz, Albon, Piastri e Hamilton.
Hair-raising stuff from Piastri 🫣
The Aussie clips the barriers going full tilt into the swimming pool section 😱#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/ZAooNv0h9x
— Formula 1 (@F1) May 24, 2024
Os pilotos também completaram um stint mais longo com os pneus macios, para fazer a verificação da durabilidade. Um dado importante tanto para a classificação como para a corrida, embora os pneus médios e duros sejam os preferidos para concluir uma prova com apenas uma parada.
O final da sessão seguiu voltado para a simulação de corrida.
FP2 CLASSIFICATION
Home sweet home for Charles Leclerc#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/pLGp4lqlYc
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