ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Sergio Pérez aproveita batida de Charles Leclerc para conquistar a pole para o GP de Miami

Com a primeira volta do Q3, Pérez conquista a pole e dividirá a primeira fila com Alonso. Sainz começa a corrida do P3

Sergio Pérez conquistou a pole para o GP de Miami (06), o mexicano aproveitou a batida de Charles Leclerc e o erro cometido por Max Verstappen para conquistar o direito de começar a prova da primeira posição. Pérez não estava lidando muito bem com o traçado e com a temperatura do asfalto, desta forma não era competitivo para disputar a pole. O piloto encerrou o TL3, sem ser um favorito para a disputa.

Enquanto Charles Leclerc não obteve uma boa volta rápida no traçado, ficando restrito à sétima posição. O monegasco tentou uma segunda volta rápida e foi para o muro de contenção. O piloto da Ferrari perdeu o controle da traseira depois de atacar uma zebra. Essa foi a segunda batida de Leclerc no fim de semana. O piloto era um dos candidatos para faturar a pole, depois do ritmo apresentado durante todo o fim de semana.

Max Verstappen por sua vez cometeu um erro na sua primeira tentativa de volta rápida, com o carro instável o piloto retornou aos boxes. Na sua segunda tentativa, com a batida de Leclerc, Verstappen não pode completar a volta. O holandês que tinha chances de estar na primeira posição vai começar a prova do nono lugar.

Bom para Fernando Alonso que dividirá a primeira fila com Pérez, em mais uma boa exibição do espanhol com a Aston Martin. Carlos Sainz ganhou o direito de começar a corrida do terceiro lugar, dividindo a segunda fila com Kevin Magnussen. Pierre Gasly foi o quinto colocado com a Alpine, seguido por George Russell que representou a Mercedes no Q3. Esteban Ocon por sua vez começará a prova da oitava posição. Valtteri Bottas também ficou sem tempo no Q3, mas vai largar do décimo lugar com a Alfa Romeo.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 16h30 para a realização do GP de Miami.

Saiba como foi a Classificação para o GP de Miami 

Antes do início da classificação, a temperatura na pista estava na casa dos 47°C, com 29°C no ambiente. A Pirelli selecionou a gama intermediária de pneus para a prova, os pilotos tem disponível os compostos C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio).

Durante o TL3 os pilotos focaram em realizar algumas voltas em modo de simulação de corrida usando os pneus macios, tentando verificar a durabilidade dos compostos.

Q1 

A dupla da Williams foi a primeira equipe a invadir o traçado, na sequência outros competidores também deixaram os boxes. Todos os pilotos trabalhavam com um jogo de pneus macios novos. Alexander Albon abriu a tabela de tempos registrando 1m30s967, mas rapidamente a Haas já estava na casa de 1m29s358.

Instantes depois Pérez cravou 1m28s306, seguido por Verstappen que tinha 1m28s424. Leclerc superou Verstappen para ocupar a segunda posição com 1m28s422. Norris e Piastri começavam a perde terreno. Os pilotos reclamavam do vento que tinha se intensificado durante a classificação.

Restando dez minutos para o encerramento da atividade, estavam na zona de eliminação: Tsunoda, Norris, Russell, De Vries e Hamilton. O piloto inglês dono do carro #44 quase sofreu um acidente pior, pois se encontrou com Kevin Magnussen na pista que estava lento. Hamilton tocou a traseira da Haas e na sequência foi para os boxes.

Neste momento os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Verstappen, Alonso, Magnussen, Sainz, Gasly, Zhou, Bottas e Ocon. Leclerc voltou brevemente para a ponta com 1m27s895, mas na sequência Verstappen estabeleceu 1m27s363, seguido outra vez por Pérez que anotou 1m27s3713. Zhou e Sainz se tocaram, pois o piloto da Ferrari estava lento no traçado.

Por conta do tráfego, os pilotos estavam preocupado com a última remessa de voltas rápidas. A dupla da McLaren demorou um pouco para retornar ao traçado, com os competidores sendo liberados apenas nos últimos três minutos para uma nova tentativa. O mesmo acontecia com os pilotos da Mercedes.

Com o cronômetro próximo do encerramento, Magnussen saltou para o quarto lugar com 1m27s809, o dinamarquês era acompanhado por Hülkenberg, com 1m27s957. A dupla da McLaren foi empurrada para a zona de eliminação. Hamilton obteve o sexto lugar, enquanto Russell era o décimo primeiro colocado.

Eliminados

16) Lando Norris – 1m28s394
17) Yuki Tsunoda – 1m28s429
18) Lance Stroll – 1m28s476
19) Oscar Piastri – 1m28s484
20) Logan Sargeant – 1m28s577

Q2

Com a McLaren eliminada, os outros competidores foram para o traçado buscando uma vaga para começar o GP de Miami entre os dez primeiros colocados. Novamente os competidores usavam os pneus macios, mas nesta saída, alguns pilotos como Magnussen, Hamilton, Hülkenberg e Russell usavam compostos usados.

Rapidamente Verstappen estava na liderança depois de anotar 1m27s110, seguido de perto por Pérez que anotou 1m27s328. Na sequência os pilotos da Red Bull seguiram para os boxes. A dupla da Ferrari esperou uma pista mais vazia para buscar a sua volta rápida. Sainz anotou 1m27s148, separado por 0s038 do piloto holandês. Leclerc ficou atrás de Alonso, ocupando o quinto lugar.

Os dez primeiros colocados eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Alonso, Leclerc, Ocon, Albon, Gasly, Hülkenberg e Magnussen. A dupla da Mercedes mais uma vez estava fora dos dez primeiros colocados. Valtteri Bottas foi o último piloto a ir para a pista e com o traçado livre anotou 1m27s564, para ficar com o sexto lugar. Vários erros na liberação dos pilotos acontecia ao longo da sessão.

Antes do encerramento do Q2, Leclerc anotou 1m26s964, para ocupar a primeira posição. Hamilton foi eliminado depois de fazer uma volta bem ruim pelo traçado. Por outro lado, Bottas se livrou de uma nova eliminação com a Alfa Romeo.

Eliminados

11) Alexander Albon – 1m27s795
12) Nico Hülkenberg – 1m27s903
13) Lewis Hamilton – 1m27s975
14) Zhou Guanyu – 1m28s091
15) Nyck De Vries – 1m28s395

Q3

Com o início do Q3, os times instalaram novos jogos de pneus macios em seus carros e liberaram os seus pilotos ao traçado. Pérez saltou para a ponta anotando o melhor tempo com 1m26s841, acompanhado por Alonso que estabeleceu 1m27s202, enquanto Sainz tinha 1m27s349.

Verstappen cometeu um erro na sua volta e recolheu para os boxes. Leclerc era apenas o sétimo colocado pois registrou apenas 1m27s861.

Antes da última saída os dez primeiros eram: Pérez, Alonso, Sainz, Magnussen, Gasly, Russell, Leclerc, Ocon, Verstappen e Bottas.

Restando 1m36s para o encerramento da classificação, Leclerc perdeu o controle do carro e bateu mais uma vez no fim de semana. Max Verstappen ficou sem tempo, pois a sessão entrou automaticamente em bandeira vermelha, deixando o holandês na nona posição. Sergio Pérez que foi o mais rápido na primeira fase da classificação anotou 1m26s841 e faturou a pole em Miami.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo