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Como a alteração na quantidade de pneus de chuva impactou no TL2 do GP do Japão

Para 2024 a quantidade de pneus de chuva disponíveis por evento foi alterada, atrapalhando completamente a coleta de dados das equipes ao longo dos treinos livres - se a chuva aparecer

Para a temporada 2024 foi realizado um ajuste na quantidade de pneus de chuva disponibilizados por etapa e a mudança já foi sentida no Japão.

Nesta sexta-feira (05) quando o TL2 foi realizado, a pista estava molhada por conta da chuva que se aproximou do circuito. A consequência foi pouca movimentação na pista, além de pouquíssimas voltas exploratórias na pista.

E se nada mudar, podemos lidar com essa situação em outros momentos.

Uma observação é que existe um risco de chuva para o restante do fim de semana no Japão, desta forma vários times optaram por poupar os seus compostos.

Na temporada passada a Fórmula 1 experimentou uma alocação alternativa de pneus e alguns ajustes foram realizados para 2024. O impacto foi direto na mudança dos pneus de chuva – que sofreram uma redução.

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O Artigo 30.2.ii do regulamento esportivo da FIA, afirma: “em cada competição onde uma sessão sprint não está programada, cada piloto pode usar no máximo treze (13) conjuntos de pneus para pista seca, cinco (5) conjuntos de pneus intermediários e dois (2) conjuntos de pneus para chuva extrema em uma competição”.

Pneus escolhidos para o GP do Japão de 2024 – Foto: Ale Ranieri – Boletim do Paddock

Durante a temporada 2023, cada um dos pilotos contava com quatro conjuntos de pneus intermediários e três conjuntos de pneus de chuva extrema.

Embora o fornecimento de sete conjuntos de pneus de chuva tenha permanecido, com apenas uma compensação acontecendo entre os pneus intermediários e de chuva extrema, agora os competidores não têm mais acesso a um jogo extra de intermediários.

No ano passado, nos termos do Artigo 30.5g informava que se o TL1 ou Tl2 fosse declarado como uma sessão molhada, um conjunto adicional de pneus intermediários seria concedido aos pilotos que utilizassem esse composto em uma das sessões. Se isso ocorresse, o piloto teria que devolver um conjunto usado antes da classificação.

Se o TL3 fosse considerado com um alto risco de ser uma sessão molhada, um conjunto adicional de intermediários era fornecido aos pilotos, mas existia novamente a regra de devolver um conjunto usado antes da classificação.

Optaram por realizar uma revisão para a temporada 2024 e o benefício foi retirado do regulamento, impactando diretamente nos treinos livres. Aqueles que se aventurarem uma sessão para a coleta de dados molhada, vai apenas reduzir a quantidade de pneus disponíveis para o restante do fim de semana.

Embora a Fórmula 1 não se depare com muitas situações de chuva ao longo do ano, os pneus para pista molhada sempre estão viajando com os competidores para os eventos, mesmo que a previsão aponte um fim de semana de calor e pista seca.

No Japão, como existe a possibilidade de chuva ao longo do fim de semana, os times optaram por poupar os pneus para o restante das atividades.

Vale dizer que em 2023, eles ainda contariam com apenas quatro jogos de pneus, mas a possibilidade de realizar a troca de um conjunto na sexta-feira, já possibilitava os competidores a andarem um pouco na pista, pois não ficava muito difícil de fazer os cálculos da quantidade de pneus restantes para o evento.

Tanto a classificação como a corrida exigem muito dos pneus, assim fica mais difícil comprometer o seu uso em uma sessão preparatória.

Quem acaba perdendo é o público de modo geral, que não vão observar a ação em pista.

Se já existe uma dificuldade para lidar com os pneus de chuva, fica ainda mais complicado estabelecer parâmetros quando existe essa limitação.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Bem, não gosto da falta de ação na pista, mas espero que isso pelo menos dê um embaralhada maior no domingo, se chover.

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