A Fórmula E retorna à China durante a 10ª temporada. O país fez parte da história da categoria elétrica, após a corrida inaugural ser disputada em Pequim, em 2014.
Nos últimos anos, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Fórmula E não pode visitar a China, desta forma a prova ficou por cinco anos fora do calendário. Agora o país está buscando ser a sede de grandes eventos, a Fórmula 1 já pode disputar uma prova por lá, contribuindo para abrir novamente um caminho para a Fórmula E.
Desta vez a categoria não visitará Pequim, Hong Kong ou Sanya, a Fórmula E segue para Xangai, como palco de uma rodada dupla, marcando a reta final do campeonato.
A China é líder mundial em mobilidade EV e impulsiona o progresso tecnológico, desta forma faz todo o sentido a Fórmula E batalhar tanto para retornar ao país.
Para a ERT, é uma oportunidade de correr em casa, o time que já trocou de nomes algumas vezes, faz parte do campeonato desde a 1ª temporada. O brasileiro Sergio Sette Câmara e Dan Ticktum vão se esforçar para obter um bom resultado neste fim de semana.
O Circuito
A prova de 2024 será disputada no Circuito Internacional de Xangai, o mesmo que é usado pela Fórmula 1, no entanto, por conta das demandas da categoria, o traçado é adaptado para a categoria elétrica.
O circuito conta com 12 curvas e 3.051 km, diferente das 16 curvas e os 5.451 km do traçado usado pela F1. O Modo Ataque será ativado do lado de fora da Curva 2, aumentando o desafio para os competidores.
O traçado é todo pensado para eventos mundiais de automobilismo, a pista apresenta uma combinação desafiadora de uma reta em alta velocidade e curvas fechadas, incluindo as curvas 1 e 2.
É esperada uma corrida bem movimentada, característica de momentos em que a Fórmula E corre pelos autódromos. Provavelmente vamos observar mais um fim de semana caótico, com o pelotão se misturando, já que os competidores vão tentar evitar se manter na ponta por muito tempo.
“Conquistei minha primeira vitória na Fórmula E na China há dez anos, na estreia do campeonato. Para mim, o circuito urbano de Pequim ainda é uma das melhores pistas que já tivemos, mas agora vamos ao circuito permanente de Xangai, onde já corri na Fórmula 1 e no WEC. É uma pista muito desafiadora e técnica, e os fãs podem esperar pelas corridas malucas, com centenas de ultrapassagens”, comentou Lucas di Grassi, piloto da ABT Cupra.
O campeonato
Nick Cassidy é o atual líder do campeonato, chegando à marca de 140 pontos, depois de dominar a etapa em Berlim, conquistando sua segunda vitória do ano com a Jaguar e fatura o sétimo pódio da temporada. Pascal Wehrlein deixou a Alemanha conquistando alguns pontos, com o 5º e o 4º lugar faturados durante a rodada dupla, mas agora o piloto da Porsche soma 124 pontos.
Antonio Felix da Costa, companheiro de Wehrlein obteve uma vitória na segunda corrida do fim de semana em Berlim, superando aquele infortúnio da desclassificação em Misano.
Oliver Rowland segue fazendo um bom trabalho com a Nissan, em Berlim conseguiu mais dois pódios, chegando à marca dos 118 pontos. Embora Cassidy seja visto como um grande favorito ao título da temporada 2024, a batalha segue acirrada com Wehrlein e principalmente com Rowland que tem se esforçado para ser o mais regular possível.
Os postulantes ao título são os favoritos para duelar por uma vitória em Xangai. Jake Dennis que também está na batalha, na busca por defender o título conquistado na temporada anterior, conta com 102 pontos. O piloto da Andretti venceu apenas em Diriyah, na Arábia Saudita, ainda no início da temporada, mas é um competidor que tem feito boas corridas e se aproveita de provas movimentadas para evoluir no pelotão.
Mitch Evans de forma mais discreta ocupa um quinto lugar na tabela, com os 97 pontos conquistados, mas pode surpreender em um circuito novo.
Uma novidade na etapa, é o retorno de Sam Bird, o vencedor do e-Prix de São Paulo fraturou a mão durante a 9ª rodada, realizada em Mônaco. O britânico conseguiu a liberação para participar da corrida deste fim de semana, depois de passar pelo processo de recuperação.