ColunistasDestaquesFórmula EPost

Mitch Evans faz manobra decisiva e supera Pascal Wehrlein para celebrar vitória no e-Prix de Xangai

Jaguar conquista pódio (1-3) com Evans e Cassidy. Wehrlein não conseguiu se sustentar na ponta por conta da diferença da energia conservada para o final da prova

Em Xangai pela primeira vez, a Fórmula E disputou a primeira prova de uma rodada dupla na China. A prova foi realizada na madrugada deste sábado (25), o neozelandês Mitch Evans, da equipe Jaguar TCS Racing, emergiu como o grande vencedor. Em uma manobra decisiva na última volta, Evans ultrapassou o alemão Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, assegurando uma vitória memorável. A administração de energia foi crucial para o desempenho de Evans, que soube utilizar sua vantagem de maneira estratégica.

O piloto conquista a sua segunda vitória na 10ª temporada, depois de um começo de campeonato complicado. O neozelandês passou a maior parte da prova batalhando com o alemão, até a vitória se definir no final do primeiro e-Prix de Xangai.

O pódio foi completado pelo também neozelandês Nick Cassidy, companheiro de equipe de Evans na Jaguar TCS Racing, que manteve a liderança no campeonato com 155 pontos. Cassidy é seguido de perto por Wehrlein, com 142 pontos, e pelo britânico Oliver Rowland, da Nissan, que possui 130 pontos.

Evans, visivelmente satisfeito com a vitória, destacou a dificuldade da prova e a importância da gestão de energia: “Olha, não foi uma corrida fácil de administrar. Estar na frente pode ser bom e pode ser ruim, mas acho que administramos bem. Eu tinha a vantagem de energia, então só teria que esperar que a corrida chegasse até mim, e isso aconteceu. Sim, super feliz por conseguir este resultado para a Jaguar TCS Racing Team. Grandes pontos para o nosso campeonato, foi bom”, afirmou Evans.

A corrida mais uma vez teve como fator determinante o gerenciamento das baterias. Com a prova disputada em um traçado permanente, os pilotos acabam brigando para evitar ficar muito tempo na ponta, cortando o ar para os adversários e comprometendo a sua bateria.

O Kiwi que tinha liderado a maior parte da corrida, mas o Porsche de Wehrlein conseguiu avançar, assumindo uma posição defensiva. Evans parecia estar pronto para comandar o restante da prova, comboiando o pelotão, mas Wehrlein não aceitou e partiu para lutar com o piloto da Jaguar. Ele foi capaz de chegar ao primeiro lugar, mas estava com pouca energia em comparação com os dois pilotos da Jaguar que estavam em sua cola.

Realizando a manobra que rendeu a vitória, Evans escolheu o lado de fora da curva 1 para retomar a primeira posição.

Apesar de não ter conseguido a vitória, Pascal Wehrlein, que liderou boa parte da prova, refletiu sobre sua estratégia: “Acho que no passado fomos um pouco conservadores demais, hoje talvez um pouco agressivos demais quando deveríamos assumir a liderança. Foi uma corrida difícil e chegar à liderança muito cedo pode ter nos custado os 25 pontos”, analisou Wehrlein.

Cassidy não se sentiu satisfeito com o resultado, o piloto tinha mais energia, mas não conseguiu uma inversão com Evans. O líder do campeonato estava em busca de uma vitória que não aconteceu e também sentiu que o time tinha potencial para terminar a prova faturando uma dobradinha, diferente do resultado 1-3 que conseguiram.

O pole position, francês Jean-Eric Vergne, da DS Penske, teve um desempenho notável no início da prova, mas não conseguiu converter sua posição de largada em vitória. O brasileiro Lucas di Grassi, da ABT Cupra, terminou em décimo, faturando mais um ponto para o seu time, enquanto o mineiro Sérgio Sette Câmara, da ERT, fechou a corrida em 13º.

Esta foi a 11ª prova da décima temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, restando apenas cinco corridas para o final da competição. Com três vitórias nas últimas quatro corridas, a Jaguar TCS Racing amplia sua liderança no Campeonato Mundial de Equipes da FIA, com uma vantagem de 66 pontos.

Nyck de Vries conquistou os seus primeiros pontos da temporada com a Mahindra, o piloto foi o oitavo colocado.

A próxima corrida em Xangai acontecerá na madrugada deste domingo (26), às 3h30 (horário de Brasília), prometendo mais uma rodada de emoções e disputas acirradas.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo