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Verstappen lidera TL2 em Miami, seguido por dupla da Ferrari. Leclerc encerra atividade no muro

O holandês foi o destaque da atividade, Verstappen anotou 1m27s930, ficando separado por 0s385 de Sainz

A Fórmula 1 concluiu o seu primeiro dia de atividades em Miami nesta sexta-feira (05), desta vez com Max Verstappen na liderança, sendo o único piloto do grid a anotar um tempo na casa de 1m27s930.

A pista apresentou uma ótima evolução desde a primeira sessão. Os pilotos completaram algumas voltas de classificação, antes de trabalhar a simulação de corrida. Os pneus macios ganharam atenção dos competidores, pois as equipes estavam focadas em trabalhar algumas voltas rápidas pelo traçado, aproveitando uma condição de pista semelhante a que vão enfrentar no sábado durante a classificação.

Carlos Sainz completou a sessão no segundo lugar ao anotar 1m28s315, acompanhado por Charles Leclerc que foi o terceiro colocado. A atividade quase encerrou em bandeira vermelha, pois o monegasco bateu na barreira de contenção ao perder a traseira do carro e tentar uma correção. A dianteira do SF-23 ficou danificada.

Mesmo com a Mercedes liderando o TL1, a Red Bull seguia confiante com o seu desempenho, então rapidamente o seu potencial foi explorado. O desempenho surpreendente da equipe alemã não se repetiu nesta atividade, porém, as equipes estão precisando de dados dos carros e seu comportamento depois que a pista foi recapeada.

Sergio Pérez obteve o quarto lugar, o mexicano foi acompanhado por Fernando Alonso com a Aston Martin. Lando Norris que liderou a sessão momentaneamente com Oscar Piastri, foi o sexto colocado, enquanto o seu companheiro de equipe foi empurrado para o décimo sexto lugar.

Lewis Hamilton foi o sétimo colocado, seguido de perto por Lance Stroll. Esteban Ocon obteve a nona posição, enquanto Alexander Albon colocou a Williams em décimo lugar.

A Alfa Romeo por sua vez segue extremamente apagada, Zhou Guanyu ocupou a décima terceira posição, enquanto Valtteri Bottas era o décimo quarto colocado.

A Fórmula 1 retorna às 13h30 (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3.

Saiba como foi o TL2 em Miami

Pouco depois da Mercedes ter liderado o TL1, as equipes retornaram para a pista para a realização do TL2. A atividade costuma ser voltada para adquirir dados da performance do carro, voltadas principalmente para as voltas em modo de simulação de corrida e verificação da durabilidade dos pneus, além de algumas voltas rápidas, aproveitando o momento que a atividade é realizada por conta do horário da classificação. A primeira atividade realizada no circuito contou um pouco com este tom, pois os pilotos estavam fazendo o trabalho de emborrachar a pista.

Neste fim de semana a Pirelli definiu os pneus da sua gama intermediária, a escala é formada pelos compostos: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio).

Pneus escolhidos para o GP de Miami – Foto: Ale Ranieri / BP

George Russell terminou como líder da primeira atividade, o piloto foi acompanhado por Lewis Hamilton, a dupla da Mercedes formou uma dobradinha.

Assim que a pista foi liberada, a temperatura do traçado estava na casa dos 41°C, com 29°C no ambiente. O calor marcava a atividade. Rapidamente Valtteri Bottas seguiu para o traçado. O finlandês tem enfrentado muita dificuldade com a Alfa Romeo, pois a equipe não tem entregado um bom desempenho como aconteceu em alguns momentos do ano passado. O piloto abriu a tabela de tempos anotando 1m32s355.

O carro de Esteban Ocon apresentou problemas, desta forma a sua equipe realizou algumas alterações no motor do A523. Novamente a atividade começou com o foco no uso dos pneus médios e duros. Não demorou muito para Sergio Pérez assumir a ponta estabelecendo um tempo na casa de 1m30s751, mas instantes depois foi a vez de Max Verstappen cravar 1m30s146, superando o companheiro de equipe por 0s605.

Bandeiras amarelas surgiam pelo traçado, principalmente quando alguns pilotos cometiam erros e precisavam recorrer a área de escape, como foi o caso de Kevin Magnussen.

Após dez minutos de atividade os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Pérez, Sainz, Gasly, Sargeant, Russell, Stroll, Albon e Alonso. Leclerc anotou 1m29s497, acompanhado por Verstappen e Pérez que também entraram na casa de 1m29s. Depois de conquistar duas poles no Azerbaijão, a Ferrari estava mais confiante com o seu desempenho a partir de Miami.

No traçado, apenas De Vries usava os pneus macios, enquanto o restante do pelotão trabalha com os outros pneus do fim de semana.

O potencial de evolução da pista era muito grande, Norris instalou os pneus macios anotando 1m28s741. O piloto da McLaren saltou para a ponta. O time tem investido em melhorar o desempenho do carro, principalmente de um começo bem caótico para a equipe. Por conta da instalação dos pneus macios, os tempos começaram a despencar ainda mais. Piastri acompanhou o ritmo do companheiro de equipe e anotou 1m29s339, separado por apenas 0s598 do companheiro de equipe. Alexander Albon passou a ocupar a quarta posição ao registrar 1m29s488.

Com a dinâmica da atividade, Sainz apareceu no segundo lugar com 1m28s832, enquanto Leclerc cometeu um erro, prejudicando o seu tempo de volta. Com 30 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Norris, Sainz, Alonso, Albon, Magnussen, Pérez, Zhou e Bottas. O monegasco conseguiu melhorar a sua marca para 1m28s398, enquanto Stroll saltou para o sexto lugar com 1m28s930.

Os pneus macios ainda estavam funcionando, mesmo com uma porção de voltas completadas neles. Os tempos foram decaindo até Verstappen entrar na casa de 1m27s930.

Restando dez minutos para o encerramento da atividade, Charles Leclerc estampou a barreira de contenção quando a traseira do carro se perdeu. O monegasco tentou corrigir o carro, mas perdeu o controle. A suspenção e a dianteira do carro ficaram danificadas. Após a batida de Leclerc, Sainz perguntou para a equipe se o monegasco tinha perdido a frente ou a traseira do carro, tentando compreender o que aconteceu com o carro do companheiro de equipe.

Os pilotos estavam realizando a simulação de corrida, quando a bandeira vermelha surgiu. A pista foi liberada para os últimos quatro minutos, permitindo mais duas voltas para cada piloto, além da oportunidade de testar a largada. O tráfego se intensificou no traçado, colaborando para algumas disputas.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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