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Mercedes encerra TL1 em Miami na liderança, dobradinha é comandada por Russell

No final da sessão George Russell e Lewis Hamilton instalaram os pneus macios e conseguiram aferir a melhor marca da atividade

A Fórmula 1 está nesta sexta-feira (05) em Miami para a realização da primeira corrida que acontece nesta temporada nos Estados Unidos. Ao final da atividade, George Russell anotou 1m30s125, superando Lewis Hamilton por 0s212.

O TL1 foi bem movimentado, com os pilotos trabalhando com stints mais longos, realizando a avaliação dos pneus, além do emborrachamanto da pista que foi recapeada para a temporada 2023 – com o intuito de melhorar a performance dos competidores. Nico Hülkenberg provocou a ativação do regime de bandeira vermelha, pois perdeu o controle da traseira do seu carro e bateu no muro de contenção, danificando a suspensão dianteira.

A Mercedes focou na utilização dos pneus médios ao longo da atividade. Foi apenas nos últimos três minutos da sessão que a dupla do time alemão se dirigiu para a pista com os pneus macios. Hamilton melhorou a sua marca para liderar momentaneamente ao anotar 1m30s337, mas foi superado por Russell. Charles Leclerc foi empurrado para a terceira posição com a marca de 1m30s449.

Max Verstappen que passou grande parte da sessão na liderança, se estabeleceu em quarto lugar. Carlos Sainz ficou com o quinto lugar, seguido por Pierre Gasly. Fernando Alonso foi evoluindo as suas marcas, mas ficou apenas com o sétimo lugar, enquanto Lance Stroll se estabeleceu na oitava posição. Nico Hülkenberg mesmo depois de bater, completou o TL1 em nono lugar, Esteban Ocon por sua vez completou o Top-10.

A Fórmula 1 retorna às 18h30 para a realização do TL2 em Miami.

Saiba como foi o TL1 em Miami

Os pilotos estão neste fim de semana em Miami, depois da prova realizada no Azerbaijão. A temperatura na pista estava na casa dos 49°C, com 29°C no ambiente.

Várias equipes estão fazendo ativações em Miami para promover a prova. Além da presença de atletas e celebridades, a etapa é usada pelas equipes para fazer promoções e contatos com seus patrocinadores.

Com os boxes liberados, rapidamente os 20 pilotos seguiram para a pista, trabalhando com os médios e duros. A Pirelli fornece nesta etapa a sua fama intermediária de pneus, formada pelos compostos: C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macios). O traçado foi recapeado por conta dos problemas que surgiram no último ano. O asfalto é bem escuro, colaborando para absorver ainda mais a temperatura.

Pneus escolhidos para o GP de Miami – Foto: Ale Ranieri / BP

George Russell em sua primeira saída dos boxes reclamou dos problemas de direção com o W14. Rapidamente o britânico retornou para o pit-lane para verificações e mudanças da equipe. Neste momento Lewis Hamilton liderava depois de ter anotado 1m34s054. Com menos de dez minutos de atividade, Max Verstappen e Sergio Pérez tinham extravasado os limites de pista – os pilotos da Red Bull usavam os pneus duros.

Nyck de Vries, Charles Leclerc e Max Verstappen cometeram erros pelo traçado. O holandês da AlphaTauri rodou e ficou no sentido contrário da pista, tentando encontrar uma brecha para se reposicionar no traçado. Os pilotos ainda estavam trabalhando no emborrachamento do traçado e na sua limpeza, desta forma era esperado uma evolução gradativa conforme as atividades são realizadas.

Com dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Pérez, Alonso, Sainz, Leclerc, Ocon, Hülkenerg, Tsunoda e Stroll. Entre os dez primeiros colocados, apenas Hamilton, Alonso e Ocon estavam trabalhando com os pneus médios. Na liderança o holandês tinha 1m32s465.

Um trilho de formava com a passagem dos carros, mas quando os competidores precisavam passar um pouco além, a pista não tinha nenhuma aderência.

Com a evolução do traçado, rapidamente Verstappen cravou 1m31s826, enquanto Leclerc saltou para o segundo lugar anotando 1m32s528. O monegasco estava separado por 0s702. A Ferrari está trabalhando com as suas atualizações, para Miami levaram mais um pacote de modificações, realizando uma alteração no assoalho e difusor traseiro.

Após 20 minutos de atividade, apenas Russell não tinha aferido nenhum tempo no traçado. Os competidores ainda estavam investindo em um stint mais longo. Alonso cravou 1m32s542, para saltar para o terceiro lugar, obtendo a marca com os pneus médios.

Se aproximando da conclusão da primeira meia hora de atividade, Stroll, Hülkenberg, Sargeant e Magnussen instalaram os pneus macios. Instantes depois foi a vez do alemão anotar 1m31s392 e assumir a liderança da atividade. Magnussen saltou para a terceira posição estabelecendo 1m31s853 no traçado de Miami. Aos poucos outros competidores estavam se dirigindo para o traçado com pneus macios, porém, a falta de aderência ainda era um problema.

Mesmo cometendo alguns erros, Verstappen anotou 1m31s054. Quando restavam 26 minutos para o encerramento da atividade, Hülkenberg bateu no muro de contenção da curva 3, o piloto perdeu o controle da traseira do carro e com isso danificou a suspensão dianteira do seu carro. O tempo seguia em regressiva quando a bandeira vermelha foi ativada.

Neste momento da atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Hülkenberg, Pérez, Magnussen, Albon, Leclerc, Alonso, Hamilton, Ocon e Piastri.

Os carros retornaram ao traçado quando restavam apenas 18 minutos para o encerramento da primeira sessão do fim de semana. Os pilotos estavam com os pneus macios instalados em seus carros, a única exceção era Hamilton e Russell que trabalhavam com os pneus médios.

Verstappen e Hamilton se encontraram em pista e os pilotos iniciaram a volta quase como se fosse uma corrida. Verstappen por outro lado imprimia um ritmo mais forte, buscando melhorar o seu tempo de volta. O holandês obteve 1m30s549, superando o tempo do piloto da Haas em 0s843. Alonso saltou para a quarta posição depois de ocupar o oitavo lugar ao anotar 1m31s633, o espanhol era acompanhado por Piastri com 1m31s810.

Foi neste instante que Leclerc anotou 1m31s072. Na sequência Alonso melhorou ainda mais a sua marca, estabelecendo 1m31s231, mas a distância do segundo e terceiro colocados ainda era grande quando comparado com o tempo de Verstappen.

Nos últimos oito minutos, Sainz estabeleceu 1m30s993. O ritmo no final da sessão seguia frenético, pois a pista estava melhorando quando mais borracha era depositada pela pista.

Foi apenas próximo ao encerramento do TL1 que Hamilton e Russell seguiram para o traçado com um jogo de pneus macios novos instalados em seus carros. O dono do carro #44 anotou 1m30s337, mas na sequência foi superado pelo companheiro de equipe que anotou 1m30s125, a dupla da Mercedes formou uma dobradinha para terminar a atividade na liderança.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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