A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira (12) que Stefano Domenicali se mantém como CEO e presidente da categoria, após renovação de contrato com a Liberty Media. Com o novo acordo de cinco anos, ele estará à frente da categoria ao menos até 2029.
O italiano construiu uma carreira sólida no automobilismo antes de assumir o cargo de CEO da Fórmula 1 em 2021. Formado em administração pela Universidade de Bolonha, ingressou na Ferrari pouco depois de se formar, onde passou por diversas funções. Em 2008, tornou-se chefe da Ferrari, liderando a equipe ao título de Construtores naquele ano. Deixou o time italiano em 2014 e ingressou na Audi AG como vice-presidente, posteriormente, assumiu a presidência da Lamborghini em 2016, ajudando a expandir a marca no mercado global.
Com uma visão estratégica e experiência em gestão esportiva, Domenicali foi nomeado CEO da Fórmula 1, sucedendo Chase Carey, e desde então trabalha para expandir a categoria.
“Estou honrado em continuar a liderar este esporte incrível, que amo e que faz parte da minha vida desde a infância, e grato à Liberty Media Team pela confiança”, comentou Domenicali.
“Juntos, com todos os stakeholders relevantes da F1, continuaremos a servir o melhor interesse dos nossos fãs, pois eles são o coração de tudo o que fazemos. A paixão, a energia e a adrenalina são o combustível que me impulsiona todos os dias para dar o meu melhor absoluto à Fórmula 1.”
A Fórmula 1 tem apresentado um crescimento incrível ao redor do mundo. A categoria abriu espaço para fãs e tem colhido os frutos com a presença em massa das pessoas nos autódromos e o engajamento nas redes sociais.
“Estamos entusiasmados em renovar Stefano e ansiosos por sua liderança ao lado da talentosa gestão da Fórmula 1 nos próximos anos. Stefano tem sido um excelente administrador do negócio, construindo sobre sua fundação bem-sucedida e acelerando a taxa de crescimento da Fórmula 1 tanto comercialmente quanto no engajamento dos fãs”, disse Derek Chang, presidente e CEO da Liberty Media.
“Sua energia e entusiasmo pelo esporte se traduzem em estratégia e resultados altamente eficazes. Em nome da Liberty, somos gratos por sua parceria e incrivelmente otimistas sobre o sucesso contínuo que a equipe de F1 pode impulsionar para o esporte, nossos fãs, parceiros e acionistas.”
Domenicali tem feito o trabalho de levar a Fórmula 1 para mais países, aproveitando o hype em torno da categoria.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.