O primeiro dia de testes da pré-temporada foi completado pelas equipes no Bahrein. Andrea Kimi Antonelli encerrou a atividade da manhã na liderança, enquanto Lando Norris ficou com a melhor marca da tarde e da sessão, no geral.
Levando em consideração que o primeiro dia foi dedicado principalmente as verificações aerodinâmicas e os testes de diferentes configurações, os pilotos completaram 1326 voltas ao todo. Deste número, 1017 delas foram trabalhadas usando o pneu médio (C3), um dos compostos mais populares entre as escolhas das equipes para os testes de pré-temporada.
Em segundo lugar, 279 voltas foram executadas com o pneu duro (C2) e 30 giros com o pneu mais duro da gama (C1) – este último usado apenas por Lando Norris (McLaren) e Pierre Gasly (Alpine).
A configuração trabalhada nesta atividade, que deu destaque para esses três compostos, será a mesma utilizada na disputa do GP do Bahrein de 2025, por atender melhor as demandas do circuito – como a abrasividade.
Ao longo da sessão, foi possível observar um grid muito equilibrado, mas ainda não é possível afirmar muitas coisas. Lewis Hamilton, Max Verstappen e Lando Norris, demonstraram estar confortáveis com o carro, o que já é um bom passo.
O piloto britânico da McLaren, cravou o tempo de 1m30s430 com os pneus C3, marca que foi obtida depois da paralisação, gerada por um apagão na pista. Até aquele momento, a equipe estava agitada nos boxes, fazendo mudanças no carro de Norris, assim como aconteceu com Oscar Piastri no começo da sessão. Foi apenas quando a pista foi liberada – depois do incidente – que Norris conseguiu rodar para valer e obter quilometragem.
A Mercedes encaixou George Russell no segundo lugar, com a marca de 1m30s587, obtida também com os pneus C3. Max Verstappen foi o terceiro colocado com o tempo de 1m30s674. A diferença era mínima entre os cinco primeiros colocados – que enfrentaram as mesmas condições de pista, por participar da sessão vespertina.
Um dos stints mais longos do dia, ficou por conta de Jack Doohan que fez 24 voltas em um conjunto de pneus C2, o piloto australiano entrou na pista pela manhã. Yuki Tsunoda completou 23 voltas em um jogo de pneus C3, guiando o equipamento da Racing Bulls. Norris, por sua vez, completou 17 voltas no C1.

A FIA precisou estender o primeiro dia de testes em uma hora, para compensar o apagão vivido na pista. O regime de bandeira vermelha durou por cerca de uma hora, inviabilizando a presença dos pilotos em pista. Quando a energia foi reestabelecida, levou-se um tempo para ligar todos os holofotes que iluminam a pista e permitem que o Circuito do Shakir seja usado a noite.
Os novatos chamaram a atenção, por participar da sua primeira sessão de testes oficiais da Fórmula 1, como titulares, os olhos estavam voltados para eles. Como uma parte dos competidores treinou pela manhã e outra a tarde, enfrentaram condições bem diferentes de pista, mas será possível ver mais sobre eles nos próximos dias.
Em termos de equipe, a Haas foi a equipe que mais completou voltas, chegando à marca dos 160 giros, Esteban Ocon e Oliver Bearman figuraram no final da tabela de tempos, mas fizeram um bom trabalho em temos de quilometragem.
A McLaren, completou 118 voltas, resultado de várias trocas de configuração ao longo da sessão. A Aston Martin não conseguiu quebrar a barreira das 100 voltas, ficando boa parte da sessão nos boxes, isso refletiu no número de voltas obtido por Fernando Alonso e Lance Stroll.
Número de voltas completados pelas equipes
- Haas – 160 voltas
- Racing Bulls – 154 voltas
- Mercedes – 148 voltas
- Ferrari – 141 voltas
- Alpine – 140 voltas
- Red Bull – 132 voltas
- Williams – 131 voltas
- McLaren – 118 voltas
- Sauber – 114 voltas
- Aston Martin – 88 voltas
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.