O sábado (14) no Azerbaijão começou bem movimentado, com as equipes se dedicando a utilizar os pneus macios e focar nas voltas de classificação. A sessão foi encerrada com a liderança de George Russell (1m42s514) obtendo esse tempo nos últimos minutos da atividade.
Charles Leclerc passou uma parte da sessão na liderança, o monegasco obteve o tempo de 1m41s527, separado por apenas 0s013 do piloto da Mercedes, mostrando mais uma boa performance da Ferrari neste circuito.
Os pilotos tentaram buscar os melhores tempos ainda nos últimos segundos da sessão, deixando tudo mais dinâmico, após algumas interrupções. Lando Norris foi o terceiro colocado com o tempo de 1m42s737, mostrando uma franca recuperação da McLaren, já que a equipe não estava muito confortável com os resultados da sexta-feira. Oscar Piastri se estabeleceu na quarta posição, com o tempo de 1m42s749.
Max Verstappen completou o top-5, com o holandês registrando 1m42s862. A classificação demonstra que será bem disputada, pois o último treino livre indica uma boa proximidade dos competidores.
Carlos Sainz obteve o sexto lugar, depois de ser atrapalhado por Sergio Pérez e precisar abrir uma nova volta rápida na pista. Sergio Pérez ficou com a sétima posição, seguido pela dupla da Williams, com Alexander Albon em oitavo e Franco Colapinto em nono. Lewis Hamilton fechou a sessão ocupando o décimo lugar.
A Fórmula 1 retorna às 09h (pelo horário de Brasília), para a disputa da classificação.
Saiba como foi o TL3 do GP do Azerbaijão
Nesta manhã em Baku, a temperatura na pista estava na casa dos 32 °C, com 23 °C no ambiente. Ao longo do primeiro dia de avaliações no Azerbaijão, os pilotos mencionaram que a pista estava muito mais suja, quando comparada com o ano passado.
Os competidores sentiram que o asfalto tinha baixa aderência e os carros passaram a escorregar muito mais. Com essa dificuldade de controlar os carros, os pneus também sofriam com o desgaste, além de serem afetados pelas altas temperaturas.
Max Verstappen e Sergio Pérez fizeram boas sessões na sexta-feira e estavam confiantes para obter um bom resultado no Azerbaijão. Os dois pilotos da Red Bull estavam andando mais próximos.
Os primeiros minutos foram muito tranquilos na pista, com os competidores realizando apenas voltas de verificação, sem tempo aferido. A direção de prova indicava que existia uma chuva se aproximando do traçado, antes do início do TL3, uma garoa fina caiu pela pista.
Com 15 minutos de sessão, pintou uma bandeira vermelha. Esteban Ocon ficou parado na pista entre as curvas 17 e 18, com o carro enfrentando mais um problema técnico. O início do fim de emana para a Alpine foi bem desafiador, com o carro tendo vários problemas. A equipe já tinha substituído o motor usado por Ocon, fazendo a instalação de peças antigas para coletar algumas informações na sexta-feira.
A pista foi liberada outra vez quando restavam 36 minutos para o final da sessão. Rapidamente os pilotos começaram a se direcionar para o traçado, buscando registrar as suas primeiras voltas cronometradas. Os pneus macios ganharam uma atenção maior dos competidores, já que está é a última atividade antecede a classificação.
A McLaren avaliou diferentes configurações em seus carros, para ver o que seria melhor para o fim de semana.
Os primeiros tempos começaram a surgir no cronômetro com quase 30 minutos de sessão. Alexander Albon surpreendeu ao anotar 1m44s371, roubando a ponta. Franco Colapinto surgiu na segunda posição com o tempo de 1m45s186, superando Max Verstappen que obteve 1m45s209. Os tempos ainda bem altos, mas os pilotos ainda completariam algumas voltas de classificação no circuito.
A segunda bandeira vermelha do dia foi provocada por Oliver Bearman. O piloto da Haas extravasou os limites de pista na curva 1, quando não conseguiu completá-la e acertou a barreira de contenção da área de escape. A suspensão dianteira ficou danificada, assim como a asa dianteira.
A sessão voltou a ser reestabelecida e rapidamente Norris anotou 1m44s226 para liderar a sessão brevemente, pois os tempos tinham muito potencial para melhorar. Tsunoda surgiu no terceiro lugar com a marca de 1m44s454. Alexander Albon foi o primeiro piloto a atingir a marca e 1m43s623. Os tempos continuaram evoluindo, com Leclerc obtendo 1m43s455 com o carro da Ferrari.
Restando 13 minutos para o final, os dez primeiros eram: Piastri, Pérez, Leclerc, Verstappen, Albon, Sainz, Russell, Norris, Hamilton e Tsunoda. Alguns pilotos já instalavam um novo jogo de pneus macios para dar sequência as voltas rápidas. Piastri cravou 1m42s749.
Apenas Ocon e Bearman não tiveram tempos obtidos no TL3, o restante do grupo conseguiu aproveitar a sessão, mas foi uma atividade marcada também por muitos erros e os pilotos precisando recorrer às áreas de escape para evitar acidentes mais sérios.
Os tempos foram evoluindo com o treino de classificação. Leclerc atingiu o tempo de 1m42s564, superando Piastri em 0s185. Verstappen surgiu o terceiro lugar com 1m42s864. Próximo do encerramento da sessão, Carlos Sainz cometeu um erro em sua volta rápida, pois foi atrapalhado por Sergio Pérez e quase bateu com o piloto da Red Bull. Enquanto Leclerc era o líder da sessão, com Sainz em décimo terceiro.
Restando apenas 2 minutos para o final, George Russell cravou 1m42s514.
Quando o cronômetro zerou, os pilotos que ainda estavam em pista tiveram a chance de treinar a largada.