A Bridgestone Americas e a Penske Entertainment confirmaram a extensão de contrato, o novo acordo de múltiplos anos garante a permanência da Firestone como fornecedora exclusiva de pneus para a Indy. O contrato abrange também o fornecimento de pneus para a Indy NXT e as 500 Milhas de Indianápolis.
A Firestone já é uma grande parceira da categoria, pois acumula 25 temporadas consecutivas como fornecedora exclusiva da Indy, reforça com essa extensão seu compromisso com a inovação no automobilismo.
“Na Bridgestone, o automobilismo é nossa paixão – sempre foi e sempre será. Isso é particularmente verdadeiro para nossa marca Firestone, que faz parte das corridas de classe mundial desde que venceu a primeira Indy 500 em 1911”, disse Paolo Ferrari, presidente executivo e CEO da Bridgestone Americas. “Acreditamos que o automobilismo é o desafio máximo para o desempenho e um campo para avançar em nossas metas em direção à inovação sustentável. Nosso relacionamento com a Indy tem sido uma parte crítica desses esforços, e estamos orgulhosos de continuar avançando juntos.”
A Bridgestone atua na categoria com a marca Firestone, junto com a Indy eles tem trabalhado para tornar as provas mais sustentáveis. Foram incorporados certos materiais feitos de plásticos recicláveis e resíduos de óleo de palma nos pneus da Indy 500 de 2023 e 2024. A empresa também tem trabalhado com borracha natural, derivada de guaiúle durante as últimas duas temporadas – esse material é alternativo à borracha extraída da seringueira. Os pneus de corrida alternativos foram trabalhados para atender as mesmas especificações exigidas dos compostos feitos com a borracha de seringueira tradicional.
Os pneus com o guaiúle na composição, aparece na lateral do pneu e estão sendo trabalhados ao longo das corridas de rua.
“Nosso relacionamento com a equipe da Bridgestone continua a definir um padrão da indústria para sucesso e inovação”, disse Roger Penske, presidente da Penske Corporation. “A Firestone tem sido uma parceira fundamental para o nosso esporte, desde a primeira Indy 500 até agora, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento da Indy e suas corridas altamente competitivas. Estamos extremamente orgulhosos de levar essa parceria de longo prazo adiante para um futuro muito emocionante e produtivo juntos.”
Todos os pneus de corrida Firestone Firehawk são projetados e fabricados no Bridgestone Advanced Tire Production Center (ATPC), em Akron. A instalação, inaugurada em 2022, está localizada em frente ao Bridgestone Americas Technology Center (ATC), permitindo que a equipe de engenharia de pneus de corrida da Firestone colabore diretamente com outros engenheiros. Essa proximidade facilita a transferência de inovações do automobilismo para outros projetos da empresa.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.